Qual a jornada de compras no e-commerce?

Pesquisa aponta as melhores mensagens para cada etapa

A Social Miner, plataforma de engajamento que ajuda sites e e-commerces a aumentarem suas conversões por meio da exclusiva metodologia do People Marketing, fez uma pesquisa inédita para redesenhar e analisar a jornada de compras do consumidor de e-commerces no País. Foram estudadas mil diferentes frases aplicadas em diferentes fases da jornada, com o objetivo de identificar a melhor forma de comunicação em cada uma delas com amostragem de 250 mil pessoas. Como resultado, foram mapeadas quatro diferentes etapas da jornada de compras que uma pessoa passa ao entrar em uma loja virtual.

Durante a primeira fase, chamada de consideração, foi levantado que uma mensagem afetuosa pode performar até 17% melhor do que se utilizada em outras fases. Na segunda fase, de avaliação, onde os consumidores estão em busca de informações e avaliam ativamente qual marca escolher ou qual produto comprar, frases informativas sobre os produtos são as mais aproveitadas neste momento, podendo performar nesta fase até 23% melhor comparada com as demais. Em relação a uma das principais etapas, a de conversão, investir em mensagens com benefícios financeiros são mais assertivas para o ato de fechamento da compra, portanto, a pesquisa sobre jornada de compras indicou ser 60% mais eficaz se valer de cupons de descontos e combos nesta fase. Classificada como a etapa que busca fidelizar o cliente, a retenção deve ser realizada com tom de lealdade e dedicação, já que estas mensagens são mais efetivas. Estar atento com a mensagem e linguagem utilizada ao longo da jornada de compra do consumidor pode impactar, diretamente, os resultados esperados.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

 

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