Reajuste anual de medicamentos para 2022 entra em vigor hoje

As indústrias precisam apresentar os relatórios de comercialização de seus produtos e submeter os preços atualizados no Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos (SAMMED), informando o preço teto

Foi divulgada ontem (31/3), no Diário Oficial da União (Edição Extra), a Resolução CM-CMED Nº 1 que permite, às indústrias, o reajuste anual de medicamentos para 2022, que passa a valer a partir de hoje, 1 de abril.

Aprovados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), para este ano, os índice serão os seguintes, conforme o nível (I, II ou III) de enquadramento do medicamento:

  • Nível I – 10,89%
  • Nível II – 10,89%
  • Nível III – 10,89%

Apesar do reajuste entrar em vigor a partir de hoje, as indústrias precisam apresentar os relatórios de comercialização de seus produtos e submeter os preços atualizados no Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos (SAMMED), informando o preço teto.

Após esse processo, o preço de comercialização no mercado é repassado através de revistas especializadas, como o Guia da Farmácia.

Entre em contato pelo nosso Whatsapp!

O teto do aumento autorizado para 2021 é superior ao do ano passado, que foi de 10,08%, a depender do tipo de medicamento.

Reajuste é diferente entre as classes de medicamentos

Em primeiro lugar, o Nível 1 é categoria com maior participação de genéricos (genéricos têm faturamento igual ou superior a 20%) e, portanto, um teto mais alto de reajuste.

Em segundo lugar, o Nível 2, com partição média de genéricos (representam entre 15% e 20% do faturamento), tem um teto de reajuste médio.

Por fim, o Nível 3 é a categoria com menor participação de genéricos (inferior a 15% do faturamento) e, portanto, com menor concorrência de mercado e mais baixo índice de reajuste.

Porém, este ano os 3 níveis tiveram o mesmo aumento. 

Clique aqui para mais informações

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário

Abrir o chat
Fale com o Guia da Farmácia!
Fale com o Guia da Farmácia!