Raia Drogasil amplia venda on-line e pode atingir 3,5 mil lojas em 2025

Rede de farmácias estuda oferecer produtos dos lojistas de seu marketplace também nos pontos de venda físicos

A RaiaDrogasil acredita que há espaço para abertura de 240 lojas ao ano nos próximos quatro ou cinco anos e focar também no on-line.

Se mantiver esse patamar, o grupo deve chegar a cerca de 3,5 mil farmácias no fim de 2025, ainda liderando o segmento. Atualmente, são cerca de 2,4 mil lojas no país.

“Não vejo nada hoje que impeça isso [manter o atual nível de cerca de 240 inaugurações, em média, ao ano]. Temos visto oportunidades em novos municípios pelo país que antes não eram exploradas”, diz o presidente da varejista, Marcilio Pousada

Até o fim de novembro, a empresa abrirá quatro lojas no Acre, Amapá e Roraima, completando a presença em todos os Estados brasileiros.

Virtual com estratégia

A empresa ainda estuda implementar a venda, em suas lojas, de produtos dos lojistas de seu “marketplace” (shopping virtual) até o fim de 2022.

O cliente poderá encomendar, por meio de terminais nas unidades, o produto vendido na plataforma, para entrega em casa.

Hoje, o grupo tem cerca de 60 mil produtos disponíveis em seu marketplace e 200 vendedores.

De acordo com o executivo, o marketplace não pode ser uma estratégia isolada na empresa.

“Ele tem de estar ligado a nossas farmácias. Vamos atuar apenas em saúde, bem-estar e beleza. Não vamos entrar em outro negócio”.

O grupo ainda estuda a possibilidade de vender produtos de outros lojistas que não sejam apenas complementares a sua plataforma, mas também de concorrentes, se considerar que a proposta faz sentido ao cliente

“O Mundo Verde quer vender com a gente, então, é tudo uma questão de fazer sentido, dentro da nossa proposta, e que esteja dentro das nossas áreas fortes”.

Rivalidadade

Questionado se o grupo tem plano de entrar em outros marketplaces, como Mercado Livre, Magazine Luiza e Americanas, para vender os seus produtos, Pousada disse que toda oportunidade é levada em consideração, mas não sinalizou um movimento claro nessa direção agora. A rival Drogaria São Paulo está no Mercado Livre. O cliente faz o pedido, e retira nas lojas (ainda não há entrega pela plataforma).

“Não digo que é impossível, mas eu já tenho quase 2,5 mil lojas que fazem entregas, então eu já tenho o ‘last mile’ [etapa final da entrega ao cliente]. E vamos lembrar que nós vendemos medicamentos, e há questões regulatórias e de responsabilidade nessa entrega”.

Na visão do comando do grupo, a força logística da rede, especialmente a sua base de mais de 2 mil lojas (que funcionam como mini centros de distribuição), é uma oportunidade que estaria fora dos cálculos de analistas.

“O mercado financeiro não está entendendo o que nós temos. Em abril de 2018, eram 1,9 mil lojas, e todas operando com o serviço ‘compre e retire’. Hoje temos ‘players’ digitais falando que têm 150 lojas que fazem isso. Nossa revolução foi acreditar que o digital depende das lojas”.

Raia Drogasil no on-line

De todos os produtos vendidos digitalmente, 80% das entregas ao consumidor são feitas pelas lojas do grupo.

Ainda de acordo com o  executivo, 9% do faturamento total hoje vem do on-line, e essa taxa vem se mantendo, mesmo com a maior circulação de pessoas. Entre 2018 e 2019, representava 1,5% das vendas.

Pousada diz que as vendas estão “normais” nos últimos meses, apesar do cenário de desaceleração do varejo, pelo fato de o setor de farmácias ser mais resiliente às crises.

Para analistas, a expansão do comércio eletrônico pesa na rentabilidade do grupo – já que o on-line tende a ter margens menores – e há ainda o efeito do próprio aumento da competição em praças onde a rede vem tentando crescer. No Nordeste, por exemplo, a Pague Menos retomou crescimento e estaria com ações mais agressivas.

Pousada entende que há concorrentes “acertando também” e mais capitalizados.

No entanto, a empresa não se norteia por isso.

Sobre margens mais pressionadas, ele prefere não detalhar números atuais, mas diz que eventuais efeitos são reflexo da construção de um plano de ecossistema digital voltado para o longo prazo.

Fonte: Valor Econômico

Foto: RD

Deixe um comentário