Qual o melhor remédio para a enxaqueca?

A enxaqueca, que não passa com analgésicos, se configura pela dor que pode durar de quatro a 72 horas, quase sempre unilateral, na fronte e na têmpora

Dos 150 tipos de dor de cabeça, nenhuma é mais terrível do que a enxaqueca. Não basta um analgésico ou apagar as luzes do ambiente para aplacá-la. Ela se configura pela dor que pode durar de quatro a 72 horas, quase sempre unilateral, na fronte e na têmpora. Hoje, em todo o mundo, pelo menos 300 milhões de pessoas sofrem de enxaqueca. No Brasil, são 30 milhões.

A doença é incurável e atrapalha (e muito) a vida da pessoa. Para se ter uma ideia, sete em cada dez pessoas que sentem esse tipo de dor relatam algum efeito negativo no relacionamento amoroso – discussões, falta de interesse sexual. Além disso, o mesmo ocorre no trabalho. Para se ter uma ideia, os custos da perda de produtividade de funcionários com enxaqueca na Europa é de 27 bilhões de euros ao ano. Nos Estados Unidos, são 17 bilhões de dólares. Desse modo, a Organização das Nações Unidas (ONU) classificou a doença entre as cinco mais incapacitantes, ao lado de tetraplegia, depressão, psicose e demência.

Entretanto, a maioria dos remédios para o problema tem ação paliativa, ou seja, sem atuar diretamente na dor. Não é simples debelá-la, por envolver uma centena de mecanismos em sua formação. Além disso, a ciência ainda desconhece a maioria desses mecanismos de formação.

Principais remédios para a enxaqueca

Erenumabe: aprovado no Brasil em março deste ano, é o único medicamento a atuar diretamente no problema.

Indicado tanto para a enxaqueca crônica – quando a dor persiste ao longo de pelo menos quinze dias – quanto para a episódica, mais breve. Ele previne ou reduz as dores pela metade em 50% dos doentes.

Antidepressivos (Tryptanol e Pamelor): aumentam no cérebro a disponibilidade de serotonina, substância associada ao bem-estar, o que ajuda no combate à dor.

Antiepiléticos (Zyvalprex e Topamax): estimulam a fabricação de um neurotransmissor com ação calmante no cérebro, o GABA. Atuam para diminuir a síntese de glutamato, substância com efeito excitatório sobre o cérebro.

Anti-hipertensivos (Propanolol e Atenolol): inibem a ação da adrenalina, hormônio excitante que estimula as crises de dor.

Botox: aplicado nas regiões da testa, têmpora, atrás da cabeça, no pescoço e nas costas a cada três meses, o composto bloqueia as substâncias inflamatórias no couro cabeludo. Assim, reduzindo a dor.

Foto: Shutterstock
Fonte: Veja

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

80 Comentários

  1. TENHO MUITA DOR DE CABEÇA, JÁ TOMEI INJEÇAO NA VEIA, NO MÚSCULO E NADA RESOLVEU, JÁ TOMEI VÁRIOS REMÉDIOS, SEM SUCESSO, FICO TRÊS DIAS DIRETO.

      • Silvana Gonçalves em

        Também passo por isso, desde de 1 ano pra cá, nada melhorou, só piorou, as dores são insuportáveis. Não tem remédio ou injeção que alivie, Tive que parar de trabalhar, faço tratamento no hospital… “Mas mesmo assim nada resolveu”. Só Jesus ?

        • Me indique um bom remédio para enxaqueca não sei mais o que fã de para melhorar a minha dor de cabeça. Já fiz tomografia mais não dar nada . Já fiz tratamenco
          Com Amato alivium nimesulida e um outro que esqueci o nome todos receitado pelo neurologistas que já fui .nao sei mais o que fazer. As dores são inconstante muito forte . Tomo varia remédios para dor de cabeça as vezes alivia depois volta bem forte. Me ajude e indique algo.

          • Amiga,eu já desisti de fazer experimentos pra tratar essa dor maldita! Antes eu ia tão mal ao hospital que chegava a tomar morfina na veia,a única coisa que resolvia. Infelizmente o hospital mudou a conduta e não aplicam mais morfina ?. Tento tomar Cefalium, se não passa vou ao pronto socorro tomar medicação na veia,acabo no Tramal,uma tristeza. Trabalhar então, já desisti! Chegava a desmaiar no trabalho,fiz faculdade e serei advogada se Deus quiser,mas trabalhar prós outros, não têm como.

