Redes de farmácias em campanha contra o diabetes

Encabeçada pela Abrafarma, ação acontece entre 26 e 30 de novembro

Mais de mil farmácias de todo o País oferecerão, entre os dias 26 e 30 de novembro, avaliações gratuitas para identificar e alertar a população sobre o risco do diabetes. O tema em alusão ao Dia Mundial do Combate ao Diabetes, celebrada no último dia 14, marca a nona edição das Campanhas de Saúde 2018, encabeçadas pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

A ação da entidade está alinhada com a campanha Rastreamento de Casos Suspeitos de Diabetes Mellitus: Novembro Azul 2018, promovida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que se estenderá até 30 de novembro.

De acordo com a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas do Ministério da Saúde, o número de brasileiros com diabetes aumentou 61,8% entre 2006 e 2016. Atualmente, atinge 8,9% da população. “A cada ano, 130 mil óbitos são registrados em decorrência desse mal”, ressalta o presidente executivo da Abrafarma, Sergio Mena Barreto.

Nos estabelecimentos participantes, os farmacêuticos irão aplicar o teste de glicemia capilar utilizando o glicosímetro (aparelho portátil que mede glicose na corrente sanguínea em segundos). Além disso, determinarão o peso, altura, Índice de Massa Corporal (IMC) e medida da circunferência abdominal, e realizarão um pequeno questionário. Dependendo dos resultados, os pacientes serão orientados a procurar um médico.

Em 2017, a Abrafarma promoveu nove campanhas temáticas que resultaram em 126.289 atendimentos, dos quais 50.140 (40%) corresponderam à hipertensão. Encabeçam a lista de preocupações dos brasileiros o diabetes e o colesterol, que geraram 23.266 (18%) e 14.186 (11%) atendimentos, respectivamente. As ações mobilizaram cerca de 2 mil farmacêuticos.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário