Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Anuário Farmacêutico 2026
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia da Farmácia Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
Guia da Farmácia
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Alternar modo escuro/claro
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Anuário Farmacêutico 2026
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia da Farmácia Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
← Escolha a categoria da busca
ASSINE o Guia da Farmácia
Mercado

Rede FarmaGente aposta em tecnologia para a digitalização do PDV

Guia da Farmácia Por Guia da Farmácia 15 de setembro de 2020 Atualizado em: 11 de abril de 2024 Nenhum comentário 5 Minutos de leitura
Rede FarmaGente aposta em tecnologia para a digitalização do PDV

A rede FarmaGente conta com 37 lojas e atua no estado de São Paulo, com uma concentração maior na região metropolitana de Campinas. “Para este ano, temos a previsão de captar mais lojas, atuando dentro do estado de São Paulo. Algumas oportunidades estão surgindo em outros estados e estamos avaliando a possibilidade de expandir para outras regiões”, pontuou o diretor executivo da FarmaGente, Luciano Camargo.

A rede é um modelo de licença de marca, por isso, cada proprietário precisa investir no próprio delivery. “Apesar disso, temos um bom número de lojas preenchendo o Painel de Aferição de Indicadores (PAI) e conseguimos verificar que o nosso delivery cresceu cerca de 42% em relação ao ano passado, neste mesmo período de março a junho deste ano. Algumas lojas implantaram o link de pagamento para gerar mais segurança para o cliente no momento da entrega. Isso também ajudou a agilizar o processo de entrega em alguns lugares que o sinal da maquininha era ruim. Entretanto, mesmo com o delivery, aumentaram as vendas nas lojas através dos cartões de débito e crédito, por conta das pessoas se sentirem mais seguras em manusear o cartão do que o dinheiro propriamente dito”.

“Desta forma, como temos taxas de débito e crédito mais baratas do que a média de mercado isso ajudou as lojas com o custo da operação financeira”, contou o executivo.

Adaptações no ponto de venda

As lojas também necessitaram de outras adaptações devido a pandemia do novo coronavírus. “Tivemos vários ajustes com relação a equipe e atendimento dos nossos consumidores. Como somo filiados a Febrafar, o apoio deles foi fundamental em nos orientar e direcionar para as ações mais importantes principalmente na fase inicial da pandemia. Tivemos reuniões online quase toda semana no decorrer do mês de abril com foco em assuntos relevantes daquele momento”.

“Desse modo, direcionamos as nossas lojas para o que era prioridade como leis, normativas, farmácia popular e orientações de segurança para equipe das lojas e consumidores. De modo geral, na equipe tiveram ajustes na segurança, como a utilização de máscaras, divisórias em acrílico para separar o atendente do consumidor, marcação de espaço entre as pessoas para o atendimento, restrição no número de pessoas dentro das lojas, medidas de limpeza como a utilização de álcool gel para a equipe e consumidores,  bem como o afastamento dos colaboradores do grupo de risco e orientação para o atendimento do público idoso. Nossa área de marketing preparou, sem custo adicional, materiais de comunicação conforme a necessidade de cada loja, com orientações de modo geral”, explicou Camargo.

A rede FarmaGente já pratica os serviços de farmácias clínicas, uma característica que é comum no varejo independente, e é atenta as novidades do mercado. “Direcionamos nossas lojas com relação ao gerenciamento de categorias, para melhorar a exposição do mix de produtos, para a precificação adequada e na exposição do Medicamento Isento de Prescrição (MIPs) fora do balcão de forma organizada por categoria de produtos”, destacou.

Farmagente

Digitalização do consumidor FarmaGente

A rede também está atenta a digitalização do consumidor. “Desde o ano passado procuramos alinhar o nosso processo de comunicação através das plataformas digitais. Em setembro de 2018, lançamos o aplicativo da rede, que permite ao consumidor se relacionar com as lojas de sua preferência. O aplicativo está dentro do nosso Programa de Estratégia Competitiva (PEC), que é nosso cartão desconto. Com o cartão de desconto ou com o aplicativo, o consumidor tem desconto em todos os medicamentos”

“No aplicativo existem algumas opções interessantes como o ‘descontômetro’, onde o cliente consegue verificar o quanto economizou nas compras em uma determinada loja; além do ‘lembrete de medicamentos’, onde a pessoa pode cadastrar um medicamento que precisa tomar para não perder os horários de seu tratamento; e o Whatsapp da loja para que o cliente possa solicitar orçamentos e orientações. Além disso, os clientes do aplicativo têm ofertas exclusivas que a loja pode preparar e enviar para eles. Recentemente também lançamos o link de pagamento e as nossa operação com recebimento através das maquinhas de crédito e débito estão habilitadas para operação das ‘carteiras digitais’ e para o aplicativo Caixa Tem, referente ao auxílio emergencial”, explicou Camargo.

Suporte aos licenciados

Além disso, neste momento de pandemia, a rede FarmaGente tem trabalhado para que seus licenciados tenham total suporte. “Fortalecemos a política de desconto, temos trabalhado em ações de compras com nossos parceiros, intensificamos as propagandas e ferramentas de mídias sociais e do aplicativo, estamos antenados em toda movimentação do mercado farmacêutico e o resultado tem aparecido nos números. Muitas lojas tiveram evolução de faturamento e a Rede FarmaGente ganhou participação de mercado, de acordo com fontes oficiais que medem o desempenho do varejo”, afirmou o empresário.

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: FarmaGente

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

Guia da Farmácia
Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Abrafarma Celebra 35 anos Com edição Histórica do Future Trends 2026 Baixar Prévia

Notícias da Última Edição

O varejo farma entrou em uma nova era. Sua farmácia entrou junto?

5 de agosto de 2026 Leia mais »

Erros silenciosos que drenam o caixa da farmácia todos os dias

3 de agosto de 2026 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Guia da Farmácia Selo

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Qual Remédio
  • Farma Minuto
  • Outros sites do Grupo
    • Guia de Similares
    • Guia de Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

Seda lança linha Mega Crescimento com ativo Dynoxidil®

Seda lança linha Mega Crescimento com ativo Dynoxidil®

14 de agosto de 2026
Drogasmil abre 31 vagas no Rio de Janeiro com jornada 5×2

Drogasmil abre 31 vagas no Rio de Janeiro com jornada 5×2

14 de agosto de 2026
Nissei inaugura Beauty Center com novo modelo focado em beleza e lifestyle

Nissei inaugura Beauty Center com novo modelo focado em beleza e lifestyle

14 de agosto de 2026
Eurofarma reverte prejuízo e lucra R$ 159,8 milhões no 2T2026

Eurofarma reverte prejuízo e lucra R$ 159,8 milhões no 2T2026

14 de agosto de 2026
Anvisa proíbe chá e medicamentos que prometem efeito emagrecedor

Anvisa proíbe chá e medicamentos que prometem efeito emagrecedor

14 de agosto de 2026