Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»Mercado»Raia Drogasil amplia venda on-line e pode atingir 3,5 mil lojas em 2025
    Mercado

    Raia Drogasil amplia venda on-line e pode atingir 3,5 mil lojas em 2025

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia8 de outubro de 2021Nenhum comentário4 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    Raia-Drogasil-on-line
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    A RaiaDrogasil acredita que há espaço para abertura de 240 lojas ao ano nos próximos quatro ou cinco anos e focar também no on-line.

    Se mantiver esse patamar, o grupo deve chegar a cerca de 3,5 mil farmácias no fim de 2025, ainda liderando o segmento. Atualmente, são cerca de 2,4 mil lojas no país.

    “Não vejo nada hoje que impeça isso [manter o atual nível de cerca de 240 inaugurações, em média, ao ano]. Temos visto oportunidades em novos municípios pelo país que antes não eram exploradas”, diz o presidente da varejista, Marcilio Pousada

    Até o fim de novembro, a empresa abrirá quatro lojas no Acre, Amapá e Roraima, completando a presença em todos os Estados brasileiros.

    Virtual com estratégia

    A empresa ainda estuda implementar a venda, em suas lojas, de produtos dos lojistas de seu “marketplace” (shopping virtual) até o fim de 2022.

    O cliente poderá encomendar, por meio de terminais nas unidades, o produto vendido na plataforma, para entrega em casa.

    Hoje, o grupo tem cerca de 60 mil produtos disponíveis em seu marketplace e 200 vendedores.

    De acordo com o executivo, o marketplace não pode ser uma estratégia isolada na empresa.

    “Ele tem de estar ligado a nossas farmácias. Vamos atuar apenas em saúde, bem-estar e beleza. Não vamos entrar em outro negócio”.

    O grupo ainda estuda a possibilidade de vender produtos de outros lojistas que não sejam apenas complementares a sua plataforma, mas também de concorrentes, se considerar que a proposta faz sentido ao cliente

    “O Mundo Verde quer vender com a gente, então, é tudo uma questão de fazer sentido, dentro da nossa proposta, e que esteja dentro das nossas áreas fortes”.

    Rivalidadade

    Questionado se o grupo tem plano de entrar em outros marketplaces, como Mercado Livre, Magazine Luiza e Americanas, para vender os seus produtos, Pousada disse que toda oportunidade é levada em consideração, mas não sinalizou um movimento claro nessa direção agora. A rival Drogaria São Paulo está no Mercado Livre. O cliente faz o pedido, e retira nas lojas (ainda não há entrega pela plataforma).

    “Não digo que é impossível, mas eu já tenho quase 2,5 mil lojas que fazem entregas, então eu já tenho o ‘last mile’ [etapa final da entrega ao cliente]. E vamos lembrar que nós vendemos medicamentos, e há questões regulatórias e de responsabilidade nessa entrega”.

    Na visão do comando do grupo, a força logística da rede, especialmente a sua base de mais de 2 mil lojas (que funcionam como mini centros de distribuição), é uma oportunidade que estaria fora dos cálculos de analistas.

    “O mercado financeiro não está entendendo o que nós temos. Em abril de 2018, eram 1,9 mil lojas, e todas operando com o serviço ‘compre e retire’. Hoje temos ‘players’ digitais falando que têm 150 lojas que fazem isso. Nossa revolução foi acreditar que o digital depende das lojas”.

    Raia Drogasil no on-line

    De todos os produtos vendidos digitalmente, 80% das entregas ao consumidor são feitas pelas lojas do grupo.

    Ainda de acordo com o  executivo, 9% do faturamento total hoje vem do on-line, e essa taxa vem se mantendo, mesmo com a maior circulação de pessoas. Entre 2018 e 2019, representava 1,5% das vendas.

    Pousada diz que as vendas estão “normais” nos últimos meses, apesar do cenário de desaceleração do varejo, pelo fato de o setor de farmácias ser mais resiliente às crises.

    Para analistas, a expansão do comércio eletrônico pesa na rentabilidade do grupo – já que o on-line tende a ter margens menores – e há ainda o efeito do próprio aumento da competição em praças onde a rede vem tentando crescer. No Nordeste, por exemplo, a Pague Menos retomou crescimento e estaria com ações mais agressivas.

    Pousada entende que há concorrentes “acertando também” e mais capitalizados.

    No entanto, a empresa não se norteia por isso.

    Sobre margens mais pressionadas, ele prefere não detalhar números atuais, mas diz que eventuais efeitos são reflexo da construção de um plano de ecossistema digital voltado para o longo prazo.

    Fonte: Valor Econômico

    Foto: RD

    estratégia raia drogasil meta raia drogasil raia drogasil unidades raia drogasil
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    OTC: volume médio por compra cresce 5,6%

    11 de julho de 2025

    Menopausa: mercado global deve atingir US$ 30,5 bilhões em 2032

    10 de julho de 2025

    Roche Farma e Roche Diagnóstica Brasil têm novas diretoras

    10 de julho de 2025

    Protagonista na saúde acessível

    8 de julho de 2025

    Mercado farmacêutico brasileiro é o 4º mais competitivo da América Latina

    4 de julho de 2025

    Unilever ingressa na categoria de suplementos no Brasil

    1 de julho de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Saúde é autocuidado

    Saúde é autocuidado

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Essenciais para o equilíbrio

    4 de julho de 2025
    Leia mais »

    Envelhecendo com consciência

    4 de julho de 2025
    Leia mais »

    Dermatite seborreica sem tabus

    4 de julho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    MIPs nos supermercados: Abrafarma fala sobre a emenda ao PL

    11 de julho de 2025

    OTC: volume médio por compra cresce 5,6%

    11 de julho de 2025

    INTERFARMA se posiciona sobre taxação do governo americano

    11 de julho de 2025

    Farmácia: como transformar perdas em lucros e gerar performance

    11 de julho de 2025

    PL que cria Estratégia Nacional de Saúde estimula desenvolvimento da indústria farmacêutica

    11 de julho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.