Rede Soma investe na expansão da rede

A meta da rede é alcançar 700 loja associadas até maio de 2021

A rede Soma de farmácias, que já possui mais de 600 farmácias associadas, está presente em 19 estados, a maioria das lojas concentradas na região sudeste, norte e nordeste do País. “Temos uma meta de alcançar 700 lojas associadas até maio de 2021, consolidando nossa presença nos estados da região sudeste e no nordeste do País, onde pretendemos aumentar nossa participação.  Já acumulamos um crescimento de 16% em relação a 2019, que já vinha de um crescimento de 42% em relação a 2018 no número de farmácias associadas”, pontuou o diretor da rede Soma, Paulo Henrique Ribeiro.

Além da expansão no número de farmácias, para o próximo ano a rede planeja investir ainda mais na qualificação das equipes com foco na área de gestão. “Também vamos aumentar o investimento em tecnologias, principalmente nos programas de relacionamento com os clientes das farmácias”, ressaltou o executivo.

Todas as lojas da rede já possuem o serviço de delivery. “Este ano, para facilitar ainda mais, desenvolvemos um aplicativo (App) próprio, onde o cliente pode localizar a Farmácia Soma mais próxima, conversar com o atendente ou farmacêutico, bem como fazer pedidos e receber em seu endereço”, explicou Ribeiro.

rede-soma-dentro-farma

 

Mudanças trazidas pela pandemia

Contudo, com a pandemia, algumas mudanças foram necessárias na rede. “Nossa preocupação inicial foi com as equipes das lojas e seus clientes. Sabíamos que o cliente procuraria as lojas mais próximas de seus domicílios e isso aumentaria a demanda dessas lojas. Então desenvolvemos protocolos de segurança e estratégias comerciais para as farmácias continuarem atendendo seus clientes, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia. Nossa equipe desenvolveu diretrizes e materiais gráficos que deram segurança para as equipes de atendimento das farmácias e para seus clientes. Além disso, com base em soluções simples e já disponíveis no mercado capacitamos as equipes das farmácias para a utilização de aplicativos de comunicação e vendas no meio digital. O sucesso do plano foi tão grande que a maioria das lojas tiveram crescimento das vendas”, comemorou o empresário.

De acordo com Ribeiro, a assistência farmacêutica já existe com sucesso há muito tempo na maioria das farmácias brasileiras, porém é necessário profissionalizar esse atendimento através de tecnologias e processos padronizados. “Assim, desenvolvemos uma parceria com a ClinicarX, que oferece uma plataforma de tecnologia que permite à farmácia e ao farmacêutico maior desenvolvimento, controle e profissionalização dos serviços clínicos”, contou.

rede-soma-clientes

Mudanças no comportamento do shopper da rede Soma

“O comportamento do consumidor vem mudando muito nos últimos anos. Antes, a busca era somente por tratamentos e curativos. Hoje, a busca é por prevenção e por uma vida saudável, que ganhou ainda mais importância com a pandemia. Esses “novos consumidores”, muito mais politizados e conscientes, chegam nas farmácias em busca de suplementos prioritariamente de origens naturais e que provoquem menos danos a si e ao meio ambiente. As farmácias, por terem um perfil de atendimento personalizado e um mix variado, acompanham as necessidades desses clientes, porém é importante ressaltar que cabe inicialmente à indústria reconhecer essas demandas e desenvolver novos produtos processos de produção que atendam as demandas desse novo consumidor”, defendeu Ribeiro.

Além disso, a rede também está atenta a realidade do consumidor cada vez mais conectado. “Priorizamos a venda através de aplicativos, com foco em atender os clientes mais próximos das nossas lojas. Consideramos essa uma demanda mais urgente e maior que pelo e-commerce, que hoje só representa cerca 2% de todo o mercado farmacêutico. Por isso, desenvolvemos um aplicativo próprio de vendas e delivery. Contudo, ainda estamos estudando sobre o melhor formato para o comércio digital das farmácias da Rede Soma”, explicou o diretor da rede.

E-commerce registra alta de 76% em agosto

 

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Rede Soma

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Sobre o colunista

Jornalista, redatora de textos SEO, especializada no setor farmacêutico.

Deixe um comentário