Redes de farmácias desenvolvem campanha contra o tabagismo

Encabeçada pela Abrafarma, ação começa hoje (27) e se estende até 31 de maio

Farmácias de todo o País mobilizam-se pela terceira vez em torno das Campanhas de Saúde 2019, encabeçada pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Entre hoje (27) e 31 de maio, será promovido um mutirão para orientar e alertar sobre os malefícios do tabagismo.

Quem visitar as farmácias e drogarias no período será convidado a responder questionários que detectarão a relação de dependência com a nicotina. Com base nos resultados, os clientes receberão aconselhamentos do farmacêutico e, se necessário, indicações para encaminhamento a um especialista.

No Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência da nicotina e 20% dos fumantes iniciaram no vício antes dos 15 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas o País é considerado um exemplo global de combate ao tabagismo. Em 25 anos, a porcentagem de fumantes diários caiu de 29% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres. Os índices são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Com mais de 21 milhões de fumantes no Brasil, o tabagismo é responsável por cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Isso reforça a relevância das farmácias como aliadas da saúde e do bem-estar da população”, comenta o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto.

Assistência farmacêutica contra o tabagismo

As campanhas de saúde integram o programa de Assistência Farmacêutica Avançada, que está transformando as farmácias brasileiras. Os serviços clínicos nas drogarias são legitimados pela Lei Federal n° 13.021/2014 e regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Hoje, mais de 2.707 lojas de grandes redes oferecem esse atendimento personalizado em cerca de 350 municípios brasileiros, com custos acessíveis e mediante o agendamento de consultas.

As ações estendem-se até dezembro e contemplarão ainda temas como asma, autocuidado, colesterol, hipertensão, revisão da medicação e diabetes. A novidade deste ano é a campanha de prevenção ao câncer de pele. Clique aqui para visualizar o calendário completo.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Substituição tributária no setor farmacêutico: discussões seguem dia 30

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

1 comentário

  1. Avatar
    JACQUELINE SOARES BATISTA em

    Boa Tarde,

    Sou Assistente Social, necessito de material informativo para uma campanha contra o Tabagismo, na empresa. Primos Engenharia, prestamos serviço para a CEMIG, na região oeste e Sul de Minas. Campanha para 200 funcionários.

    A disposição para qualquer informação, fico no aguardo.

    Atenciosamente grata,

    Jacqueline Soares Batista
    CRESS 3131 – 31 97150 9008 / 31 3257 0039

Deixe um comentário