Raia Drogasil cresce 15,1% em vendas em 2020, com 16,7% no 4T20

Em ano marcado pela pandemia, a empresa teve um incremento de 6,4% no EBITDA ajustado, com 23% no 4T20, e abriu 240 novas lojas

Raia Drogasil S.A. encerrou 2020 com receita bruta de R$ 21,2 bilhões, valor que representa um crescimento de 15,1% em relação a 2019.

No 4T20, o desempenho da companhia manteve ritmo acelerado encerrando o trimestre com receita 16,7% superior.

Nas lojas maduras- com mais de 3 anos em operação .

Dessa maneira, o crescimento foi de 6,0% índice 1,5 pontos percentuais acima da inflação.

Os resultados da companhia foram apresentados ao mercado na última terça-feira (9) e mostram um bom desempenho da varejista com crescimento de vendas e de resultados, mesmo em um cenário de pandemia e isolamento social.

O processo de digitalização do relacionamento com o cliente, iniciado pela RD em 2018, foi o principal fator impulsionador dos resultados no fechamento do período.

O EBITDA ajustado totalizou R$ 1.429,2 milhões, com crescimento de 6,4% no ano e de 23% no 4T20, quando apresentou uma margem de 7,3% e um ganho de margem de 0,3 ponto percentual sobre o ano anterior.

Já o lucro líquido ajustado foi de R$ 601,0 milhões no encerramento de 2020 .

Portanto, uma evolução de 2,4% no ano e de 26,7% no trimestre.

A empresa também teve  fluxo de caixa positivo livre de R$ 291,2 milhões e uma geração de caixa total de R$ 103,9 milhões.

A alavancagem foi de apenas 0,6 vezes o EBITDA, inferior à de 2019.

Por fim, a RD também obteve um incremento de market share nacional de 1,0 ponto percentual, acumulando ganhos de participação em todas as regiões do País.

Mesmo enfrentando um cenário adverso, a companhia manteve seu plano de expansão em 2020, abrindo 240 novas lojas. Com isso, a empresa  chegou à marca de 2.303 unidades, com destaques para o início das operações no estado de Rondônia e para a inauguração do seu primeiro Centro de Distribuição no Rio de Grande do Sul, em um processo nacional focado em otimizar a operação e malha logística.

Atitudes estratégicas

A RD também anunciou a aspiração de se tornar, até 2030, a empresa que mais promove hábitos saudáveis para os brasileiros.

Para isso, concebeu uma estratégia baseada, assim, em 3 pilares:

A Nova Farmácia, que combina um hub de saúde com experiência digital e multicanal, um marketplace de produtos de saúde e uma plataforma de saúde, focada na promoção de hábitos saudáveis e prevenção de doenças, que será lançada ainda em 2021.

No que diz respeito ao e-commerce, as vendas digitais da Raia Drogasil mais que quadruplicaram em 2020.

Dessa maneira, a companhia encerrou o ano com receita de R$ 1,2 bilhão no comércio online, o que corresponde a 5,9% da receita bruta total do varejo.

A saber, em 2019, o resultado do online foi de R$ 0,3 bilhão.

A empresa chegou, então, à marca de 7,9 milhões de downloads acumulados dos seus aplicativos e de 24 milhões de acessos mensais aos seus canais digitais.

Universo digital

Ainda no tocante ao universo digital, a RD ampliou, em 2020, sua plataforma de relacionamento e fidelização com o Stix, coalizão de pontos em parceria com o GPA.

Em apenas sete semanas de operação, o programa alcançou a marca de 1 milhão de cadastros.

Sendo que, no encerramento do ano, mais de 80% permaneciam ativos e com acúmulo de pontos; e 30% seguiam, assim, ativos tanto na RD quanto no GPA.

A RD também anunciou seu investimento na Healthbit, startup focada na redução do custo de saúde das empresas, por meio da promoção da saúde dos seus funcionários e da prevenção de doenças.

A aquisição faz parte da RD Ventures, plataforma de investimento em startups da RD, que também realizou aportes na na Manipulaê, marketplace de farmácias de manipulação.

E a Techfit, empresa focada no desenvolvimento de aplicativos, jornadas e conteúdos para a promoção de hábitos saudáveis.

Iniciativas contra o novo coronavírus

A Raia Drogasil desenvolveu também diversas ações para proteger e amparar funcionários, clientes e as comunidades em que atua.

Internamente, a RD adotou protocolos de proteção e distanciamento nas lojas.

Por exemplo: cobertura integral, para seus funcionários, de todas as internações relacionadas ao Covid-19; a disponibilização de teleconsultas para funcionários e seus familiares, junto ao Hospital Israelita Albert Einstein; e também a manutenção de todos os postos de trabalho e da renda líquida de todos os funcionários afastados.

Por fim, a RD também destinou R$ 25 milhões em doações a 51 hospitais que atendem gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através do Fundo Todo Cuidado Conta, para o combate à Covid-19 no interior do país.

O montante doado viabilizou a compra de mais de 100 oxímetros, 34 respiradores pulmonares, 122 camas hospitalares, entre outros itens, e equipamentos de proteção à equipe de atendimento, como mais de 360 mil máscaras, mais de 100 mil aventais e mais de 1,2 milhão de luvas.

Os resultados da ação podem ser consultados no site www.todocuidadoconta.com.br..

Raia Drogasil divulga resultados 

Fonte e foto: Raia Drogasil

 

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário