O grupo RD (Raia Drogasil) contabilizou, no primeiro trimestre de 2019, lucro líquido de R$ 93,9 milhões, queda de 14,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando tinha registrado R$ 109,5 milhões. Já receita líquida de bens e serviços, na mesma base, avançou 15,1%, passando de R$ 3,43 bilhões para R$ 3,95 bilhões. Os números seguem a norma contábil IFRS 16.
No período, foram fechadas 14 lojas, das quais quatro se encontravam em processo de maturação e que representam erros de abertura normais para uma expansão em larga escala. Cinco foram lojas maduras, resultado da otimização do portfólio, com expectativa positiva de retorno associada à relocação e cinco foram lojas Farmasil, que não puderam ser convertidas para o novo formato, com maior área de vendas. Contudo, a participação de mercado nacional da Raia Drogasil atingiu 12,7% no trimestre, um incremento de 1,1 ponto percentual quando comparado ao mesmo período do ano anterior. São Paulo foi o principal destaque, com participação de 24,4% e um ganho de 1,0 ponto percentual.
Os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) foram destaque do trimestre na Raia Drogasil, com crescimento de 17,7% e ganho de 0,5 ponto percentual de participação no mix de vendas. Já os itens de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) cresceram 14,1% no trimestre, perdendo 0,1 ponto percentual de participação no sortimento de vendas; os Genéricos cresceram 13,6%, perdendo 0,1 ponto percentual no mix; e os Medicamentos de Marca obtiveram um incremento de 13,4% e perderam 0,4 ponto percentual no mix de vendas.
Alguns resultados da Raia Drogasil no primeiro trimestre
› Lojas: 1.873 unidades em operação (abertura de 62 lojas e 14 encerramentos)
› Market share (varejo): aumento de 1,1 ponto percentual, com ganho de 1,0 em São Paulo
› Receita bruta: R$ 4,2 bilhões, crescimento de 15,3% (1,9% para lojas maduras no varejo)
› Margem bruta: 28,0% da receita bruta, uma retração de 0,5 ponto percentual
› EBITDA: R$ 270,1 milhões, margem de 6,5%, uma retração de 1,1 ponto percentual
› Lucro Líquido: R$ 105,5 milhões, margem líquida de 2,5%
› Fluxo de caixa: caixa livre negativo de R$ 210,5 milhões, consumo total de R$ 202,9 milhões
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: divulgação
Lucro líquido da Hypera cresce 7,1% no primeiro trimestre