          • Maria Aparecida Pereira da Silva em

            Esse neuro não e bom pois não descobriu a causa e nem.um.suposto tratamento

            Eu sofro com dor de cabeça e piora nos dia rpm e se eu comer doces .. e horrível e quando precinto que vem ela tomo todo tipo de remédio angiflamatorio. Mais mesmo assim duram 2 a 4 dia sendo que bem.leve ao passar do 2 dia???

          • Rosa, ja passei por isso.. sei como é. O umico remefio que passa minha enxaquexa é Cefalive, mas tenho que tomar rápido nos primeiros sintomas, se tomar depois já não surte o mesmo efeito, demora a passar a dor, mas foi o único, depois de experimentar uns 10… Boa sorte!

          • Ana Rodrigues da costa em

            Eu convivo com essa maldita enxaqueca há muitos anos, analgesicos em mim não faz efeito até Agora um único que resolve é antidepressivo e o anciolitico no caso o trazodona é bromazepam.

          • Alessandra Martinez em

            Oii, já pensou em mudar seus hábitos alimentares? Dormir bem? beber água? Isso tudo vai ajudar, a alimentação estar muito ligada a enxaqueca, compra o livro do Doutor Feldman, lá ele te explica bastante sobre isso!

          • Neusa Henrique Silva Costa em

            Sofri com enxaqueca ainda criança, tinha forte dores, aura visual, enjôo, diarréia e às vezes dormência no rosto. Hoje graças a Deus qdo tenho dura uns quinze minutos. Isso pq não consumo mais glúten. Percebi que foi minha salvação depois de Deus, haja vista que o glúten é altamente inflamatório. Experimenta tirar ele da sua dieta, vc vai ter qualidade de vida. E tomo coq 10 tbm.

          • Existe uma pulseira que ajuda e muito. Foi a solução pras minhas crise de enxaqueca. Caso interesse só entrar em contato. Te explico. E resolve mesmo Rosa.

        • Tenho enxaqueca desde os 12 anos, hj tenho 29. Há 3 anos não me dava ,devido a atividade física e boa alimentação que eu estava tendo. Aí com essa pandemia parei a academia e comecei comer besteira em casa. Voltou toda dor . Não tomo remédio,pois acabam com meu estômago e ainda não passa. O que alivia um pouco são compressas de gelo. Já estou cuidando da alimentação e tentando fazer exercícios em casa, é difícil, pois, começa a enxaqueca. Mas é isso, parem de se encher de remédios, estes só pioram, mudem a qualidade de vida de vcs, durmam bem. Aí vão melhorar 100 % suas vidas. Espero ter ajudado. Melhoras pra todos nós.

          • Maria Aparecida Pereira da Silva em

            Eu como coisas saudáveis tomo chá que auxilia boa saúde ,mais mesmo assim quando a grise chega essa dor nogenta chega Durandé o ano tenho 3 4 crises

        • DENISE SOARES VIEIRA em

          Algumas coisas me causam enxaqueca, ficar olhando pra claridade excessiva por algum tempo, cheiros muito fortes, sinusite e lactose. Geralmente Neosaldina em gotas passa (1 gota por kg).

        • Oi, já tomei muitos remádios para enxaqueca. O único que passa a dor é o cloridrato de naratriptana. Dus pílular nos primeiros sintomas e fico de boa.

    • Paula Rossetto em

      Eu tenho enxaqueca a anos. E todos os medicamentos pra enxaqueca não fazem efeito. Ano passado quando tive uma crise fui para o pronto socorro pra aliviar a familia pq eu já sabia que aqueles medicamentos não resolviam. Depois de horas no hospital e algumas medicações. Uma médica me receitou Mioflex 750mg + Ibuprofeno + dipirona. Me indicando a tomar de 8em8hs. Foi o alivio da alma. Mesmo vendo que o Mioflex nem é pra enxaqueca. Mas ele fez um enorme bem pra mim. Porém é necessário receita pois não é vendido sem a mesma. Mas espero ter ajudado. Estou pesquisando agora sobre o tal remédio pra tentar curar essa dor. Enfim. Melhoras pra nós.

    • Débora Cristina Klocksin em

      Oi eu fiz exames sofro de muita dor de cabeça eu tenho enxaqueca e já tomei de tido tudo mesmo agora faço aplicação de botox melhor coisa do.mundo serio

  2. LUIZ ALBERTO FERRAZ em

    Tenho tipo de enxakeca só ataca a visão nos dois olhos, não tenho dor de cabeça, ficam os olhos cheio de parece riscos tremulando isto pode ser : Figado com gordura, strees incomôdos, inicio de depressão, havia
    5 anos tive umas crises depois nunca mais. agora voltaram novamente( estou com muitos problemas
    para resolver na vida conjugal, financeira , tomo neosaldina e passa um tempo depois.tenho de acertar um remédio correspondente pois a neosaldina é para dores de cabeça e eu não tenho.Me idincaria o remédio,,,,,,,,
    ,,,,,,,,,,,,,(nome)

    • Eu tem dor de cabeça muito forte o que me dá alívio e dipirona com naratriptana li sobre esse remedio num comentário na internet deus abençoe quem colocou esse comentário .

      • Eugênia Maria de Faria Santos de Campos em

        Concordo com voce! Meu marido e meu filho tem enxaqueca de adormecer o braço, ficar com mancha na visão e dor insuportavel. naratriptana é muito bom. Outro que deu certo foi o Ibuprofeno, mas de 600 mg, não o comum

        • Gente tb tenho essa praga,sofro tb já fiz tomografia é nada,mas exercício ajuda muito,chá de gengibre,fico às vezes semana,mas só a prática todo os diariamente vê o resultado só quem tem sabe como é ruim

      • Olá,

        Somos uma empresa especializada na produção de conteúdos de saúde e gestão.

        Infelizmente não podemos orientar sobre tratamentos. Parar ou continuar o tratamento envolve todo o conhecimento clínico do paciente, então, o melhor seria conversar com seu médico prescritor 🙂

        Atenciosamente,

      • Olá,

        Somos uma empresa especializada na produção de conteúdos de saúde e gestão.

        Infelizmente não podemos orientar sobre tratamentos. Parar ou continuar o tratamento envolve todo o conhecimento clínico do paciente, então, o melhor seria conversar com seu médico prescritor 🙂

        Atenciosamente,

      • Minha cabeça tbm doi mtoo dor insuportável minha dor se arrasta pra,mas de 4 meses eu to tomando mtoo remédio mto mesmo ja tomei mtos remédios e não adianta , agora to tomando neosoldina e tbm não adianta nda a,dor diminui mas dps volta a dor e tao forte qe ataca meu ouvido ,e a dor sô doi de um lado da,cabeça no lado direito alguém pode me ajudar com algum remédio qe faz efeito ???
        Eu não fiz nenhum exame não e os remédios não duram pra mim nem uma semana acabam rápido pq vou tomando pq,a cabeça não para de doer.

        • Estou a 4 meses com essa dor insuportável, fiz exames e deu aneurisma, mas meu médico falou que não é nada ,já não sei o que faço trabalho em uma fábrica e estou faltando direto,não aguento mais essa dor

    • Oi tenho does de cabeça pulsando e dores na nuca tbm já faz 4 dias a dor vai é depois de algumas horas volta tô tomando sonrridor café mais demora muito pra passar a dor

  3. Estou desesperada!!!Minha cabeca ja doi ja tem um mes e nao consigo achar nenhum remedio que me faca se sentir melhor , ja fui no hospital tomei medicamento na veia mas nao passa, saio do hospital sempre com ela pesada. As dores contumam se r intensas e as veses mais leves mais nunca passa sinto,dor no meio do cranio que chega ate o meio da testa e na fonte.
    Ja tomei os remedios: Doralgina, cefaliv, naratano. Mas nao resolvem.

