A Rede de Farmácias São João passa a comercializar a partir deste semestre o medicamento Wegovy da farmacêutica Novo Nordisk. A injeção, aplicada semanalmente, possui o princípio ativo semaglutida. No Brasil, o Wegovy é o primeiro aprovado pela Anvisa para o tratamento da obesidade e sobrepeso de adultos e adolescentes a partir dos 12 anos de idade.
A ação do Wegovy está baseada no papel que a semaglutida faz no organismo, simulando a mesma ação do hormônio GLP-1, que é um hormônio que temos naturalmente no nosso corpo que regula o apetite. Dessa forma, o medicamento sinaliza ao cérebro uma sensação de saciedade prolongada.
Doença prevalente
Para Nicole de Lima, coordenadora de Suporte Farmacêutico da Rede de Farmácias São João, a chegada do medicamento é mais um avanço para o tratamento de uma doença cada vez mais prevalente. “A obesidade é uma doença crônica complexa e um fator de risco importante para o desenvolvimento de outras condições clínicas. Vivemos um cenário onde mais de um bilhão de pessoas tem obesidade no mundo. Os novos medicamentos, como o Wegovy, vieram como alternativa para o tratamento dessa condição em situações específicas. Porém, vale ressaltar, que precisam ser somadas as mudanças de hábitos, como alimentação e exercícios físicos regulares. “
Cuidados necessários
A farmacêutica alerta para os cuidados que são necessários no uso do medicamento. “O Wegovy é um medicamento injetável, que deve ser utilizado apenas mediante avaliação e prescrição médica. Visto que, existem requisitos que precisam ser verificados para que a pessoa faça o uso do medicamento com segurança. Assim como qualquer outro medicamento, ele tem chances de ocorrência de eventos adversos durante seu uso. Além disso, populações especiais, tais como: idosos, gestantes, lactantes, pacientes com problemas renais ou hepáticos, precisam de avaliação mais rigorosa do risco-benefício do uso. O uso isolado do medicamento não será efetivo para o tratamento da obesidade ou sobrepeso. A mudança no estilo de vida é crucial para a obtenção dos resultados esperados e principalmente para a manutenção deles.”
O que é Wegovy e para que serve?
O Wegovy é um medicamento considerado como um “irmão” do Ozempic por ter o mesmo princípio ativo: a semaglutida. O que os diferencia são as concentrações nas canetas preenchidas. O Wegovy tem apresentações em concentração de até 2,4 mg de semaglutida por dose. O Ozempic tem concentrações menores, a máxima vai a 1,34 mg por dose.
A semaglutida é uma molécula análoga ao GLP-1 que promove uma sensação de saciedade prolongada. O componente atua diretamente na secreção de insulina pelo pâncreas, ajudando a regular o nível de glicemia.
A obesidade
Esta é uma doença que pode começar na infância ou adolescência, sendo que até 90% dos adolescentes com obesidade podem continuar convivendo com a doença na idade adulta. A obesidade leva a um risco maior de desenvolvimento de problemas de saúde graves relacionados ao peso. De acordo com o ‘Atlas Mundial da Obesidade 2023’, o Brasil pode chegar a 7,7 milhões de crianças com obesidade até 2030.
Como utilizar o Wegovy?
O Wegovy tem a mesma substância e forma de aplicação do Ozempic. O fármaco é utilizado por meio de uma caneta injetora uma vez por semana. Estudos clínicos revelaram perda expressiva e consistente de peso (pacientes perderam, em média, 17% do peso corporal), além de uma maior proteção contra diabetes e doenças cardiovasculares, em decorrência do controle do peso.
A nova indicação foi baseada em estudo que demonstrou redução de 16,1% no índice de massa corporal em jovens com obesidade e que tomaram o remédio.
Qual o preço do Wegovy no Brasil?
De acordo com a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), o preço máximo ao consumidor (considerando as diferentes alíquotas de impostos praticadas no Brasil) do Wegovy, pode variar de R$ 1.038,75 a R$ 2.634,04, dependendo da versão do produto, que pode mudar conforme apresentação do medicamento e impostos estaduais.
Diferença entre Wegovy e Ozempic?
O Ozempic, medicamento da Novo Nordisk para o tratamento de diabetes tipo 2, também é composto por semaglutida, mas em concentração menor (1,34 mg por dose) do que o Wegovy (2,4 mg por dose). O componente atua diretamente na secreção de insulina pelo pâncreas, ajudando a regular o nível de glicemia, mas, por levar a uma maior saciedade, o Ozempic também tem sido utilizado “off label” para o emagrecimento.
Fonte e foto: Rede São João
Leia mais:
Qual é a diferença entre Wegovy, Ozempic, Mounjaro e Rybelsus?