fbpx

RaiaDrogasil ultrapassa a marca de 300 mil testes de detecção de Covid-19

Os testes contribuem para o mapeamento do status imunológico da população

A RD – RaiaDrogasil alcançou em agosto a marca de mais de 300 mil testes de detecção de Covid-19 realizados em todo o País. Ao todo, o procedimento já está sendo comercializado em mais de 800 lojas das redes Droga Raia e Drogasil em 213 cidades e 22 estados.

Esses números acompanham o movimento nacional de maior conscientização sobre a importância dos testes e dos cuidados na prevenção. Dados da Pnad Covid, divulgada no dia 20 de agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  mostram que cerca de 13,3 milhões de brasileiros já realizaram algum tipo de teste para diagnosticar a covid-19 até julho.

Desde que iniciou as vendas, em junho, a RD tem registrado um crescimento exponencial na procura pelos testes. Prova disso é que até o dia 21 de junho, a empresa realizou quase de 32 mil exames. Um mês depois, esse número cresceu cinco vezes, subindo para mais de 157 mil, e, em agosto, ultrapassou a marca dos 300 mil, um incremento de mais de 90% se comparado ao mês anterior. Os testes rápidos, como orienta a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), têm um importante papel no mapeamento do status imunológico de uma população, assim, contribuindo de forma positiva para a mitigação do vírus.

O teste disponível nas farmácias da RD identifica se o paciente é reagente para IgG (memória imunológica) e IgM (infecção ativa/atual). Fabricado pela Eco Diagnóstica, o procedimento custa R$ 140,00 e foi aprovado pela Anvisa.

Como o teste é feito?

Para fazer o teste, o consumidor precisa, antes, agendá-lo pelos sites da Droga Raia ou Drogasil. Desse modo, a RD quer evitar aglomerações nas lojas e garantir a segurança de clientes e funcionários.

O procedimento  fica pronto em cerca de 20 minutos e é realizado por um farmacêutico em uma sala privativa e com a adoção de todos os protocolos de segurança. Antes do exame, o paciente passa por uma rápida entrevista para que o profissional de saúde entenda melhor suas condições e seus sintomas. Os casos positivos são notificados ao Ministério da Saúde e o sigilo dos dados pessoais do paciente é mantido, de acordo com as determinações legais.

Foto: RD-RaiaDrogasil

Fonte: RD-RaiaDrogasil

Deixe um comentário