Quais os cuidados necessários com próteses dentárias?

A prótese dentária é uma estrutura utilizada para reparar parcialmente ou totalmente o dente. Mas para que tenha a aparência e experiência desejadas, alguns cuidados são necessários

Os problemas com os dentes podem acontecer, mas, hoje, o mercado e os odontologistas oferecem soluções para os mais diversos quadros. Em alguns casos, as próteses dentárias, por exemplo, podem ser ótimas recomendações, podendo ajudar não só na mastigação, como também na autoestima.

A prótese dentária é uma estrutura utilizada para reparar, parcialmente ou totalmente o dente, bem como substituir um ou mais dentes e outras estruturas, como gengiva e ossos, assim, promovendo a restauração do sorriso, além de melhorar a mastigação, a fala e a autoestima.1,2

As próteses podem ser de diferentes tipos e classificações, e precisam de cuidados específicos, como veremos a seguir.

Tipos de prótese dentária¹

As próteses dentárias podem ser classificadas em parciais, quando apenas alguns dentes são substituídos, ou totais, que são usadas em casos de reposição de todos os dentes naturais que foram perdidos, sendo esse último tipo conhecido popularmente como dentadura.

Além disso, as próteses dentárias também podem ser removíveis, quando a pessoa pode retirar a prótese; ou fixas, quando a prótese é fixada na mandíbula ou os dentes faltantes são aparafusados.

Contudo, independentemente do tipo de prótese, ele deve ser indicado pelo dentista, após avaliações que levam em conta os dentes comprometidos ou saltantes, bem como a saúde da gengiva e dos ossos.

Agora, conheça os diferentes tipos de prótese dentária, que podem ter diferentes nomes, mas são geralmente classificadas, como:

Prótese removível1,2

Esse tipo de prótese pode ser parcial ou total, sendo um tipo de prótese feita de metal, silicone ou acrílico, onde a pessoa pode remover e colocar na boca quando quiser, sem ajuda de um profissional dentista.

Esse tipo de prótese é indicado para substituir a ausência de apenas alguns dentes, assim, ajudando a recuperar a mastigação, a autoestima e evitar danos aos outros dentes.

Já a prótese total removível, é indicada em casos de perda total dos dentes naturais da parte superior ou inferior da boca. Porém, é importante destacar que esse tipo de prótese pode, inicialmente, causar náuseas e aumento da produção de saliva, mas esses sintomas tendem a melhorar após alguns dias de uso.

Prótese fixa1,2

Indicada quando existe a necessidade de preencher espaços por causa da ausência de um ou mais dentes.

Pode ser feita com metal, resina, ou porcelana, e podem ser colocadas sobre os dentes naturais e até sobre implantes, dependendo da situação particular de cada paciente.

Os principais tipos de próteses fixas são:

  • Faceta ou lentes de contato dentárias: tipo de prótese indicada para dentes com desgaste somente na parte da frente.
  • Coroa e Pivot: usadas para restaurar parte do dente.
  • Ponte: são coroas unidas que são fixadas em dentes naturais, servindo de apoio para preencher a ausência de um ou mais dentes.

Entretanto, é importante relembrar que o tipo de prótese deve ser sempre indicado por um dentista, após uma avaliação completa da boca do paciente.

Implante dentário1,2

Indicados para substituir um ou mais dentes, além de suas raízes, consiste na fixação de um pino no maxilar para substituir a estrutura óssea ou a raiz do dente, servindo de suporte para a colocação de próteses parciais ou totais fixas.

A realização desse tipo de procedimento se dá nos casos em que a prótese parcial não atende a necessidade do paciente. Assim, o dentista fixa uma peça feita de titânio no maxilar, logo abaixo da gengiva. Então, ela servirá de suporte para que seja colocado o dente.

Prótese parcial1,2

Feitas de estrutura metálica, podendo ser fixas ou removíveis, as próteses parciais são indicadas com o objetivo de substituir a falta de somente alguns dentes.

