Quando suspeitar do sarampo em crianças?

O sarampo é uma doença contagiosa que causa lesões na pele das crianças. Ficar atento aos sintomas é importante

O sarampo é uma doença viral aguda, caracterizada por febre, tosse, coriza e conjuntivite seguidas, após três a cinco dias de exantema cutâneo (lesão na pele) que se inicia na cabeça e se estende para os pés das crianças.

De acordo com a pediatra Loretta Campo, a lesão na pele começa atrás das orelhas e, na linha do cabelo, e em seguida, se espalha para o resto do corpo, braços e pernas, e, por consequência, acontece a distribuição centrípeta, que não poupa região da planta dos pés e mãos.

A temperatura diminui três a quatro dias após o surgimento da lesão na pele, sendo que esta desaparece após 5 a 6 dias do seu surgimento. Um a dois dias antes do aparecimento da lesão na pele, pode-se, dessa maneira, ter a presença das manchas de Koplik (pequenas manchas esbranquiçadas internamente nas bochechas, mais comum na região oposta aos dentes molares) ”, acrescenta a médica.

Suspeita de sarampo em crianças

Caso a mãe suspeite de sarampo independentemente da idade e da situação vacinal, é importante, então, que ela fique alerta caso a criança apresente febre e exantema maculopapular (área vermelha e plana na pele), acompanhados de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, coriza ou conjuntivite.

Vitamina A: a nutrição no combate às sequelas do sarampo 

Cenário da vacinação no Brasil 

Fonte: Dra. Loretta Campos

Foto: Solidcolours/Veja Saúde

 

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário