Própolis EPP-AF® pode ser aliada no tratamento da Covid-19

Estudo clínico em andamento tem o intuito de demonstrar os efeitos positivos do uso do extrato de própolis EPP-AF® no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus

O estudo está sendo desenvolvido pelo médico nefrologista Dr. Marcelo Augusto Duarte Silveira em parceria com a Dra. Andresa Berretta, farmacêutica responsável e gerente do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Apis Flora – Ribeirão Preto. Ele foi enviado para análise e, no final de maio, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) autorizou o início da fase clínica, que é conduzida pelo Dr. Marcelo e equipe, no Hospital São Rafael, Instituto D’Or em Salvador (BA). 

O objetivo do estudo é avaliar a eficácia do uso do extrato de própolis EPP-AF® no tratamento da COVID-19, através do produto Propomax® da Apis Flora. Trata-se de um projeto piloto, onde serão avaliados 120 pacientes internados e que foram testados positivos para a COVID-19. A previsão é que os dados sejam apurados até o final de julho. 

O novo coronavírus (SARS-CoV-2) tem sido assunto diário nos noticiários de todo o mundo, desde sua primeira aparição, em dezembro do ano passado, na cidade de Wuhan, na China. Por se tratar de uma nova cepa do vírus, ainda não existe um tratamento específico, mas estudos preliminares realizados pelo grupo de pesquisa indicam que o extrato de própolis EPP-AF® possa apresentar bons resultados. 

A própolis já é utilizada há milhares de anos por diversas culturas para propósitos medicinais. Nos últimos anos, estudos científicos – muitos deles realizados pela Apis Flora em parceria com diversas universidades brasileiras, como USP, UNESP e UNICAMP – demonstraram que a própolis EPP-AF®, uma composição específica e padronizada, possui propriedades anti- inflamatória e imunomoduladora, que são muito relevantes no contexto da COVID-19. O EPP- AF® foi caracterizado e avaliado para várias aplicações terapêuticas previamente com apoio do Programa PIPE-FAPESP, CNPq e FINEP. 

Própolis no combate a Covid-19

Além disso, a possibilidade de a própolis reduzir a invasão do SARS-CoV-2 nas células do hospedeiro através de uma interação com a acetilcolinesterase-2 (ACE-2 ou ECA-2)4 e o TMPRSS2, principais vias utilizadas pelo vírus para infectar as células do indivíduo, serviu como motivação para a realização desse estudo clínico, além de sua atividade antiviral previamente demonstrada. 

Pesquisas anteriores realizadas pelo Dr. Marcelo Silveira e Dr. Eduardo Coelho já haviam demonstrado a segurança da utilização de altas doses por longos períodos do extrato de própolis EPP-AF®, bem como a ausência de interação medicamentosa, conforme protocolos da OMS; assim, dando suporte para que a equipe de pesquisadores pudesse propor a utilização da mesma no tratamento de pacientes acometidos pela COVID-19 com grande segurança. 

Estudos demonstraram que a COVID-19, assim como outras importantes doenças, atua pela via inflamatória PAK, que é responsável por causar uma ‘tempestade’ de citocinas inflamatórias e em última instância, a fibrose pulmonar. Contudo, não obstante, essa via aniquila o sistema imunológico responsável pelas defesas frente a entrada do vírus. 

Benefícios

Uma outra pesquisa realizada apontou a própolis como um importante bloqueador da PAK, o que inibiria a resposta inflamatória intensa e danosa, a fibrose pulmonar (responsável por grande parte dos óbitos) e, assim, simultaneamente, reativaria a resposta imunológica dos indivíduos. Além disso, vários estudos “in silico10 demonstraram potencial de vários compostos presentes na própolis interagirem também com os receptores da superfície do vírus. 

“Estamos bastante confiantes nos resultados que podem vir e, também, na perspectiva que pode se abrir. Primeiramente que os estudos com própolis vem aumentando ao longo do tempo, e já conseguimos ter uma maior clareza com relação à segurança da medicação e isso é algo que é importante, porque estamos falando de uma medicação que é barata, segura e que as pessoas tem uma boa tolerância – crianças a partir de 2 anos até idoso maior de 90 anos podem tomar –, então isso abre um leque de possibilidades para conseguirmos reduzir esse impacto de inflamação que o vírus (SARS-CoV-2) provoca no organismo”, Dr. Marcelo Silveira, médico nefrologista condutor do estudo em parceria com a Apis Flora. 

Foto: Shutterstock

Fonte: Apis Flora 

 

 

14 Comentários

  1. Aparecida Donizete de Souza em

    Tenho 64 anos de idade e faço uso, (desde de minha adolescência) do composto, principalmente nesse período do inverno. Ele é útil para tudo…feridas, inchaço, coceiras, etc. Já tratei até meu animal de estimação (gato) com o própolis. Espero que o estudo científico possa comprovar a eficácia, porém, indiferente disso continuarei a fazer o uso. Sucesso nas pesquisas!

  2. Regiane da silva gamero em

    Gostaria de saber , qual a dosage indicada , para o uso preventivo de doença inflamatória .
    De qual maneira devo tomar ?

      • Boa noite , então, preciso saber, se possível, qual seria a dosage indicada , para o uso preventivo de doença inflamatória .

        Como tomar de maneira correta e se tem contra indicação?

        Desde já, agradeço.
        Márcio Anjos RJ.

    • Eu tomo 12 gotas em menos da metade de um copo de agua ….quando vc começa a sentir sintomas de gripe no outro dia ja esta sem nada. Muito bom mesmo

    • 30 gotas ao dias, dividas em 15 gotas pela manhã e 15 gotas à noite, é suficiente para proteger o seu corpo; lembrando que deve comprar o extrato de própolis mínimo de 30% de própolis; se for grávidas, lactantes e crianças, podem tomar o própolis na composição aguosa, sem álcool.

    • 30 gotas ao dia em 50 ml (cerca de dois dedos) de água; podendo tomar 15 gotas pela manhã e 15 gotas a noite. Se desejar, pode também tomar 30 gotas em jejum com um suco de um limão espremido. Se puder, rale a casca do limão e como com yogurte, sucos, saladas ou do jeito que desejar. Não existe vírus que aguente esse coquetel… Lembre-se somente de lavar bem o limão por causa do agrotóxico… Saúde…

  3. Alberto Valente em

    Oi faço uso diário do extrato de própolis 40 % , a pelo menos uns 30 anos, desde então não tenho mais febres gerado pelas gripes e inflamação na garganta, no máximo que as vezes tenho é uma leve coriza. faço uso do extrato tambem para afitas, espinhas e cortes é um excelente cicatrizante . Independente do resultado da pesquisa vou continuar o uso.
    Sucesso na pesquisa.

  4. Marcos Antonio Bartolo em

    Apresentei IgM e IgG, em um teste de Covid a uns 20 dias, passei a um isolamento mais intenso, mas venho tomando extrato de própolis, desde o inicio da pandemia no Brasil, no inicio meia vareta de contagotas até acabar um frasco, ai o seguinte passei a tomar 6 gotas 3 vezes ao dia, e passei por este período de isolamento, sem dores severas, sem febre, sintomas bem leves, só descobri que tinha covid porque fui fazer o teste. Fiz um novo teste a 5 dias e tinha dado mais IgG e menos IgM, estou bem sem sintomas de nada.

  5. Uma gota por kg, ex: 65 kg você deve tomar 65 gotas por dia….
    Ingerir com café, suco, água…
    Não fazer a ingestão da própolis com leite, pois o leite quebra o efeito da mesma.

  6. Eu tomo 20 gotas do própolis verde orgânico da Apis Flora com um limão siciliano espremido de manhã em jejum, junto com um pouco de cúrcuma e uma pitada de pimenta do reino 30 minutos antes do café da manhã.

Deixe um comentário