A rede Soma de farmácias, que já possui mais de 600 farmácias associadas, está presente em 19 estados, a maioria das lojas concentradas na região sudeste, norte e nordeste do País. “Temos uma meta de alcançar 700 lojas associadas até maio de 2021, consolidando nossa presença nos estados da região sudeste e no nordeste do País, onde pretendemos aumentar nossa participação. Já acumulamos um crescimento de 16% em relação a 2019, que já vinha de um crescimento de 42% em relação a 2018 no número de farmácias associadas”, pontuou o diretor da rede Soma, Paulo Henrique Ribeiro.
Além da expansão no número de farmácias, para o próximo ano a rede planeja investir ainda mais na qualificação das equipes com foco na área de gestão. “Também vamos aumentar o investimento em tecnologias, principalmente nos programas de relacionamento com os clientes das farmácias”, ressaltou o executivo.
Todas as lojas da rede já possuem o serviço de delivery. “Este ano, para facilitar ainda mais, desenvolvemos um aplicativo (App) próprio, onde o cliente pode localizar a Farmácia Soma mais próxima, conversar com o atendente ou farmacêutico, bem como fazer pedidos e receber em seu endereço”, explicou Ribeiro.
Mudanças trazidas pela pandemia
Contudo, com a pandemia, algumas mudanças foram necessárias na rede. “Nossa preocupação inicial foi com as equipes das lojas e seus clientes. Sabíamos que o cliente procuraria as lojas mais próximas de seus domicílios e isso aumentaria a demanda dessas lojas. Então desenvolvemos protocolos de segurança e estratégias comerciais para as farmácias continuarem atendendo seus clientes, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia. Nossa equipe desenvolveu diretrizes e materiais gráficos que deram segurança para as equipes de atendimento das farmácias e para seus clientes. Além disso, com base em soluções simples e já disponíveis no mercado capacitamos as equipes das farmácias para a utilização de aplicativos de comunicação e vendas no meio digital. O sucesso do plano foi tão grande que a maioria das lojas tiveram crescimento das vendas”, comemorou o empresário.
De acordo com Ribeiro, a assistência farmacêutica já existe com sucesso há muito tempo na maioria das farmácias brasileiras, porém é necessário profissionalizar esse atendimento através de tecnologias e processos padronizados. “Assim, desenvolvemos uma parceria com a ClinicarX, que oferece uma plataforma de tecnologia que permite à farmácia e ao farmacêutico maior desenvolvimento, controle e profissionalização dos serviços clínicos”, contou.
Mudanças no comportamento do shopper da rede Soma
“O comportamento do consumidor vem mudando muito nos últimos anos. Antes, a busca era somente por tratamentos e curativos. Hoje, a busca é por prevenção e por uma vida saudável, que ganhou ainda mais importância com a pandemia. Esses “novos consumidores”, muito mais politizados e conscientes, chegam nas farmácias em busca de suplementos prioritariamente de origens naturais e que provoquem menos danos a si e ao meio ambiente. As farmácias, por terem um perfil de atendimento personalizado e um mix variado, acompanham as necessidades desses clientes, porém é importante ressaltar que cabe inicialmente à indústria reconhecer essas demandas e desenvolver novos produtos processos de produção que atendam as demandas desse novo consumidor”, defendeu Ribeiro.
Além disso, a rede também está atenta a realidade do consumidor cada vez mais conectado. “Priorizamos a venda através de aplicativos, com foco em atender os clientes mais próximos das nossas lojas. Consideramos essa uma demanda mais urgente e maior que pelo e-commerce, que hoje só representa cerca 2% de todo o mercado farmacêutico. Por isso, desenvolvemos um aplicativo próprio de vendas e delivery. Contudo, ainda estamos estudando sobre o melhor formato para o comércio digital das farmácias da Rede Soma”, explicou o diretor da rede.
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Fonte: Victoria Nascimento
Fotos: Rede Soma
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