A rede Drogal, que já soma 180 unidades distribuídas em 75 cidades do interior do estado de São Paulo, completa 85 anos em 2020. “Celebramos essa data com objetivos muito claros: crescer com inovação e qualidade. A projeção para este ano é a abertura de 20 novas filiais e atingir o número de 85 cidades do estado de São Paulo. De janeiro a junho, já foram inauguradas sete unidades (Araçoiaba da Serra, Conchal, Avaré, Paulínia, Itatiba e duas lojas em Indaiatuba). Temos um grande desafio para os próximos meses. Mesmo diante do novo cenário desenhado por conta da pandemia da Covid-19, as aberturas continuarão ocorrendo, considerando estudos de viabilidade em cada cidade”, pontuou o diretor administrativo, Marcelo Cançado.
A rede já disponibilizava o serviço de entrega a domicílio antes da pandemia, através do Disk Drogal, que teve início na década de 90, passando por aperfeiçoamentos ao longo dos anos. “Hoje, com a orientação do isolamento social como forma de prevenção ao Coronavírus, a procura por esse serviço aumentou consideravelmente. Disponível em todas as cidades com unidades da rede Drogal, em média, o crescimento por pedidos de entrega em domicílio cresceu 300% entre os meses de março e junho. Contudo, há que se ressaltar que mesmo antes do período de pandemia da Covid-19, esse serviço já vinha registrando indicadores crescentes, reforçando uma tendência mundial do varejo, na qual o cliente busca facilidade, com maior confiança neste tipo de entrega”, contou o executivo.
Pandemia: mudança no layout das lojas da rede Drogal
Contudo, a pandemia trouxe mudanças nas lojas da rede visando proteger os clientes e os colaboradores. “O layout interno, tanto a linha de atendimento quanto os caixas, foi redesenhado a fim de se manter um distanciamento seguro, bem como evitar filas e o contato interpessoal. Também disponibilizamos em algumas filiais o self checkout, novos modelos estações de pagamento como display para auto-atendimento (sem contato com o atendente) e validação das contas por meio de carteiras digitais (qrCode). Além disso, todas as equipes passaram a utilizar os equipamentos proteção individual indicados pelos órgãos mundiais de saúde. Entendemos que a principal mudança nas lojas foi a conscientização das equipes sobre a importância de cada um neste momento tão complexo, levando aos clientes informações técnicas, bem como atendendo com calma e mostrando, por meio de exemplos, as principais medidas preventivas”, pontuou Cançado.
Farmácias clínicas
A rede Drogal já disponibiliza serviços clínicos desde 2016, quando teve início o Momento Saúde, serviço de salas clínicas, focado na qualidade de atendimento e em benefícios para os clientes. “O que era uma tendência, hoje realmente é um serviço consolidado e de suma importância para o modelo de saúde brasileiro. Toda a metodologia e os procedimentos seguem protocolos descritos na legislação da atuação farmacêutica. Os eixos prioritários são as doenças relacionadas à Síndrome Metabólica (hipertensão, diabetes e colesterol), complementados por programas para a redução de peso e controle do tabagismo. Atualmente em funcionamento em 20 unidades da rede Drogal, o serviço conta com uma sala especial e estruturada, na qual o farmacêutico realiza os atendimentos de acompanhamento, assim, ajudando os clientes na adesão ao tratamento prescrito pelo médico. Todas as informações são inseridas em um sistema que pode ser acessado via computador, tablet e celular, o que facilita o compartilhamento das informações com os médicos. A atenção farmacêutica é realidade em muitos países, com resultados eficientes, pontuou o executivo. Além do Momento Saúde, em cinco unidades a rede possui o serviço de aplicação de vacinas. São 17 tipos de vacinas, incluindo a quadrivalente, preventiva contra a gripe. Além disso, em todas as unidades da rede Drogal já são oferecidos serviços farmacêuticos como aferição de pressão arterial, de glicemia capilar e aplicação de injetáveis”, contou.
Busca por produtos mais naturais
Na entrevista exclusiva ao Portal Guia da Farmácia, Cançado também falou sobre a mudança de comportamento do shopper. “O consumidor atual, de todos os segmentos, está cada dia mais exigente. Ele quer novidades, rapidez, custo benefício e, principalmente, está preocupado com o bem-estar interior e exterior. Estamos percebendo um aumento na procura por produtos mais ‘naturais’, principalmente na linha de estética com composições menos agressivas. A partir desta semana, já estamos comercializando linhas especiais como Flores & Vegetais, Love Beauty & Planet, Herbal Essences, além de diversos produtos adaptados de cada marca como Lux, Johnson’s e Dove”, disse.
Digitalização do consumidor Drogal
Para acompanhar a digitalização do consumidor, a rede lançou uma plataforma de e-commerce em 2018. “Com mais de 14 mil itens, a compra por meio de canais on-line atende uma demanda em crescente aumento. O movimento do e-commerce da rede Drogal registra indicadores positivos, comprovando que os clientes vivem a era digital em seu dia a dia. As entregas para todo o Brasil ampliaram fronteiras, assim, levando a rede Drogal para além do estado de São Paulo. Mais recentemente, o pagamento por meio das carteiras digitais (leitura de código QR), sem o uso de cartão ou dinheiro físico, também passou a ser uma opção para nossos clientes. A iniciativa atende às orientações de prevenção ao Coronavírus, uma vez que elimina o contato entre cliente e operadores de caixa. O QR Code (quick response code – código de resposta rápida, em português) é como um leitor de código de barras. Pode ser lido por qualquer celular com câmera e conexão à internet. Na rede Drogal, até o momento, são aceitas as carteiras digitais do Mercado Pago, Iti Itaú e Picpay”, contou Cançado.
A facilidade possibilita, por exemplo, que os clientes da rede usem o Auxílio Emergencial do Governo Federal por meio das carteiras digitais Picpay e Mercado Pago. Além disso, também visando facilitar a rotina dos clientes, a rede Drogal aceita receitas médicas digitais. “Por meio da plataforma Health Tech Memed, o cliente recebe a receita digital prescrita pelo médico direto no celular (por aplicativo ou SMS). Ao apresentá-la no balcão, o farmacêutico confere se a receita está assinada digitalmente, ou seja, se apresenta certificado digital no padrão ICP Brasil – exigido pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O sistema permite que o médico emita a receita digitalmente, assim, não sendo necessário que o paciente se desloque para receber o documento em mãos”, explicou Cançado.
Fonte: Guia da Farmácia
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