Raia Drogasil amplia esforços para atingir as metas de ESG

Confira a entrevista exclusiva do portal Guia da Farmácia com a diretora de sustentabilidade da Raia Drogasil (RD), Giuliana Ortega Bruno, sobre as práticas de ESG da rede

Um assunto que vem sendo amplamente debatido por investidores estrangeiros há alguns anos e ganhou força no Brasil com o início da pandemia, é a gestão ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança) nos negócios.

O termo tem a ver com uma gestão mais sustentável, fazendo com que a empresa pense não somente na questão financeira do negócio, mas também em todos os indicadores e resultados ligados ao ambiental (Environmental), social (Social) e à governança (Governance).

Confira a entrevista exclusiva do portal Guia da Farmácia com a diretora de sustentabilidade da Raia Drogasil (RD), Giuliana Ortega Bruno, sobre as práticas de ESG da rede.

Guia da Farmácia • Por que a gestão ESG vem ganhando tanta força?

Giuliana Ortega Bruno A agenda ESG (do inglês, Environmental, Social and Governance) tem norteado a estratégia de muitas empresas que buscam adotar melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Este tema tem ganhado força, pois estamos diante de desafios globais urgentes, como a crise climática e o agravamento das desigualdades sociais, que precisam ser superados se quisermos garantir um futuro para as futuras gerações e para os próprios negócios. As empresas têm um papel fundamental na solução destes desafios e, portanto, devem assumir compromissos ambiciosos. Finalmente, a agenda ESG também tem sido bastante impulsionada pela crescente demanda e interesse dos investidores em nível global. Critérios ESG têm sido cada vez mais usados para orientar decisões de investimentos, seja sob a ótica de risco ou de oportunidades.

Guia • Por que a RD aderiu a essas questões?

Giuliana A preocupação com a sustentabilidade e o desenvolvimento de ações nos mais diferentes níveis acompanham a RD desde a sua fundação, sendo algo intrínseco ao nosso propósito de “cuidar de perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida”.

Olhando para nossa trajetória, enxergamos uma grande oportunidade de aliar nosso propósito de saúde e bem-estar à pauta ESG, com a ambição de chegar a 2030 como o grupo que mais contribui para uma sociedade saudável no Brasil.

Nosso foco será na saúde integral das pessoas. Queremos ser aliados de nossos clientes, funcionários e comunidades na promoção da saúde e prevenção de doenças. Este é, portanto, um novo olhar para o futuro da farmácia e de nosso negócio: uma transformação profunda que amplia a nossa capacidade de levar o acesso à saúde para mais pessoas.

Com esta ambição, colocaremos a sustentabilidade no centro do nosso negócio. Sabemos que dentre os grandes desafios socioambientais de nossos tempos, a questão que mais temos vocação, estrutura e conhecimento para ajudar a resolver é, sem dúvida nenhuma, a da saúde. Sempre cuidamos da saúde daqueles ao nosso redor, mas vamos investir para cuidarmos dela de maneira cada vez mais abrangente e também de cada vez mais pessoas.

Guia • Quais mudanças foram realizadas pela Raia Drogasil para se adequar as práticas ESG?

Giuliana A pauta da sustentabilidade foi integrada ao nosso planejamento estratégico em 2018. Mas foi em maio deste ano que lançamos publicamente os nossos compromissos de sustentabilidade 2030, avançando nesta agenda e dando transparência para o mercado sobre nossa ambição.

Sabemos que criamos uma jornada ambiciosa, mas também inspiradora, que temos a segurança de que trilharemos com sucesso, pois nossos objetivos de sustentabilidade estão profundamente integrados à nossa estratégia de negócios.

Evoluímos de um negócio centrado no varejo farmacêutico para nos tornarmos agentes de promoção de uma sociedade mais saudável. Esta transformação influenciou nossa visão estratégica de sustentabilidade, que traz um enfoque regenerativo e não mais apenas compensatório. Ou seja, além de cuidar dos nossos impactos, queremos também contribuir para uma sociedade mais saudável no Brasil. Tudo isso nos permitirá ser uma empresa de impacto positivo.

Com base nesta visão, construímos compromissos claros até 2030 em três grandes frentes de atuação: Pessoas + Saudáveis, Planeta + Saudável e Negócios + Saudáveis. Na dimensão Pessoas + Saudáveis, nossa meta é contribuir para tornar 50 milhões de pessoas mais saudáveis. Isso significa cuidar de funcionários(as), clientes e comunidades. Negócios + Saudáveis significa incluir e empoderar 350 mil pessoas, por meio da promoção da diversidade, e da criação de oportunidades para nossos(as) funcionários(as) e nossos(as) fornecedores(as). Em Planeta + Saudável, nosso objetivo é contribuir para a neutralidade global de carbono e potencializar a economia circular em nossa cadeia de valor.

Guia • Qual a importância do varejo farmacêutico adotar posturas relacionadas a ESG?

Giuliana O varejo é um canal muito poderoso de interação com os clientes. Hoje, com nossas mais de 2300 farmácias no Brasil e atendendo a milhões de pessoas todos os dias, temos uma grande capilaridade e potencial de usar nosso negócio para levar uma visão de saúde integral e bem-estar para nossos funcionários, clientes e comunidades, de forma conectada à agenda ESG.

Entendemos que nossas farmácias podem ser canais de educação para nossos clientes. Temos, por exemplo, o Programa Descarte Consciente em nossas farmácias. Por meio deste programa, nossos clientes podem descartar medicamentos vencidos ou em desuso e ter a segurança de que estes resíduos terão um destino adequado, evitando a poluição do solo, rios e oceanos. Outro exemplo são nossos produtos da linha Vegan by Needs   (marca própria), que são veganos, livres de testes em animais e de ingredientes tóxicos. Ao oferecer esta opção aos clientes, a preço acessível, estamos também possibilitando a milhões de clientes a opção pelo consumo de produtos saudáveis e que trazem atributos importantes de sustentabilidade.

Pensando na dimensão social do ESG, o varejo tem um impacto muito significativo na geração de emprego e renda, incluindo oportunidades do primeiro emprego. Nós enxergamos que temos um papel importante no crescimento pessoal e profissional das nossas pessoas e, por isto, temos investido de forma consistente no desenvolvimento delas. Hoje, 100% dos nossos Gerentes de Farmácia se formaram internamente, começando da base ou como farmacêuticos. Há mais de 20 anos, o nosso plano de carreira é um dos mais sólidos do mercado, gerando oportunidades de emprego para jovens em início de carreira. Estes são somente alguns dos exemplos de como o varejo farmacêutico pode exercer seu enorme potencial de educação e transformação.

Guia • De que forma o tema se tornou um diferencial estratégico para empresas?

Giuliana Assim como nós, muitas empresas compreenderam que os negócios do futuro são aqueles que enxergam seu papel e responsabilidade de forma mais ampla e conectada às necessidades do mundo. Para que sejam perenes, os negócios tem que ser capazes de gerar valor social e ambiental, além do econômico.

Guia • Como o consumidor enxerga essa postura?

Giuliana A grande maioria dos consumidores no Brasil ainda não está totalmente familiarizada com o termo ESG, que tem sido usado mais no meio empresarial e entre investidores. Entretanto, podemos dizer que o interesse dos consumidores em relação à agenda socioambiental tem crescido, apesar de haver ainda muito espaço para conscientização e educação da sociedade para estes temas. A nossa agenda ESG foi divulgada recentemente e por isso, ainda não conseguimos capturar a opinião dos consumidores sobre os compromissos que assumimos. Mas, o diálogo e a comunicação da Droga Raia e Drogasil com os seus clientes é muito próximo, claro e transparente. Em pouco tempo, esperamos conseguir entender a percepção do cliente sobre esse trabalho.

Guia • Como os farmacêuticos e outros profissionais de saúde podem ajudar na gestão ESG?

Giuliana Eles são verdadeiros agentes de transformação para o nosso negócio e para a saúde e bem-estar da população também. Estão diariamente interagindo com os clientes e podem ter um papel de educação muito importante, orientando os consumidores a fazerem escolhas e a adotarem hábitos cada vez mais saudáveis, pensando na sua própria saúde e na saúde do planeta. Cada vez mais, temos valorizado o trabalho do farmacêutico em nossas lojas em todo o Brasil. Incentivamos nossos farmacêuticos a atuarem como agentes de transformação de hábitos saudáveis por meio dos serviços farmacêuticos que oferecemos nas nossas unidades. Tudo isso está alinhado à meta da empresa que é ser aquela que mais contribui para uma vida saudável para os brasileiros até 2030. Por isso, estamos trabalhando para transformar nossas lojas em health hubs, onde os clientes podem receber orientações dos farmacêuticos sobre prevenção, saúde e bem-estar.

Raia Drogasil anuncia objetivos e compromissos de sustentabilidade até 2030 

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: RD

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar o link para o texto original. 

Deixe um comentário