A indicação da removível é para substituir a ausência de apenas alguns dentes, enquanto a da parcial fixa é para restaurar parcialmente ou totalmente um ou mais dentes enfraquecidos ou que sofrerem fratura, ou substituir a perda de um ou mais dentes.

Porém, no geral, este tipo de prótese é recomendado quando não é possível realizar um implante dentário, principalmente, em casos em que a gengiva não oferece condições para isso.

Prótese total1,2

Também conhecida como dentadura, é um tipo de prótese removível indicada quando existe a perda total dos dentes. Entretanto, essa prótese tem pouca estabilidade e é pouco confortável durante a mastigação, o que pode atrapalhar a adaptação a este tipo de prótese. Feita de acrílico, a principal vantagem desta prótese é que o sorriso fica mais harmônico e próximo ao natural.

Sua indicação costuma ser para repor a perda total dos dentes da parte superior ou inferior da mandíbula, ajudando a recuperar a fala, a mastigação e a autoestima.

Comumente, a prótese total é recomendada para pessoas na terceira idade, que muitas vezes não possuem mais ossos saudáveis para realizar implante, além de outras pessoas que perderam os dentes devido a acidentes ou enfermidades, por exemplo. O uso desta prótese também é recomendado quando a fala e a mastigação são afetadas pela falta dos dentes.

próteses-dentárias-encaixe

Quando é necessário usar prótese dentária?¹

Devem ser usadas quando o paciente tem um ou mais dentes faltantes na boca, com o principal objetivo de substituir todos os elementos dentários faltantes. As próteses podem ser fixas ou móveis, contudo, somente um dentista ou cirurgião-dentista podem avaliar a situação individual da saúde bucal e necessidades de cada paciente, indicando o tipo mais recomendado.

Como cuidar das próteses dentárias4,5

Próteses fixas

A higienização bucal deve ser realizada normalmente, com o uso de fio dental, porém, recomenda-se evitar morder alimentos ou objetos muito duros.

Próteses removíveis

A orientação é a de retirar a prótese após cada refeição, para lavar com água corrente. Em seguida, deve-se escovar a prótese com escova e pasta de dentes, enxaguando em seguida. Além disso, deve-se realizar a higienização bucal normalmente, com o uso de pasta de dente e fio dental.

Prótese total

Para melhorar a estabilidade deste tipo de prótese, o dentista pode recomendar o uso de cremes ou fitas de adesão, que melhoram a fixação da prótese na gengiva. É fundamental retirar a prótese após todas as refeições, lavando com água corrente, escova e pasta de dente, conforme explicado na prótese removível.

Prótese parcial

Neste caso, a orientação é, após cada refeição, lavar bem a prótese com água corrente, escova e pasta de dentes. Também deve-se realizar a higienização bucal normalmente, com o uso de pasta de dente e fio dental.

Além disso, durante o uso da prótese parcial, recomenda-se ir a uma consulta com o dentista a cada seis meses, para realizar a manutenção da saúde bucal e avaliação geral do implante.

Implante dentário

Nestes casos, a recomendação é parar de fumar e mastigar alimentos ou objetos muito duros, para o implante não manchar ou quebrar. Além disso, escovar bem os dentes e usar fio dental após todas as refeições do dia.

Outro ponto importante é que, ao usar enxaguante bucal, deve-se optar pelos tipos sem álcool. A visita ao dentista também deve ocorrer a cada seis meses.

Porém, independentemente do tipo de prótese dentária que estiver usando, algumas dicas gerais devem ser seguidas, como¹:

próteses-dentárias

  • Evitar deixar a prótese cair.
  • No caso das próteses removíveis, na hora de dormir, colocá-la em um copo com uma solução própria para próteses, para, assim, evitar ressecamento.
  • Evitar mastigar alimentos muito duros ou crocantes.
  • Evitar escovar com cremes dentais que apresentam alto índice de abrasividade.
  • Usar protetor bucal na hora de praticar atividades físicas.
  • Evitar alimentos com alto nível de acidez e com corantes.
  • Fazer a correta higienização da sua prótese depois das principais refeições do dia, utilizando escova e pasta de dentes adequadas, além de fio dental.
  • Evitar usar enxaguantes bucais com álcool em sua composição.
  • Visitar o dentista a cada seis meses ou um ano.
  • No caso das dentaduras, usar cremes fixadores, como o DentalFix, da farmacêutica Kley Hertz, que possui uma fórmula adesiva que dura por até 12 horas. Estudos comprovam que o produto é fácil de limpar e remover, ajudando a conservar a prótese.³

Quais os diferenciais e quando usar o DentalFix?³

Dentalfix é um creme fixador para dentaduras que possui uma fórmula ultra adesiva com duração de até 12 horas. Dentalfix sela a prótese e ajuda no bloqueio da entrada de partículas de comida em regiões de difícil higienização, principalmente entre a gengiva e a prótese.

Quando utilizado pela primeira vez, aplicar uma pequena quantidade, colocando mais se necessário. O excesso leva ao transbordamento. Podem ser necessárias algumas tentativas para ajustar a quantidade adequada de adesivo para sua prótese. Aplicar uma vez ao dia para adesão segura.

O produto também pode ser utilizado por diabéticos e está disponível nas apresentações de 20g, 40g e 68g.

Qual a composição de DentalFix?³

Dentalfix creme: petrolato branco, petrolato líquido, ácido 2-butenodióico (2Z) – polímero de metoxieteno, sais de sódio e de cálcio, camelose sódica, propilparabeno.

Dentalfix Creme sabor Menta:petrolato branco, petrolato líquido, ácido 2-butenodióico (2Z) – polímero de metoxieteno, sais de sódio e de cálcio, carmelose sódica, propilparabeno e aroma de menta idêntico ao natural de hortelã.

Conclusão

próteses-dentárias-dentista

Como vimos, as próteses dentárias são estruturas utilizadas com o objetivo de reparar parcialmente ou totalmente o dente, bem como substituir um ou mais dentes e outras estruturas, como gengiva e ossos.

As próteses podem ser de diferentes tipos, como: implante dentário, fixa, removível, parcial ou total, porém, todas exigem cuidados específicos para manutenção do dispositivo e da saúde bucal.¹

Entretanto, no geral, as recomendações de cuidado, são: evitar deixar a prótese cair, não mastigar alimentos muito duros, fazer a correta higienização da sua prótese depois das principais refeições do dia, utilizando escova e pasta de dentes adequadas, bem como de fio dental; e no caso das dentaduras, usar cremes fixadores, como o DentalFix, da farmacêutica Kley Hertz, que possui uma fórmula adesiva que dura por até 12 horas. Dentalfix sela a prótese e ajuda no bloqueio da entrada de partículas de comida em regiões de difícil higienização, principalmente entre a gengiva e a prótese. Além disso, o produto pode ser utilizado por diabéticos e está disponível nas apresentações de 20g, 40g e 68g.1,2,3,4,5

Referências

  1. Texto “Tudo o que você precisa saber sobre prótese dentária”. Disponível em: https://sngodontologia.com.br/tudo-sobre-protese-dentaria/. Acesso em 10/05/2022.
  2. Texto “Conheça todos os tipos de próteses dentárias”. Disponível em: https://www.drdentista.com.br/blog/conheca-todos-os-tipos-de-proteses-dentarias/ . Acesso em: 10/05/2022.
  3. DentalFix, Kley Hertz. Disponível em: https://www.kleyhertz.com.br/en/produto/dentalfix/ . Acesso em: 10/05/2022.
  4. “Próteses dentárias: tipos e higienização adequada”. Disponível em: https://saude.mpu.mp.br/noticias/proteses-dentarias-tipos-e-higienizacao-adequada . Acesso em: 10/05/2022.
  5. “Cuidados com as próteses dentárias”. Disponível em: https://hospitaldaface.com.br/cuidados-com-proteses-dentarias/ . Acesso em 10/05/2022.

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Shutterstock

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

Deixe um comentário