O aprimoramento do Gerenciamento por Categorias (GC) é sempre necessário, sobretudo em um momento de incertezas e que pede adaptações. A técnica é estratégica e pode apresentar resultados em aumento de lucratividade para farmácias e drogarias. Com o objetivo de desvendar quais são os modelos mais adequados para a realidade do varejo, em um contexto de novas interações e hábitos, a sócia-diretora da Mind Shopper, Alessandra Lima, abordará o tema, com exclusividade, aos participantes do Curso On-line: “Os Desafios do Trade Marketing no ‘Novo Normal’”.
O curso acontecerá em três dias – 4, 11 e 18 de agosto – e é promovido pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma).
Assim como todo processo, sempre existe espaço para aprimoramento do GC
Muitos especialistas, diversas indústrias e também os varejistas, acharam, por muito tempo, que o GC era incapaz de apresentar resultados palpáveis. A solução era, de fato, travada, com muitas regras e entraves que acabam impedindo que ela fosse colocada em prática da maneira correta.
Porém, atualmente, o conhecimento se ampliou e tanto indústria quanto varejo têm feito um esforço conjunto e envolvendo times de diversas áreas para que ele possa ser realizado. Desta forma, aumenta-se a agilidade na execução e os resultados. É importante lembrar que o GC não é projeto, mas um processo, ou seja, ele não tem fim, ainda mais quando o setor tem uma dinâmica ativa, com inúmeros lançamentos de produtos, todos os meses e o shopper altera seus padrões de consumo de acordo com a realidade que está vivendo, como agora, com o Covid-19.
Bom funcionamento do Gerenciamento de Categorias: lançamentos e comportamento de consumo do shopper devem ser levados em consideração
O GC é uma estratégia e que pode ser aplicada em lojas de quaisquer portes, com o intuito de fazer com que as gôndolas proporcionem uma solução completa para o consumidor. Ele ganha ainda mais relevância agora, já que as pessoas desconstruíram o antigo hábito prazeroso de fazer compras. Por isso, conhecer o shopper, considerando o seu comportamento, emoções, sentimentos, expectativas, entender que agora ele é mais pragmático e objetivo, são ações decisivas para o sucesso dos negócios. Também deve-se ter em mente o mercado de atuação – concorrentes; e assim, garantir efetividade na escolha do mix e das soluções a serem exploradas, bem como, a forma de segmentar a categoria, para realizar a melhor exposição no ponto de venda (PDV).
Além disso, o sortimento correto é primordial para garantir as vendas em farmácias. Nessa etapa, deve-se pensar quais produtos a loja deve oferecer e quais funcionam melhor, permitindo que o shopper faça uma compra rápida, segura e livre de impedimentos, que possam colocar sua saúde em risco.
A executiva ressalta que o Covid-19 exige adaptações importantes, o que envolve otimização de layout, implantação de color code, entrega de valor e excelente prestação de serviços. O GC tem sua importância também no ambiente digital, já que o cliente quer navegar de forma fácil e comparar produtos. Os participantes do Curso On-line “Os Desafios do Trade Marketing no ‘Novo Normal’” poderão ter acesso a exemplos internacionais com aplicação prática e real no Brasil. O cenário é favorável para a criação de oportunidades, que possam encantar o cliente e diminuir problemas.
Fonte: Guia da Farmácia
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