fbpx

Redes de farmácias desenvolvem campanha contra o tabagismo

Encabeçada pela Abrafarma, ação começa hoje (27) e se estende até 31 de maio

Farmácias de todo o País mobilizam-se pela terceira vez em torno das Campanhas de Saúde 2019, encabeçada pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Entre hoje (27) e 31 de maio, será promovido um mutirão para orientar e alertar sobre os malefícios do tabagismo.

Quem visitar as farmácias e drogarias no período será convidado a responder questionários que detectarão a relação de dependência com a nicotina. Com base nos resultados, os clientes receberão aconselhamentos do farmacêutico e, se necessário, indicações para encaminhamento a um especialista.

Veja Mais

No Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência da nicotina e 20% dos fumantes iniciaram no vício antes dos 15 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas o País é considerado um exemplo global de combate ao tabagismo. Em 25 anos, a porcentagem de fumantes diários caiu de 29% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres. Os índices são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Com mais de 21 milhões de fumantes no Brasil, o tabagismo é responsável por cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Isso reforça a relevância das farmácias como aliadas da saúde e do bem-estar da população”, comenta o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto.

Assistência farmacêutica contra o tabagismo

As campanhas de saúde integram o programa de Assistência Farmacêutica Avançada, que está transformando as farmácias brasileiras. Os serviços clínicos nas drogarias são legitimados pela Lei Federal n° 13.021/2014 e regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Hoje, mais de 2.707 lojas de grandes redes oferecem esse atendimento personalizado em cerca de 350 municípios brasileiros, com custos acessíveis e mediante o agendamento de consultas.

As ações estendem-se até dezembro e contemplarão ainda temas como asma, autocuidado, colesterol, hipertensão, revisão da medicação e diabetes. A novidade deste ano é a campanha de prevenção ao câncer de pele. Clique aqui para visualizar o calendário completo.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Substituição tributária no setor farmacêutico: discussões seguem dia 30

Sobre o autor

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário