Redes de farmácias em campanha contra o diabetes

Encabeçada pela Abrafarma, ação acontece entre 26 e 30 de novembro

Mais de mil farmácias de todo o País oferecerão, entre os dias 26 e 30 de novembro, avaliações gratuitas para identificar e alertar a população sobre o risco do diabetes. O tema em alusão ao Dia Mundial do Combate ao Diabetes, celebrada no último dia 14, marca a nona edição das Campanhas de Saúde 2018, encabeçadas pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

A ação da entidade está alinhada com a campanha Rastreamento de Casos Suspeitos de Diabetes Mellitus: Novembro Azul 2018, promovida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que se estenderá até 30 de novembro.

De acordo com a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas do Ministério da Saúde, o número de brasileiros com diabetes aumentou 61,8% entre 2006 e 2016. Atualmente, atinge 8,9% da população. “A cada ano, 130 mil óbitos são registrados em decorrência desse mal”, ressalta o presidente executivo da Abrafarma, Sergio Mena Barreto.

Nos estabelecimentos participantes, os farmacêuticos irão aplicar o teste de glicemia capilar utilizando o glicosímetro (aparelho portátil que mede glicose na corrente sanguínea em segundos). Além disso, determinarão o peso, altura, Índice de Massa Corporal (IMC) e medida da circunferência abdominal, e realizarão um pequeno questionário. Dependendo dos resultados, os pacientes serão orientados a procurar um médico.

Em 2017, a Abrafarma promoveu nove campanhas temáticas que resultaram em 126.289 atendimentos, dos quais 50.140 (40%) corresponderam à hipertensão. Encabeçam a lista de preocupações dos brasileiros o diabetes e o colesterol, que geraram 23.266 (18%) e 14.186 (11%) atendimentos, respectivamente. As ações mobilizaram cerca de 2 mil farmacêuticos.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário