Quarta etapa de Campanha de Saúde alerta sobre asma

Clientes respondem questionário para saber se sofrem com a doença

Farmácias e drogarias de todo o País promoverão, entre os dias 25 e 29 de junho, a quarta etapa das Campanhas de Saúde 2018. O foco da iniciativa, desenvolvida pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), está em verificar como está a respiração da população e verificar se os tratamentos estão sendo adequados.

Quem visitar os estabelecimentos será convidado a responder perguntas que detectarão, por meio de uma pontuação, a existência de um quadro de asma. Dependendo da gravidade, o paciente será orientado a procurar um especialista.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a asma acomete 10% dos brasileiros, sendo o controle irregular e o uso incorreto de medicamentos as principais causas do agravamento e de hospitalizações.

Para o presidente executivo da Associação, Sergio Mena Barreto, o farmacêutico desempenha um importante papel no monitoramento da doença. “Esse profissional pode avaliar sinais e sintomas, orientar sobre a forma correta de utilizar inaladores e nebulizadores, além de incentivar a automonitorização por meio de aparelhos que medem a capacidade pulmonar e podem ser usados em casa”, acrescenta.

Os mutirões fazem parte do projeto de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma que tem, inclusive, uma plataforma no YouTube: Quero Mais Saúde. O canal tem vídeos semanalmente e apresentação de Leda Nagle.

Fonte: Assessoria de Imprensa Abrafarma (Scritta)
Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário