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Produtos veganos: saiba o que são e como identificá-los nos cosméticos

A disposição do consumidor em usar esse tipo de produto tem crescido exponencialmente, fazendo com que as farmácias precisem se preparar para este novo mercado

O conceito do veganismo, que teve início na dieta alimentar e vestuário, rapidamente foi se envolvendo em diversas áreas e produtos do dia a dia, como cosméticos e entretenimento. 

Os cosméticos veganos são aqueles que não possuem nenhum componente derivado de animais na formulação, como, por exemplo, cera de abelhas, mel ou lanolina (óleo extraído da pelagem da ovelha). Além disso, para serem veganos, os produtos não podem ser testados em animais. 

Entenda melhor sobre o que é o veganismo, bem como qual a importância da causa e como identificar cosméticos sem componentes animais. 

O que é o veganismo?

Veganismo é a filosofia da defesa incondicional dos animais. Portanto, a maior preocupação de um vegano é a proteção de seus direitos, para que não sofram pelas mãos do homem. 

Já segundo definição da Vegan Society, o veganismo é um modo de viver que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais – seja na alimentação, no vestuário ou em outras esferas do consumo.

De acordo com a Associação Brasileira de Veganismo, na dieta, ser vegano significa a prática de dispensar todos os produtos derivados de animais:

  • Não comer carne e nenhum produto de origem animal, como peixes, mariscos, ovos, leite e laticínios. 
  • Não vestir roupas ou sapatos feitos de partes dos corpos de animais: couro, seda, lã, entre outros. 
  • Evitar o consumo de cosméticos e medicamentos testados em animais ou que contenham componentes animais na formulação como sabonetes feitos de glicerina animal, maquiagem contendo cera de abelha e xampu com tutano de boi.
  • Não apoiar diversões contendo exploração animal, como rodeio, circo com animais, rinhas, entre outros.

Profissionalmente, significa não trabalhar com exploração animal (vivo ou morto), como venda de animais em pet shop, lojas de aquário ou gaiolas para passarinhos, venda de qualquer produto que contenha derivado animal (p.ex. bolsas e sapatos de couro), restaurante que utilize animais ou seus resíduos corporais como comida, entre outras atividades.

Assim, esse conceito, que teve início na dieta alimentar e vestuário, rapidamente foi se envolvendo em diversas áreas e produtos do dia a dia, como cosméticos e entretenimento. 

veganismo

O que é um cosmético vegano?

O conceito do veganismo se envolve em diversas áreas e produtos do dia a dia, como cosméticos e peças de vestuário, conforme explica o CEO e responsável técnico pelos produtos da Pandora Personal Care, Farid Ismail. 

“Os cosméticos veganos são aqueles que não possuem nenhum componente derivado de animais na formulação, como, por exemplo, cera de abelhas, mel ou lanolina (óleo extraído da pelagem da ovelha). Além disso, para serem veganos, devem ser impreterivelmente ‘Cruelty Free’, ou seja, não podem jamais ser testados em animais”, esclarece Ismail.

Como identificar uma fórmula vegana?

Como vimos, um produto vegano é aquele que não possui ingredientes de origem animal na sua formulação.

Por que optar por produtos veganos?

Optar hoje por um produto vegano é pensar, principalmente, no bem-estar e na preocupação com os animais. Isso porque, muitas vezes, há sofrimento dos mesmos para extração das materiais primas.

Existem opções de cosméticos veganos para bebês?

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Sim! A nova linha Turma da Mônica Baby desenvolvida pela Pandora Personal Care, por exemplo, foi cuidadosamente elaborada para chegar nas composições mais adequadas para os bebês de até três anos de idade. 

“As formulações são ricas em insumos vegetais, como óleos e extratos, além de matérias-primas de extrema delicadeza, qualidade e segurança para tornar o produto ideal para a pele tão sensível, delicada e sem proteção dos bebês, proporcionando cuidado e suavidade tanto para a pele como para os cabelos, pois quanto mais naturais, menos agressivas são as formulações”, diz Ismail. 

A linha conta com 24 SKUs, com produtos premium, em embalagens exclusivas e que já apresentam no design os traços atuais dos personagens que encantam pais e filhos em todo o Brasil: Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e Milena.

Confira:  

  • Xampus e condicionadores

A Pandora Personal Care fabrica 4 versões de cada produto, todas em embalagens de 200 mL: Suave para Cabelinhos Delicados; Camomila para Cabelinhos Claros; Shampoo para Cabelinhos Crespos sem Embaraço; e Shampoo para Cachinhos mais Definidos.

  • Sabonetes líquidos  

Eles podem ser utilizados da cabeça aos pés e são vendidos nas opções Glicerinado com Extrato de Aloe Vera (200 mL) e Pérolas Cremosas com Extrato de Frutas Vermelhas (200 mL).

  • Talcos

Bons Tempos da Lavanda e Cheirinho do Meu Bebê são as duas versões de talco vegetal Turma da Mônica Baby, ambas disponíveis em frascos de 200g.

  • Hidratantes

Mamães e papais poderão escolher entre as loções com hidratação Intensa ou Levinha, ambas com 200 mL.

  • Sabonetes vegetais

As barras de 80g Turma da Mônica Baby são comercializadas pela Pandora Personal Care nas versões: Glicerina Vegetal Hidratante, Óleo Essencial de Lavanda, Extrato de Amêndoas e Extrato de Camomila.

  • Creme preventivo de assaduras

Indispensável nos cuidados durante a primeira infância, o produto pode está disponível em embalagens de 30g ou 90g, sempre com duas opções: Transparente ou com Óxido de Zinco.

  • Águas de colônia

Em frascos de 100 mL são produzidas nas fragrâncias Bons Tempos da Lavanda e Cheirinho do Meu Bebê.  

Qual o potencial e como explorar os produtos veganos na farmácia?

A disposição do consumidor em usar esse tipo de produto tem crescido exponencialmente. “De acordo com uma pesquisa realizada pela BHB Foods e Suplementos em parceria com a Decode, o interesse dos brasileiros pelo veganismo cresceu 941% nos últimos 8 anos”, ressalta a diretora de Marketing da Pandora Personal Care, Ligia Sposito, salientando que as novas gerações se preocupam cada dia mais com o consumo consciente e o bem-estar animal e, desta forma, quando têm filhos, procuram por produtos com este conceito. 

Portanto, para as farmácias, eles podem representar uma grande oportunidade. “O varejo farmacêutico é conhecido pela credibilidade dos itens que oferece ao consumidor. Desta forma, produtos inovadores em formulações e tendências que agreguem valor na hora da compra cada vez mais serão aceitos por esse público”, diz Ligia. 

Assim, é importante que o canal elabore uma estratégia de vendas eficaz para esses produtos. “Eles devem estar sempre agrupados nas gôndolas para facilitar a compra, comunicando com uma linguagem clara seus diferenciais, tanto no corredor de produtos infantis, quanto próximo aos naturais e veganos, caso a loja já tenha esta segmentação”, finaliza Ligia.

Conclusão

Veganismo é a filosofia da defesa incondicional dos animais. Portanto, a maior preocupação de um vegano é a proteção de seus direitos, para que não sofram pelas mãos do homem. 

Já segundo definição da Vegan Society, o veganismo é um modo de viver que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais – seja na alimentação, no vestuário, nos cosméticos ou em outras esferas do consumo.

Um exemplo de cosmético vegano é a nova linha Turma da Mônica Baby desenvolvida pela Pandora Personal Care, que foi cuidadosamente elaborada para chegar nas composições mais adequadas para os bebês de até três anos de idade, com formulações ricas em insumos vegetais, como óleos e extratos, além de matérias-primas de extrema delicadeza, qualidade e segurança para tornar o produto ideal para a pele tão sensível, delicada e sem proteção dos bebês, proporcionando cuidado e suavidade tanto para a pele como para os cabelos, pois quanto mais naturais, menos agressivas são as formulações.

A linha conta com xampu, condicionador, sabonete líquido, hidratante, talco, sabonete vegetal em barra, bem como creme preventivo de assadura e água de colônia. 

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Pandora Personal Care

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