fbpx

Quarta etapa de Campanha de Saúde alerta sobre asma

Clientes respondem questionário para saber se sofrem com a doença

Farmácias e drogarias de todo o País promoverão, entre os dias 25 e 29 de junho, a quarta etapa das Campanhas de Saúde 2018. O foco da iniciativa, desenvolvida pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), está em verificar como está a respiração da população e verificar se os tratamentos estão sendo adequados.

Quem visitar os estabelecimentos será convidado a responder perguntas que detectarão, por meio de uma pontuação, a existência de um quadro de asma. Dependendo da gravidade, o paciente será orientado a procurar um especialista.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a asma acomete 10% dos brasileiros, sendo o controle irregular e o uso incorreto de medicamentos as principais causas do agravamento e de hospitalizações.

Para o presidente executivo da Associação, Sergio Mena Barreto, o farmacêutico desempenha um importante papel no monitoramento da doença. “Esse profissional pode avaliar sinais e sintomas, orientar sobre a forma correta de utilizar inaladores e nebulizadores, além de incentivar a automonitorização por meio de aparelhos que medem a capacidade pulmonar e podem ser usados em casa”, acrescenta.

Os mutirões fazem parte do projeto de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma que tem, inclusive, uma plataforma no YouTube: Quero Mais Saúde. O canal tem vídeos semanalmente e apresentação de Leda Nagle.

Fonte: Assessoria de Imprensa Abrafarma (Scritta)
Foto: Shutterstock

Deixe um comentário