Rede Drogal concentra investimentos na digitalização das farmácias

Foi pensando no conforto, segurança e praticidade que a Rede Drogal, interligou suas plataformas online e offline

Com sede em Piracicaba (SP) e abrangência nacional por meio do seu e-commerce, a rede de farmácias Drogal tem 86 anos e objetivos muito claros: crescer com respeito aos clientes, inovação e qualidade. “Essa marca tem como base projetos arrojados, alicerçados em pesquisas de mercado para manter a Rede Drogal atualizada, sempre em busca de melhorias nos seus processos, postura empresarial ética e transparente. Nos bastidores existe a contribuição de uma equipe altamente alinhada às tendências, novidades do mercado farmacêutico e empenhada na missão de ser uma rede de promoção da saúde.  Desde nossa criação, em 1935, tratamos com extrema excelência a missão de cuidar da saúde dos nossos clientes, alicerçada em valores como honestidade, respeito e responsabilidade”, conta o diretor administrativo da Rede Drogal, Marcelo Cançado.

loja-Drogal-digitalização

Hoje comandada pelas terceira e quarta gerações da Família Cançado, a rede se consolida no mercado com dados expressivos: 4.600 colaboradores, 1.500 empresas conveniadas e dois milhões de clientes atendidos, em média, por mês. “Nosso e-commerce possui mais de 14 mil itens de marcas renomadas, preços diferenciados e entregas em todo o país. Recém-inaugurado em um espaço de 10 mil metros quadrados, o novo Centro de Distribuição tem capacidade de armazenamento de 17 milhões de itens. Atualmente, são 226 unidades localizadas em 92 cidades do estado de São Paulo”, conta Cançado.

A tradição dos quase 90 anos de atuação no segmento farmacêutico e o olhar permanente para o futuro impulsionam a rede que acredita que o ambiente digital é a nova realidade. “Pensando no conforto, segurança e praticidade, interligamos as plataformas on e off. Hoje é possível fazer uma compra pelo site oficial e retirar em uma unidade física; optar pelo delivery; usar o app exclusivo Drogal; pedir pelo 0800; comprar pelos aplicativos de Delivery Ifood Farmácias e Rappi; ou ir pessoalmente em uma das 226 unidades distribuídas em 92 cidades do estado de São Paulo. Junto ao mix de medicamentos, produtos de higiene pessoal, perfumaria, cosméticos, linhas especiais, acessórios e conveniência, os clientes contam também com a oferta de serviços farmacêuticos diferenciados como aplicação de vacinas (17 tipos de imunização) e injetáveis, Momento Saúde (atenção farmacêutica), testes de Covid-19, plataforma de telemedicina, aferição de pressão arterial, Drogal Mais (programa de vantagens exclusivas) entre outros”, conta Cançado.

Logística reversa de medicamentos

Recentemente, a rede instalou 90 pontos para coleta de medicamentos vencidos ou em desuso e suas embalagens. Nesta primeira etapa, os pontos de recebimento estão localizados nas cidades de Americana, Campinas, Limeira, Hortolândia, Indaiatuba, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro e Sumaré.

Nestas cidades, os clientes podem utilizar os displays para o descarte correto dos medicamentos fora do prazo de validade ou que não estejam mais sendo utilizados. A destinação correta dos resíduos coletados será um trabalho conjunto entre farmácias, distribuidores, fabricantes e importadoras. Uma iniciativa de muita importância para a saúde e preservação ambiental.

“Nosso plano de expansão para 2021 é chegar até o fim do ano com 233 farmácias em 95 cidades do interior. Embora o número de novas filiais seja definido em nosso planejamento anual, existem vários fatores que podem influenciar a velocidade da abertura de novas unidades. Temos tido um crescimento no número de unidades entre 10% e 20% ao ano. Se continuarmos com esta velocidade, acredito que em 2030 chegaremos a 600 unidades. Isso sempre tendo o atendimento ao cliente como prioridade. Nossa meta diária é facilitar a jornada do cliente, oferecendo rapidez e todo o suporte necessário. Existe uma harmonia entre os investimentos nas plataformas digitais e a abertura de novas unidades físicas porque entendemos a demanda e, a partir daí, executamos nosso planejamento estratégico. A ideia é atender todos os públicos, com inovação e nossa tradicional qualidade”, destaca o executivo.

planejamento-drogal-digitalização

A rede Drogal hoje conta com a aplicação de vacinas, com 17 tipos de imunização; Momento Saúde, atenção farmacêutica com foco nas doenças relacionadas à Síndrome Metabólica, como hipertensão, diabetes e colesterol, complementados por programas para a redução de peso, controle do tabagismo e testes remotos de apneia do sono; Testes de Covid-19; e telemedicina em parceria com a plataforma Docpass.

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Drogal 

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

Deixe um comentário