PDV

Quais são as atribuições do farmacêutico no Brasil?

Profissão vai além do atendimento no balcão

Definir as atribuições do farmacêutico no ambiente de trabalho é mais difícil do que parece, uma vez que a profissão tem ampla atuação dentro do setor de saúde. Mas, resumidamente, o responsável técnico por uma farmácia ou drogaria desenvolve atividades clínicas e não clínicas. Segundo o relatório “Perfil do farmacêutico no Brasil”, publicado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), 64,1% dos profissionais que atuam em algum tipo de farmácia ou drogaria concentram-se na gestão, executando atividades de controle de estoque e compra de medicamentos.

Na área técnica, 89,6% atuam na dispensação de medicamento. No que se refere às atribuições do farmacêutico em atividades clínicas, 27% afirmaram que prescrevem e 17,8% praticam serviços de assistência farmacêutica.

“O farmacêutico é um profissional da saúde que tem ações voltadas para o uso racional de medicamentos e para eficiência da terapia do paciente. E essa eficiência não está relacionada apenas à garantia de que o medicamento vai fazer efeito, mas também está ligada ao processo saúde e doença, ao manejo desse medicamento e ao contexto social e psicológico desse paciente”, explica a assessora técnica do Conselho Regional de Farmácia, de Minas Gerais (CRF/MG), Danyella Domingues.

https://materiais.guiadafarmacia.com.br/e-book-atribuicoes-do-farmaceutico

Fonte: Revista Guia da Farmácia, edição 302
Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário