A Rede d1000, que reúne as bandeiras Drogasmil, Farmalife, Drogarias Tamoio e Drogaria Rosário, manteve sua trajetória de crescimento em 2024, superando o desempenho do mercado e da ABRAFARMA. Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa superou em pelo menos duas vezes o crescimento médio do setor e em 60% a Abrafarma.
No ano passado, a rede reconhecida como a empresa mais eficiente do varejo farmacêutico no Ranking IBEVAR-FIA, prêmio conquistado pelo segundo ano consecutivo. A companhia também se destacou ao conquistar o 3º lugar na Pesquisa Advantage, que avalia a percepção da indústria sobre os principais players do setor.
Segundo a empresa, o crescimento se refletiu diretamente no desempenho financeiro, que encerrou 2024 com 276 lojas, superando o guidance de inaugurações e reformas. A Receita Bruta atingiu R$ 2,2 bilhões, o que representa um avanço de 20,3% em relação a 2023 – um crescimento consideravelmente superior ao do mercado, que foi de 12,7%, e ao da Abrafarma, que foi de 14,2%.
Uma das principais forças desse desempenho foi a estratégia omnichannel, que resultou em um aumento expressivo de 227,4% no e-commerce da empresa. A integração tecnológica, novas modalidades de entrega e a aprimoramento da experiência digital do consumidor impulsionaram o crescimento das vendas não presenciais, que passaram a representar 6,8% da receita total, um aumento de 2,1 p.p. em relação ao ano anterior.
Outros fatores de crescimento
O uso estratégico de CRM também foi um fator relevante para o desempenho da Rede d1000, que viu sua receita identificada alcançar 94,8%, ampliando o conhecimento de seus clientes e respectivos hábitos de compra. O índice de satisfação, medido pelo NPS (Net Promoter Score), atingiu 79,7 pontos.
Além disso, a Companhia investiu mais de R$ 40 milhões em estoques de medicamentos de marca (RX), aumentando sua participação nesse segmento de 40,6% para 43,3%.
Outro destaque foi o crescimento das marcas exclusivas da rede, que geraram R$ 115,4 milhões em vendas, um aumento de 24,2%. Essa categoria representou 10,9% das vendas no autosserviço, consolidando sua importância na estratégia de diferenciação e fidelização da base de clientes.
O avanço nas vendas e a diluição das despesas geraram um impacto positivo nas margens da Companhia. A Margem de Contribuição subiu para R$ 196,1 milhões, uma alta de 24,2% em relação a 2023. O EBITDA também cresceu 35,5%, atingindo R$ 82,2 milhões, enquanto o Lucro Líquido alcançou R$ 36,4 milhões, um aumento de 59,5%.
“Encerramos 2024 confiantes na robustez do nosso modelo de negócios e na capacidade de execução da Companhia. Sabemos que teremos um ano de 2025 mais desafiador, com inflação maior do que a observada nos últimos anos e um menor reajuste de preços (CMED). Seguiremos firmes no propósito de crescimento sustentável, impulsionando inovação, eficiência e proximidade com nossos clientes”, analisa Sammy Birmarcker, CEO da Rede d1000.
Capital humano
Em 2024, a Rede d1000 ampliou sua presença no mercado ao abrir 40 novas lojas, criando mais de 500 novos postos de trabalho. Boa parte dessas vagas foram preenchidas por colaboradores internos, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento e valorização de seu time. Atualmente, a Companhia conta com aproximadamente 4.200 colaboradores.
A digitalização dos processos internos também vai avançar, com a implementação do projeto Conecta+, uma iniciativa de transformação digital que visa agilizar e modernizar as operações internas, oferecendo mais eficiência e melhor experiência para os colaboradores ao longo de sua jornada na Companhia.
ESG
A Rede d1000 seguiu seu compromisso com as práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) em 2024.
A parceria com o UNICEF foi ampliada, alcançando R$ 14 milhões em doações acumuladas desde 2019 por meio do Instituto Profarma. Esses recursos beneficiaram mais de 270 mil pessoas em comunidades carentes nos estados do Rio de Janeiro, Distrito Federal e Mato Grosso, com projetos voltados à saúde, empregabilidade e formação profissional.
Além disso, a empresa avançou em suas ações sustentáveis, conseguindo reduzir em 9% o consumo de sacolas plásticas em suas lojas, demonstrando seu compromisso com a responsabilidade ambiental.
Perspectivas para 2025
A Rede d1000 se mantém confiante em sua capacidade de continuar crescendo, mesmo diante de um cenário econômico desafiador.
A empresa seguirá investindo em inovação, eficiência operacional e proximidade com seus clientes para sustentar seu crescimento sustentável. O projeto de expansão da Companhia, que gera retornos marginais de até 30% na maturidade, é um dos pilares de sua estratégia para este ano.
Fonte e foto: Rede d1000
Leia mais
Vendas do varejo farmacêutico atingem R$ 158,4 bilhões em 2024