A rede de farmácias São João, que já conta com 815 lojas, investe em farmácias clínicas e segue em crescimento acelerado.
Ainda em 2020, a rede fez parceria com o Sistema Único de Sáude (SUS) na vacinação contra a gripe, para reduzir a chance de pessoas saudáveis ficarem na fila das unidades de saúde, onde outras pessoas contaminadas estavam sendo atendidas, um formato que tem sido exemplo de parceria público-privada.
Confira a entrevista exclusiva do Coordenador de Serviços Farmacêuticos da Rede de Farmácias São João, Roberto Canquerini, para o portal Guia da Farmácia.
Guia da Farmácia • De que forma a Covid-19 acelerou as farmácias para a prestação de serviços?
Roberto Canquerini • A Covid-19 acelerou de maneira exponencial a prestação de serviços dentro de farmácias. À medida que a pandemia foi avançando no mundo, os países foram implementando uma ampla e progressiva gama de respostas para minimizar seus impactos. Desta forma, o varejo farmacêutico teve suas ações organizadas para a colaboração com o restante do sistema de saúde, reduzindo a sobrecarga das unidades de urgência e emergência, bem como o risco de contaminação daqueles que as procuram.
O varejo farmacêutico então voltou sua atenção de forma especial para a oferta de serviços. O próprio farmacêutico assumiu o seu papel no front de batalha contra a pandemia, resgatando com ênfase o papel clínico de outrora da profissão. Neste curto espaço de tempo as farmácias têm trabalhado para aperfeiçoar o sistema de gestão das suas salas de serviços farmacêuticos (ou consultórios farmacêuticos), com ampliação dos espaços, investimento em treinamentos e busca por novidades no mercado para ofertar melhores serviços para a população.
Guia • Algumas farmácias pelo Brasil passaram a oferecer serviços de testes rápidos e de vacinação. Qual a importância do canal farma de se envolver em projetos como esses?
Canquerini • O envolvimento do canal farma no contexto da atenção primária em saúde é de fundamental importância. As farmácias, pela sua capilaridade e distribuição geográfica, e o farmacêutico, pela sua competência e disponibilidade, representam frequentemente a primeira possibilidade de acesso da população ao cuidado em saúde. Somado a isto o fato de que as unidades de saúde, especialmente no contexto da pandemia, estão com suas estruturas sobrecarregadas e com defasagem de profissionais de saúde. Antes mesmo da pandemia já tínhamos essa realidade no Brasil e a necessidade de a rede privada atuar como complementar à rede pública.
Quando oferecemos o teste rápido de rastreamento de antígeno da Covid-19 dentro da farmácia, começamos identificar e encaminhar para assistência médica de forma precoce o paciente contaminado, contribuindo para a redução da transmissão entre as pessoas. Da mesma forma, a oferta do serviço de vacinação em farmácias ajuda a aumentar a capilaridade deste serviço e consequentemente o importante aumento da cobertura vacinal na população. Esse papel de colaboração entre a rede privada de farmácias e o sistema público de saúde ajudam a promover e recuperar a saúde da população de forma suplementar.
Guia • Como as farmácias da rede São João tem avançado em testes e vacinas, seja da gripe ou Covid-19?
Canquerini • Na São João, ampliamos o número de salas e atualmente contamos com mais de 600 filiais com espaços de consultórios farmacêuticos. Esse número teve um crescimento significativo no último ano, devido à pandemia. Da mesma forma, no intervalo de um ano, a São João saltou de 4 para 75 salas de vacinas na rede, sendo atualmente uma das maiores redes de vacinação do Brasil. Algumas filiais, hoje possuem até três salas de serviços, uma dedicada para vacinas, outra para testes de Covid-19 e uma terceira para os demais serviços farmacêuticos.
A São João também está sendo parceira da rede pública, através de convênios como por exemplo com as prefeituras de Porto Alegre/RS e Viamão/RS, oferecendo seus espaços e sua mão de obra qualificada de farmacêuticos para a vacinação contra Covid-19. Essa parceria ajuda a acelerar a vacinação e a evitar aglomerações nos postos de saúde, proporcionando que as pessoas não fiquem muito tempo paradas nas filas.
Guia • Como a São João tem capacitado os farmacêuticos para que passem a oferecer serviços de imunização e testes? É preciso algum treinamento específico? Que tipo de benefícios a farmácia têm para esse serviço, em relação a (Fluxo de pessoas, Imagem da loja, etc):
Canquerini • Nosso sistema de capacitação de farmacêuticos é muito intenso e mesmo com a pandemia mantivemos treinamentos no formato presencial e ainda acrescentamos os treinamentos on-line de caráter complementar. Além disso, oferecemos suporte diário remoto a todas as filiais, com grupos de farmacêuticos on-line para orientação a todas as dúvidas que surjam quando estão no atendimento aos clientes. Isso dá mais segurança para os farmacêuticos prestarem um serviço de qualidade.
A São João investe muito em treinamentos, destina uma grande carga horária para capacitação inicial, de reciclagem, além de grupo de estudos científicos formado por farmacêuticos com mestrado e doutorado que atuam na empresa, onde são discutidos os casos clínicos dos pacientes atendidos. Discutimos também a conduta clínica, como fazer encaminhamentos para assistência médica, trocamos artigos científicos, fizemos pesquisas em órgãos governamentais do mundo inteiro e trazemos para discussão dos nossos farmacêuticos.
Neste momento estamos estudando especialmente as novas variantes da Covid-19, pois sabemos das possibilidades de o problema refletir mais adiante no Brasil e precisamos ter os farmacêuticos preparados para prestarem orientações corretas e atualizadas para os clientes. Para cada serviço que realizamos existe uma capacitação específica, como por exemplo de imunização, que exige uma habilitação especial reconhecida pelo Conselho Federal de Farmácia, e para os testes da Covid-19.
Sabemos que o varejo farmacêutico passa por uma transformação no mundo todo e que o diferencial não está na venda dos produtos, mas sim na qualidade dos serviços farmacêuticos prestados dentro das nossas filiais. Isso é o que hoje permite criar e aperfeiçoar a jornada de experiência do cliente que frequenta a nossa empresa.
Temos uma equipe permanentemente olhando para fora do Brasil, observando o que podemos trazer de novidades para os clientes da São João. Vivemos uma transformação do papel do farmacêutico que atua conosco, aquele profissional que deixa de exercer apenas atividades burocráticas, como lançar receitas no sistema de medicamentos controlados, e passa a aplicar suas habilidades clínicas na relação farmacêutico-paciente. Esse é o diferencial na vida dos nossos clientes, o que vai impactar e melhorar a qualidade de vida deles.
Guia • Esse tipo de serviço para a farmácia deve se tornar uma tendência?
Canquerini • Já estamos vivendo essa tendência há pelo menos cinco anos. A regulamentação ocorreu em 2014, pela Lei 13.021/14 que transformou as farmácias em unidades de prestação de assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva, ou seja, um estabelecimento de saúde. A partir daí iniciou uma corrida das empresas para ampliar o número de salas de serviços, capacitar farmacêuticos e compreender a oferta de serviços farmacêuticos como uma unidade de negócios. Agora estamos no estágio de aperfeiçoar o serviço, ampliando e proporcionando uma experiência diferenciada para o cliente. Isso impacta diretamente na qualidade de vida, proteção, promoção e recuperação da saúde do cliente que nos procura.
Guia • No Brasil, as farmácias costumam ter tamanho reduzido. Esse formato pode inviabilizar projetos como esses ou é possível adaptar?
Canquerini • O formato reduzido dificulta a oferta de serviços com o conforto necessário para o cliente, então é importante sim investir em estrutura adequada. As empresas já estão contemplando em seus novos projetos de expansão uma estrutura arquitetônica com sala confortável e que consiga receber o cliente e eventualmente um acompanhante para uma consulta com o farmacêutico.
Existe também uma legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que precisa ser respeitada com relação ao espaço físico. Então quando a farmácia tem um tamanho reduzido, isso dificulta e até impede de ter uma sala adequada para oferta de todos os serviços farmacêuticos. As novas filiais da São João já estão sendo construídas com espaços maiores que garantam uma experiência diferenciada aos clientes e atendam a legislação vigente, e ainda, possam atender futuros serviços que possam ser oferecidos.
Guia • Alguns gestores de farmácia têm receio sobre colocar a equipe em risco ao prestar esse tipo de serviço de testes de Covid. Quais os procedimentos para garantir a segurança?
Canquerini • Essa situação está bem esclarecida nas resoluções da Anvisa que permitem esse serviço de maneira segura, não só para o farmacêutico que faz os testes, mas para todos os demais colegas que atuam dentro da filial. A adaptação dos espaços com exaustor para fluxo negativo de ar e o uso correto dos EPIs (equipamentos de proteção individual) fazem parte da estratégia de proteção e segurança dos colaboradores. Sempre temos a preocupação com o risco, mas podemos dizer que os farmacêuticos estão bem protegidos com todas as medidas adotadas. Nosso propósito é garantir que quando o cliente pensar em saúde, possa encontrar tudo que precisa dentro das nossas farmácias, e isso inclui segurança do nosso time na oferta dos serviços farmacêuticos.
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Fonte: Guia da Farmácia
Fotos: Farmácias São João
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