Primeiro aplicativo gratuito de exercícios físicos destinado a pessoas com hemofilia é lançado no Brasil

No mês Hemofilia, abril, a Novo Nordisk lança a versão em português do primeiro aplicativo de exercícios físicos para esta condição

Pensando em como instruir da melhor forma as pessoas com hemofilia, a Novo Nordisk lança, no Brasil, o primeiro aplicativo de exercícios físicos feitos sob medida para pessoas com hemofilia.
A tecnologia foi desenvolvido por fisioterapeutas e médicos especializados, o HaemActive.
O Brasil possui a 4ª maior população mundial de hemofilia, com cerca de 12.900 portadores, sendo 36,1% pacientes com a forma mais grave, de acordo com dados da World Federation of Haemophilia (Federação Mundial de Hemofilia).

A doença é um distúrbio genético e hereditário, em que o sangue não coagula normalmente, ocasionando sangramentos (externos – quando ocorrem cortes na pele – e internos – quando acontecem dentro das articulações, dos músculos ou em outras partes internas do corpo).

Então, a reposição profilática do fator de coagulação constitui a medida preventiva mais eficiente contra os sangramentos articulares.

Contudo, com o tratamento adequado, os pacientes podem fazer diversas atividades, como natação e corrida.

De acordo com a Associação Brasileira de Pessoas com Deficiência (ABPD), a prática dos exercícios físicos é recomendada e até estimulada, de acordo com cada caso, para todas as idades desde que o paciente tenha acompanhamento e esteja em dia com seu tratamento.

HaemActive

A tecnologia possibilita que os treinos sejam feitos em qualquer horário e local, sem que a pessoa precise ir a uma academia.

O que garante, assim, que os treinos não sejam interrompidos caso esta esteja fechada por motivos de força maior, como a pandemia da Covid-19.

O aplicativo, totalmente gratuito, permite acessar 20 exercícios para crianças e adultos para fortalecer e alongar os músculos e melhorar o equilíbrio.
Além de também usá-lo como o planejador de treinos para montar sua própria rotina de exercícios pessoais e gravar seus próprios vídeos de prática.
Pessoas com hemofilia têm necessidades específicas de exercícios e precisam fortalecer seus músculos e articulações de uma forma direcionada, para diminuir o risco de danos nas articulações e reduzir o risco de sangramento“, informa a gerente médica de distúrbios hemorrágicos raros da Novo Nordisk, Caroline Tamaki, sobre a importância do exercício físico para esse público.
O aplicativo faz parte da iniciativa Mudando a Hemofilia, que pretende abordar as necessidades não atendidas da hemofilia, com foco no bem-estar das pessoas que vivem com esta condição.
O HaemActive está disponível para Android e iOS e o download pode ser feito nesse link.
Foto: Shutterstock
Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário