Raia Drogasil cresce 15,1% em vendas em 2020, com 16,7% no 4T20

Em ano marcado pela pandemia, a empresa teve um incremento de 6,4% no EBITDA ajustado, com 23% no 4T20, e abriu 240 novas lojas

Raia Drogasil S.A. encerrou 2020 com receita bruta de R$ 21,2 bilhões, valor que representa um crescimento de 15,1% em relação a 2019.

No 4T20, o desempenho da companhia manteve ritmo acelerado encerrando o trimestre com receita 16,7% superior.

Nas lojas maduras- com mais de 3 anos em operação .

Dessa maneira, o crescimento foi de 6,0% índice 1,5 pontos percentuais acima da inflação.

Os resultados da companhia foram apresentados ao mercado na última terça-feira (9) e mostram um bom desempenho da varejista com crescimento de vendas e de resultados, mesmo em um cenário de pandemia e isolamento social.

O processo de digitalização do relacionamento com o cliente, iniciado pela RD em 2018, foi o principal fator impulsionador dos resultados no fechamento do período.

O EBITDA ajustado totalizou R$ 1.429,2 milhões, com crescimento de 6,4% no ano e de 23% no 4T20, quando apresentou uma margem de 7,3% e um ganho de margem de 0,3 ponto percentual sobre o ano anterior.

Já o lucro líquido ajustado foi de R$ 601,0 milhões no encerramento de 2020 .

Portanto, uma evolução de 2,4% no ano e de 26,7% no trimestre.

A empresa também teve  fluxo de caixa positivo livre de R$ 291,2 milhões e uma geração de caixa total de R$ 103,9 milhões.

A alavancagem foi de apenas 0,6 vezes o EBITDA, inferior à de 2019.

Por fim, a RD também obteve um incremento de market share nacional de 1,0 ponto percentual, acumulando ganhos de participação em todas as regiões do País.

Mesmo enfrentando um cenário adverso, a companhia manteve seu plano de expansão em 2020, abrindo 240 novas lojas. Com isso, a empresa  chegou à marca de 2.303 unidades, com destaques para o início das operações no estado de Rondônia e para a inauguração do seu primeiro Centro de Distribuição no Rio de Grande do Sul, em um processo nacional focado em otimizar a operação e malha logística.

Atitudes estratégicas

A RD também anunciou a aspiração de se tornar, até 2030, a empresa que mais promove hábitos saudáveis para os brasileiros.

Para isso, concebeu uma estratégia baseada, assim, em 3 pilares:

A Nova Farmácia, que combina um hub de saúde com experiência digital e multicanal, um marketplace de produtos de saúde e uma plataforma de saúde, focada na promoção de hábitos saudáveis e prevenção de doenças, que será lançada ainda em 2021.

No que diz respeito ao e-commerce, as vendas digitais da Raia Drogasil mais que quadruplicaram em 2020.

Dessa maneira, a companhia encerrou o ano com receita de R$ 1,2 bilhão no comércio online, o que corresponde a 5,9% da receita bruta total do varejo.

A saber, em 2019, o resultado do online foi de R$ 0,3 bilhão.

A empresa chegou, então, à marca de 7,9 milhões de downloads acumulados dos seus aplicativos e de 24 milhões de acessos mensais aos seus canais digitais.

Universo digital

Ainda no tocante ao universo digital, a RD ampliou, em 2020, sua plataforma de relacionamento e fidelização com o Stix, coalizão de pontos em parceria com o GPA.

Em apenas sete semanas de operação, o programa alcançou a marca de 1 milhão de cadastros.

Sendo que, no encerramento do ano, mais de 80% permaneciam ativos e com acúmulo de pontos; e 30% seguiam, assim, ativos tanto na RD quanto no GPA.

A RD também anunciou seu investimento na Healthbit, startup focada na redução do custo de saúde das empresas, por meio da promoção da saúde dos seus funcionários e da prevenção de doenças.

A aquisição faz parte da RD Ventures, plataforma de investimento em startups da RD, que também realizou aportes na na Manipulaê, marketplace de farmácias de manipulação.

E a Techfit, empresa focada no desenvolvimento de aplicativos, jornadas e conteúdos para a promoção de hábitos saudáveis.

Iniciativas contra o novo coronavírus

A Raia Drogasil desenvolveu também diversas ações para proteger e amparar funcionários, clientes e as comunidades em que atua.

Internamente, a RD adotou protocolos de proteção e distanciamento nas lojas.

Por exemplo: cobertura integral, para seus funcionários, de todas as internações relacionadas ao Covid-19; a disponibilização de teleconsultas para funcionários e seus familiares, junto ao Hospital Israelita Albert Einstein; e também a manutenção de todos os postos de trabalho e da renda líquida de todos os funcionários afastados.

Por fim, a RD também destinou R$ 25 milhões em doações a 51 hospitais que atendem gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através do Fundo Todo Cuidado Conta, para o combate à Covid-19 no interior do país.

O montante doado viabilizou a compra de mais de 100 oxímetros, 34 respiradores pulmonares, 122 camas hospitalares, entre outros itens, e equipamentos de proteção à equipe de atendimento, como mais de 360 mil máscaras, mais de 100 mil aventais e mais de 1,2 milhão de luvas.

Os resultados da ação podem ser consultados no site www.todocuidadoconta.com.br..

Raia Drogasil divulga resultados 

Fonte e foto: Raia Drogasil

 

Deixe um comentário