fbpx

Qual a melhor vitamina de todas?

Entenda quais vitaminas são essenciais para cada momento da vida e como colocá-las no dia a dia

Introdução

As vitaminas são compostos orgânicos essenciais para o funcionamento do organismo e são incorporadas através da alimentação.

Para garantir altas quantidades de vitamina é importante consumir muitas frutas, legumes, verduras, carnes, ovos e cereais, bem como suplementos alimentares.

Seu objetivo é suprir as necessidades diárias do organismo e os suplementos podem auxiliar quando apenas a alimentação não é o suficiente. 

Quando o corpo não possui vitaminas suficientes é chamado de hipovitaminose, já o seu excesso é chamado de hipervitaminose.

Aqui explicaremos o que são as vitaminas, quais são as melhores vitaminas para engordar, para grávidas, para crianças, bem como a diferença entre as vitaminas tradicionais e as opções em gomas.  

O que são as vitaminas?

As vitaminas são substâncias de origem orgânica. Necessárias para o funcionamento do organismo, elas possuem dois tipos:

Vitaminas lipossolúveis: solúveis em gordura. Assim, podendo serem armazenadas. Alguns exemplos são: vitaminas A, D, E e K.

Vitaminas hidrossolúveis: Elas são armazenadas no corpo e são absorvidas e excretadas rapidamente. São elas: vitaminas do complexo B e a vitamina C.

É bom tomar vitaminas?

As vitaminas são complementos alimentares que são benéficos ao corpo quando usados de acordo com a orientação médica e nutricional. Para cada momento de vida, o organismo necessita de mais ou menos quantidade de determinadas substâncias.

Confira a seguir as melhores vitaminas para alguns momentos de vida.

Contudo, sempre consulte seu médico e siga as orientações prescritas.

Qual a melhor vitamina de todas?

As melhores vitaminas de todas são aquelas que suprem as necessidades diárias de cada pessoa de maneira prazerosa. As vitaminas em gomas, ao contrário das tradicionais em comprimidos ou cápsulas, possuem sabores de frutas e são fáceis de digerir, podendo ser mastigadas e degustadas. 

De acordo com a Gerente de Produtos Dr. Good, Daniele Drumond, as vitaminas em gomas apresentam melhor sabor e praticidade, porque não precisa de água e pode ser consumida em qualquer lugar.

Entretanto, a melhor vitamina também depende dos seus objetivos e da recomendação do seu médico.  

Vitamina em cápsula X em gomas

Vitaminas em gomas x vitamina tradicional

As vitaminas em gomas são uma inovação que chega ao mercado para tornar o consumo mais agradável e prazeroso. Ao contrário das tradicionais vitaminas em cápsulas ou comprimidos, as em gomas são fáceis de engolir. Assim, facilitando o uso para crianças, idosos e até mesmo para adultos, além de tornarem o momento da suplementação mais saboroso devido ao sabor de frutas.

Este formato já está disponível para multivitamínicos, vitamina D, vitamina E, entre outros. 

O formato inovador e promissor está conquistando o mercado e promete crescer.

Quais as vitaminas que precisam ser ingeridas diariamente?

As vitaminas que devem ser consumidas diariamente, são:

  • Vitamina C (ácido ascórbico): devido a sua importância no fortalecimento do sistema imunológico, bem como sua função cicatrizante.
  • Retinol (Vitamina A): quem tem deficiência de vitamina A pode apresentar sinais de cegueira noturna e ressecamento ocular.
  • Vitaminas do complexo B: composto pelas vitaminas B1, B2, B3, B6, B9 e B12, são essenciais para a manutenção da produção de células sanguíneas.
  • Tocoferol (Vitamina E): aliada na luta de doenças cardíacas, combate os radicais livres e evita a fadiga.
  • Vitamina K: atua na coagulação sanguínea, prevenindo sangramentos e hemorragias.
  • Calciferol (Vitamina D): evita problemas ósseos.

As vitaminas podem ser consumidas através dos alimentos. Contudo, muitas vezes a alimentação não supre a quantidade necessária diária de determinada substância. Assim, devendo ser reposta com suplementos e vitaminas em gomas, quando orientado pelo médico. 

Vitamina A – Retinol – Caroteno

Atua no crescimento e desenvolvimento dos tecidos. Possui ação antioxidante e é extremamente importante para a visão.

A vitamina é encontrada em alimentos como: fígado, manteiga, gema de ovo, peixes oleosos, batata doce, cenoura, abobrinha, manga, pimentão vermelho, melão, mamão, espinafre, brócolis e agrião.

Vitamina C

Antioxidante e cicatrizante, ela atua no crescimento dos tecidos corporais. É possível encontrá-la em frutas vermelhas, frutas cítricas e em outros alimentos como brócolis e repolho.

Biotina – B8

Responsável pela energia e pela excreção dos resíduos de proteína. A vitamina B8 é encontrada em tomates, leveduras, aveia, feijão, gema de ovo, cogumelos, ervilhas e alcachofras.

Vitamina D

Sua função é auxiliar na resistência dos ossos, músculos, nervos e dentes. A vitamina D pode ser encontrada em ingredientes de origem animal, como: leites, margarinas, ovos bem, como em peixes, e cereais enriquecidos.

gomas

Q10

A substância está presente em oleaginosas, vegetais verdes, carnes e sardinhas; e atua como antioxidante, além de estimular a produção de anticorpos e garantir mais energia e melhor desempenho físico.

Vitamina B12

Esta vitamina participa da formação de células vermelhas do sangue, sendo encontrada em alimentos de origem animal, como leite, ovos, fígado, carne magra e queijos.

Vitamina E – Tocoferol

Com ação antioxidante, a vitamina E protege as células dos danos provocados pelos radicais livres devido a sua ação antioxidante. Assim, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares.

É possível encontrar a vitamina no abacate, na batata doce, em vegetais verde-escuros e em oleaginosas, como nozes, amêndoas e avelã.

Vitamina B6

A vitamina B6 possui um importante papel no sistema nervoso central e está disponível em alimentos como: castanhas, nozes, abacate, batata, bana e peixes.

Ácido Pantotênico – B5

A vitamina transforma a energia de carboidratos, proteínas e gorduras em ácidos graxos e hormônios. Está presente em: alimentos de origem animal, amendoim, nozes, abacates e cereais integrais.

Qual a melhor vitamina para a pele do rosto?

Para a pele do rosto é indicado a vitamina A, que é fundamental para que o tecido se mantenha íntegro; vitamina C, para a combater a oxidação, na biossíntese do colágeno, bem como para reduzir os radicais livres; vitamina D, para acelerar a renovação da pele e do colágeno; e vitamina E, para auxiliar na hidratação natural.

Qual a melhor vitamina para ansiedade?

Para ansiedade, distúrbios de sono, irritabilidade, depressão e alterações do humor são necessárias algumas vitaminas, como: serotonina, magnésio, melatonina, ômega 3, vitaminas do complexo B – vitamina B1, ácido fólico, B6 e B12 – vitamina D, cálcio, zinco, o aminoácido Gaba e o mineral selênio.

Qual vitamina para dar energia?

Para manter a energia em alta, vitaminas como o ativo B12 e ácido fólico são essenciais.

Qual a melhor vitamina para fortalecer o corpo?

Para fortalecer a imunidade e o corpo a vitamina E, vitamina C, B6, A, complexo B, A, E, K.

Melhor vitamina para cabelo

Algumas vitaminas melhoram a aparência e a força do cabelo. São elas:

Elas dão brilho e auxiliam no crescimento dos fios.

Melhor vitamina para engordar

Para engordar de maneira saudável algumas vitaminas são necessárias, como a vitamina B6 e B12 para auxiliar o aumento da massa muscular; e vitamina C e E, para facilitar o ganho de peso. Além disso, o hormônio insulina e a creatina beneficiam o aumento de massa muscular.

qual-a-melhor-vitaminas-de-todas

Melhor vitamina para grávidas

Durante o período da gravidez alguns nutrientes são essenciais. São eles:

  • Ferro: Responsável pelo aumento do volume sanguíneo durante a gestação, a substância auxilia na prevenção da anemia. Além disso, o ferro atua no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.
  • Zinco: importante em diversos processos biológicos no corpo da mãe, a substância é essencial para a manutenção da saúde materna e também do bebê. Sua deficiência pode causar deficiências e malformações no feto.
  • Cálcio: responsável pelo crescimento e formação de dentes e ossos do bebê. Além disso, a substância auxilia no desenvolvimento de músculos e nervos, e no controle da frequência cardíaca do feto.

Contudo, a absorção do cálcio depende da quantidade de vitamina D presente no organismo.

  • Ácido fólico: responsável por diminuir o risco de malformações no tubo neural do bebê.
  • Magnésio: a substância diminui os riscos do surgimento do transtorno chamado pré-eclâmpsia, bem como auxilia no combate ao cansaço, na prevenção de contrações uterinas precoces, no desenvolvimento do feto e na regulação dos níveis de insulina e açúcar do bebê.
  • Iodo: responsável pela formação dos hormônios da tireóide e pela regulação do metabolismo corporal, ele é essencial durante o período da gravidez. Assim, auxiliando a evitar problemas no desenvolvimento cognitivo do bebê.

Contudo, é essencial que a gestante procure um médico para ser melhor orientada quanto às vitaminas e as dosagens.

Melhor vitamina para crianças

É indicado que as crianças recebam quantidades diárias de vitamina D e de vitamina C, aliados a uma boa alimentação.

Para essa faixa etária existem vitaminas em gomas feitas especialmente para crianças, que facilitam na hora de engolir e possuem a quantidade exata de nutrientes necessários.

Consulte o pediatra para saber mais sobre como colocar vitaminas na alimentação das crianças.

Melhor vitamina para idosos

Após os 50 anos é indicado consultar um médico sobre a necessidade de consumir vitaminas específicas. Após esta faixa etária, costuma ser necessário ingerir vitamina B12, porque o corpo pode ter dificuldades para absorvê-la. Vitamina D e cálcio também pode ser necessário.

Conclusão

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), 54% dos lares brasileiros têm pelo menos uma pessoa que consome suplementos. Além disso, as vitaminas ganham destaque no consumo, representando 48% do total.

As vitaminas devem ser tomadas seguindo orientações médicas e nutricionais, de acordo com a necessidade específica para cada momento da vida.

A falta de vitaminas e minerais pode ser causada por má alimentação, problemas de saúde e sobrecargas emocionais, como o estresse.

Neste conteúdo vimos um pouco sobre as principais vitaminas e quais substâncias são necessárias em cada momento de vida, como a infância e a terceira idade.

A melhor vitamina de todas é a que supre suas necessidades diárias, respeitando a orientação médica e cada momento da vida. As opções em gomas são as mais saborosas, pois possuem sabor de frutas e tornam o momento mais prazeroso, facilitando a ingestão e a suplementação. 

“Vitaminas são o complemento da alimentação, com isso não deve ser restritivo, mas é importante consultar um profissional da saúde/nutricionista caso tenha alguma restrição específica”, afirma a gerente de produtos da Dr. Good.

Fotos: Guia da Farmácia

Fonte: Guia da Farmácia 

Deixe um comentário