Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»Preocupações dos latino-americanos vão de renda a Trump
    Notícias

    Preocupações dos latino-americanos vão de renda a Trump

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia12 de maio de 2025Nenhum comentário4 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    casal-jovem-sentado-no-sofa-preocupado-com-contas-a-pagar-shutterstock
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    Emprego, saúde, segurança e meio ambiente seguem entre as principais preocupações dos latino-americanos. No entanto, um novo fator começa a ganhar destaque: o impacto do segundo mandato de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. É o que aponta o estudo Pressure Groups Latam, realizado pela Worldpanel.

    O estudo mapeia três grandes blocos de preocupação entre os latino-americanos: questões financeiras (como emprego e renda), sociais (ligadas a saúde e qualidade de vida) e ambientais. Neste último, o Peru lidera, com 14% da população apontando os desastres ambientais como fonte de angústia, seguido por Brasil (12%) e Argentina (11%).

    De forma geral, os temas mais recorrentes entre os entrevistados são manter o emprego, garantir a saúde e o bem-estar da família e lidar com a insegurança. Esta última aparece com mais força no Equador, onde 43% da população a considera sua maior preocupação. Desde 2021, o país enfrenta crise social e econômica.

    Questões geopolíticas

    Quanto às tensões geopolíticas, o México lidera o índice com 12% da população preocupada com a reeleição de Trump. A principal razão é econômica: o país é o segundo maior receptor de remessas no mundo.

    Em 2023, mexicanos que vivem nos Estados Unidos enviaram US$ 63,3 bilhões para suas famílias – valor que representa cerca de 4,5% do PIB nacional. As políticas de imigração representam apreensão dessas remessas diminuírem e afetarem a economia.

    Na sequência, vem a América Central, com 9% de preocupação. Ao analisar os países desse bloco individualmente, é possível notar que o Panamá puxa a alta, com 14% – índice inclusive superior ao do México. Isso se deve à influência dos Estados Unidos no Canal do Panamá, rota estratégica entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

    Perfil financeiro

    Para entender como os latino-americanos lidam com a realidade econômica e tomam decisões no dia a dia, o Pressure Groups Latam classifica os consumidores em três perfis financeiros.

    Os Comfortable estão tranquilos com as contas e dizem conseguir comprar tudo ou quase tudo o que querem. Os Managing precisam controlar os gastos, mas sem grandes apertos. Os Struggling, por sua vez, vivem no limite – o salário mal dá para o essencial e muitos não chegam ao fim do mês com dinheiro.

    Em 2025, houve leve avanço entre os Comfortable, que agora representam 27% da população latino-americana (ante 25% no ano anterior). Já os Struggling caíram de 29% para 27%. Os Managing continuam sendo o grupo majoritário, com 46%.

    Ao olhar a América Latina como um todo, é possível notar os dois extremos equilibrados, mas essa não é a realidade quando se analisa cada país.

    No México, Chile e Brasil, os Comfortable superam os Struggling. O México teve o maior avanço (de 25% em 2024 para 32% em 2025), seguido pelo Chile (de 33% para 36%). Já o Brasil se manteve estável (de 29% para 30%).

    Na Argentina, na América Central e no Peru, por sua vez, há crescimento entre os Comfortable, mas os Struggling ainda são maioria. Já Bolívia, Colômbia e Equador registram aumento no grupo mais vulnerável. Na Colômbia, por exemplo, o percentual de Struggling subiu de 28% para 34%.

    “A situação financeira influencia a forma como os latino-americanos compram. Embora a região dê sinais de recuperação, com melhora no bem-estar financeiro de parte da população, nos países com maior pressão econômica – Bolívia, Colômbia e Equador –, predomina a estratégia de contenção. Já em mercados com maior conforto financeiro – México, Chile e Brasil –, é mais comum encontrar pessoas ativas, que buscam promoções e oportunidades. Entender essas nuances é essencial para a indústria de bens de consumo se conectar de forma efetiva com os consumidores da América Latina”, afirma Kesley Gomes, PanelVoice Director da Worldpanel.

    A terceira edição do Pressure Groups Latam ouviu quase 15 mil pessoas em oito mercados – América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá e República Dominicana), Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.

    Fonte: Kantar 

    Foto: Shutterstock

    Leia também

    O encantamento do consumidor 5.0 nas farmácias: estratégias para conquistar e fidelizar o cliente

    comportamento do consumidor consumidor latino-americano trump
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Ultra Popular revitaliza loja em Parintins (AM)

    20 de junho de 2025

    Drogasmil e Farmalife estão com 35 vagas abertas no RJ

    20 de junho de 2025

    Drogarias Tamoio abre 15 vagas para atendente de loja

    20 de junho de 2025

    Disfunções da tireoide: até 20% das mulheres podem ter hipotireoidismo

    20 de junho de 2025

    Medicamento experimental em dose única reduz colesterol em até 69%

    20 de junho de 2025

    Brasil quer se tornar polo de vacinas com RNA mensageiro

    20 de junho de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Digital, Humana e Personalizada

    Digital, Humana e Personalizada

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Saude Bucal: Quando a gengiva fala

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Mal-estar a bordo

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Panvel: Superando desafios

    9 de junho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Ultra Popular revitaliza loja em Parintins (AM)

    20 de junho de 2025

    Drogasmil e Farmalife estão com 35 vagas abertas no RJ

    20 de junho de 2025

    Drogarias Tamoio abre 15 vagas para atendente de loja

    20 de junho de 2025

    Disfunções da tireoide: até 20% das mulheres podem ter hipotireoidismo

    20 de junho de 2025

    Medicamento experimental em dose única reduz colesterol em até 69%

    20 de junho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.