    • Nossa vim pesquisar sobre enxaqueca pq sofro com dor de cabeça a uns 3 a 4 anos uma dor terrível que me deixa de cama e é justamente a enxaqueca mais grave,que afeta meus olhos um dia dói o lado direito tomo medicamento mais não passa quando é no outro dia que sinto que aliviou começa no lado esquerdo. Já fazem 3 dias hoje que estou com dor mais fui trabalhar pq hoje foi meu plantão amanhã seria o plantão de uma colega que se operou e minha chefe mandou eu tirar os plantões dela sendo que estou com muita dor então avisei a ela que se eu não melhorasse não iria pq tenho que está melhor para o meu plantão ai ela ameaçou me despedir

      • Também sofro com a enxaqueca, não sei mais o que fazer. Comecei fazer um tratamento com Topiramato a mais de um ano, no início até que deu uma aliviada, mas ultimamente acordo todos os dias com dor de cabeça, náuseas e vômito. Não aguento mais. Barulho, nem pensar, parece que vou surtar. Deus que me perdoe, que coisa horrível. Como eu gostaria de saber se tem solução, o que fazer.

    • Anésia Rosislaine Ciríaco em

      Tenho enxaqueca crônica, faço tratamento com amitriptilina, e nas crises tomo naranety. Não vi esses medicamentos entre os citados para enxaqueca. Será que estou fazendo o tratamento correto? Sofro muito com a dor.

      • Infelizmente o Naranety não fez efeito comigo. Estou a mais de um mês com enxaqueca todos os dias. Nenhum remédio até agora resolveu :/

        • Tenho enxaqueca as vezes mais nunca min vivi livre disso, também tenho muita enxaqueca quando bebo mais já fico pensando no outro dia , passo até dois a três dias com enxaqueca, tomo vários medicamentos como Doril, Neosaldina mais nunca passa, não sei mais o que fazer.

          • Amiga sinceramente se tu tens enxaqueca não chegue perto de bebida! Sei que é f! porque às vezes queremos descontrair com amigos e tal,mas se tu tens enxaqueca não beba! De jeito nenhum! Porque quem sofrerá no outro dia é vc! E dor de cabeça e ressaca não dá! Eu acostumei a não beber,e sobre esses remédios que tu toma sinceramente são muito ultrapassados e fracos,hj existe Cefalium que eu tomo e ajuda muito!

      • Sofro de enxaqueca com aura é terrivel, fiquei 2 anos direto com muitas dores e dormência na face, língua, braços e pernas, atinge também a audição. Depois que procurei um neurologista, fiz um mapeamento cerebral que deu uma leve alteração no meu cérebro, fiquei tomando um tipo de antiflamatório para dar oxigênio no cérebro e calmante, depois de um tempo melhorei. Agora voltou tudo mais diferente diz o médico que é crise de ansiedade, sinto tonturas, enjôo, dores de barriga e nuca, depois vem a dormencia fácil, língua e braços e em uma das pernas. É horrível, não sei mais oque fazer, cada dia mais desanimada.

      • Oi para vc da certo essa medicação pós tenho que ir tomar medicamentos na veia toda semana já não aguento mais essa tortura preciso de ajuda já não sei mais o que tomar para melhorar

      • Poliana Galdino em

        Estou sentido dor de cabeça e tontura a sete dias tomo remédio e ñ passa, qual remédio devo tomar. É uma dor enjoada que me dá tontura não consigo fazer nada
        Não aguento mais essa dor , já fui no médico e ele me passou Dipirona monoidratada e dramim, mais não resolve nada as vezes fico até pior quando tomo.

  4. Ana Paula Oliveira de Morais em

    Esses remédios como,cefalium,Doril enxaqueca, Dorflex uno etc: são fichinhas p minha dor. São balinha na verdade. Eu preciso de um remédio muito bom o dor,e não acho.

    • CLEBERSON GABARDO em

      Tomava sumax pro e depois sumax 100 mesmo assim tinha dor de cabeça.
      Ai por sugestão de um clinico geral me indicou arcoxia 90mg que é um antiflamatório, quando meu olho embaçava eu já tomava e não dava dor de cabeça.

    • Simone Chabudé em

      Minha dor de cabeça é constante acordo a noite toda com essa dor, é do lado esquerdo, tempão, testa e olho tenho medo que seja alguma coisa mais grave porque meu ex namorado morreu com uma forte dor de cabeça na minha frente tenho medo.

      • Airton Roberto Brendler em

        Tenho enxaqueca crônica que afeta visão;pois,a dor é tão intensa que os Olhos irão saltar da cabeça.tomo Paço e Tramal.a Dor é Insuportável,me baixa e sobe a Pressão.tenho Vômitos e sem Forças p/ sair da cama.
        DOR INSUPORTÁVEL…
        NÃO TEM HORÁRIO P/ CRISES;POIS,ACORDO NA MADRUGADA C/ MUITA DOR,QUE TEM INTENÇÕES DE ATÉ 2 HORAS,NOS OLHOS E CRÂNIO.O CRÂNIO INCHA.

    • Jeandra alves de jesus em

      Tenho muita dor na testa, as vezes tomo Dipirona, doflex, tenho q tomar várias vezes ao dia para poder fazer algum efeito, a dor sempre fica mas de cinco dias. Não sei mais o q faço, já procurei um especialista, porém só queria q a dor parece…

    • Minha enxaqueca começa com o peso no lado esquerdo da minha cabeça. Logo começa a descer para meu braço, deixando uma sensação de braço cansado. Então vem um mal estar. Náuseas. Vômitos. Tontura. Bastante tontura. Perca da visão do lado da dor. Uma ardência no lado esquerdo da nuca … Já tive tbm dormência nos dedos subindo para mão e braços.. chegando na boca e língua… É uma dor muito forte… As vezes sinto a dormência na cabeça chega a faltar a audição… Depois disso tudo . Fica a dor intensa. E muita tontura.

  5. Estou sentindo muuuuuita dor de cabeça, parece que minha cabeça vai explodir… principalmente quando abaixo! Sinto que parece que todo sangue do meu corpo está na cabeça… ja tem três dias! Sai de uma gripe, será enchaqueca ou sinusute?

  6. Meus olhos ficam embaçado,cheios de riquinhos isso fura uns 30 minutos e logo em seguida vem uma dor de cabeça forte que me deixa enjoada e vômito.
    Tem algum remédio q possa me ajudar?

  7. Jaqueline Reis de Carvalho Pedrosa em

    Tenho fortes e longas crises de enxaqueca há quase 20 anos. Já tentei inúmeros especialistas, inclusive fiz botox com Dr. Henrique Carneiro. Conheço todos os antidepressivos e analgésicos… Tenho 53 anos, sou professora aposentada e tenho vida familiar e financeira muito bem resolvidas. Tenho certeza de que não sou suicida!

  8. Descobri que minha enxaqueca era devido ao glúten! N adiantava tomar remédio q aliviasse ,pq qnd eu comia glúten d novo ela sempre voltava… Conheço pessoas q tem enxaqueca com lactose TB.. o ideal é testar esses alimentos pra ver se pode ser alimentar ou fisiológica msm!

  9. Estou com fortes dores de cabeça a mais de um mês, todos os dias! Já tomei Doril, Neovalgina, Enxak, Naramig, e nada da dor passar. Sempre começa com uma pontada atras do olho direito, e vai irradiando para toda a cabeça, sem falar o formigamento que da bem no topo da cabeça, do lado esquerdo. Não sei o que fazer!

    • Uma pena que o Ormigrein saiu de linha, pra mim foi o melhor medicamento que fazia efeito e tinha sucesso. Infelizmente eles ainda não fabricaram um medicamento que substituísse esse na mesma intensidade. Tenho enxaqueca a mais de 20 anos.

  10. Sofro a anos com dor e foi constatada a enxaqueca,a uns 4 anos estava com muita dor de cabeça e tomei 4 enxak de uma vez e sofri um AVC, graças a Deus não fiquei com sequelas, mas tenho dores de cabeça infonais que duram semanas não sei mais oque fazer, tomo o nevralgex que acho que meu organismo ja esta acostumado e não resolve nada, não sei mais o que fazer com tanta dor. Entrei em um grupo de watssap de pessoas com enxaqueca mas tambem não estou tendo resultados.

  11. Maria da conceicao rodrigues cowlho em

    Minha amiga, os teus sintomas sao os mesmos que eu sinto, tinha muito tempo que eu não , quando foi sgora de domingo pra cá me atacou, vomitei muito, mas m mesmo assim nao passou, antes só era vomitar, melhorava agoara tá diferente

  12. Cleide Maria Leite Fernandes em

    Eu tbm sofria com dores de cabeça direto, uma enxaqueca que nem remédios na veia adiantava…ate que a médica me passou o pamelor para fazer uso diário, melhorou muito se tenho uma crise, passa rapidinho, não fico sem usar essa medicação mais, apesar que não gosto de ficar tomando muito remédio, melhor que sentir dor de cabeça, vivia extressada com esse mal.

Deixe um comentário