Rede Drogal concentra investimentos na digitalização das farmácias

Foi pensando no conforto, segurança e praticidade que a Rede Drogal, interligou suas plataformas online e offline

Com sede em Piracicaba (SP) e abrangência nacional por meio do seu e-commerce, a rede de farmácias Drogal tem 86 anos e objetivos muito claros: crescer com respeito aos clientes, inovação e qualidade. “Essa marca tem como base projetos arrojados, alicerçados em pesquisas de mercado para manter a Rede Drogal atualizada, sempre em busca de melhorias nos seus processos, postura empresarial ética e transparente. Nos bastidores existe a contribuição de uma equipe altamente alinhada às tendências, novidades do mercado farmacêutico e empenhada na missão de ser uma rede de promoção da saúde.  Desde nossa criação, em 1935, tratamos com extrema excelência a missão de cuidar da saúde dos nossos clientes, alicerçada em valores como honestidade, respeito e responsabilidade”, conta o diretor administrativo da Rede Drogal, Marcelo Cançado.

loja-Drogal-digitalização

Hoje comandada pelas terceira e quarta gerações da Família Cançado, a rede se consolida no mercado com dados expressivos: 4.600 colaboradores, 1.500 empresas conveniadas e dois milhões de clientes atendidos, em média, por mês. “Nosso e-commerce possui mais de 14 mil itens de marcas renomadas, preços diferenciados e entregas em todo o país. Recém-inaugurado em um espaço de 10 mil metros quadrados, o novo Centro de Distribuição tem capacidade de armazenamento de 17 milhões de itens. Atualmente, são 226 unidades localizadas em 92 cidades do estado de São Paulo”, conta Cançado.

A tradição dos quase 90 anos de atuação no segmento farmacêutico e o olhar permanente para o futuro impulsionam a rede que acredita que o ambiente digital é a nova realidade. “Pensando no conforto, segurança e praticidade, interligamos as plataformas on e off. Hoje é possível fazer uma compra pelo site oficial e retirar em uma unidade física; optar pelo delivery; usar o app exclusivo Drogal; pedir pelo 0800; comprar pelos aplicativos de Delivery Ifood Farmácias e Rappi; ou ir pessoalmente em uma das 226 unidades distribuídas em 92 cidades do estado de São Paulo. Junto ao mix de medicamentos, produtos de higiene pessoal, perfumaria, cosméticos, linhas especiais, acessórios e conveniência, os clientes contam também com a oferta de serviços farmacêuticos diferenciados como aplicação de vacinas (17 tipos de imunização) e injetáveis, Momento Saúde (atenção farmacêutica), testes de Covid-19, plataforma de telemedicina, aferição de pressão arterial, Drogal Mais (programa de vantagens exclusivas) entre outros”, conta Cançado.

Logística reversa de medicamentos

Recentemente, a rede instalou 90 pontos para coleta de medicamentos vencidos ou em desuso e suas embalagens. Nesta primeira etapa, os pontos de recebimento estão localizados nas cidades de Americana, Campinas, Limeira, Hortolândia, Indaiatuba, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro e Sumaré.

Nestas cidades, os clientes podem utilizar os displays para o descarte correto dos medicamentos fora do prazo de validade ou que não estejam mais sendo utilizados. A destinação correta dos resíduos coletados será um trabalho conjunto entre farmácias, distribuidores, fabricantes e importadoras. Uma iniciativa de muita importância para a saúde e preservação ambiental.

“Nosso plano de expansão para 2021 é chegar até o fim do ano com 233 farmácias em 95 cidades do interior. Embora o número de novas filiais seja definido em nosso planejamento anual, existem vários fatores que podem influenciar a velocidade da abertura de novas unidades. Temos tido um crescimento no número de unidades entre 10% e 20% ao ano. Se continuarmos com esta velocidade, acredito que em 2030 chegaremos a 600 unidades. Isso sempre tendo o atendimento ao cliente como prioridade. Nossa meta diária é facilitar a jornada do cliente, oferecendo rapidez e todo o suporte necessário. Existe uma harmonia entre os investimentos nas plataformas digitais e a abertura de novas unidades físicas porque entendemos a demanda e, a partir daí, executamos nosso planejamento estratégico. A ideia é atender todos os públicos, com inovação e nossa tradicional qualidade”, destaca o executivo.

planejamento-drogal-digitalização

A rede Drogal hoje conta com a aplicação de vacinas, com 17 tipos de imunização; Momento Saúde, atenção farmacêutica com foco nas doenças relacionadas à Síndrome Metabólica, como hipertensão, diabetes e colesterol, complementados por programas para a redução de peso, controle do tabagismo e testes remotos de apneia do sono; Testes de Covid-19; e telemedicina em parceria com a plataforma Docpass.

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Drogal 

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário