fbpx
PDV

Quais são as atribuições do farmacêutico no Brasil?

Profissão vai além do atendimento no balcão

Definir as atribuições do farmacêutico no ambiente de trabalho é mais difícil do que parece, uma vez que a profissão tem ampla atuação dentro do setor de saúde. Mas, resumidamente, o responsável técnico por uma farmácia ou drogaria desenvolve atividades clínicas e não clínicas. Segundo o relatório “Perfil do farmacêutico no Brasil”, publicado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), 64,1% dos profissionais que atuam em algum tipo de farmácia ou drogaria concentram-se na gestão, executando atividades de controle de estoque e compra de medicamentos.

Na área técnica, 89,6% atuam na dispensação de medicamento. No que se refere às atribuições do farmacêutico em atividades clínicas, 27% afirmaram que prescrevem e 17,8% praticam serviços de assistência farmacêutica.

“O farmacêutico é um profissional da saúde que tem ações voltadas para o uso racional de medicamentos e para eficiência da terapia do paciente. E essa eficiência não está relacionada apenas à garantia de que o medicamento vai fazer efeito, mas também está ligada ao processo saúde e doença, ao manejo desse medicamento e ao contexto social e psicológico desse paciente”, explica a assessora técnica do Conselho Regional de Farmácia, de Minas Gerais (CRF/MG), Danyella Domingues.

https://materiais.guiadafarmacia.com.br/e-book-atribuicoes-do-farmaceutico

Fonte: Revista Guia da Farmácia, edição 302
Foto: Shutterstock

Sobre o autor

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.