Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»Redes sociais impactam decisões de compra de 56% das pessoas
    Notícias

    Redes sociais impactam decisões de compra de 56% das pessoas

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia14 de junho de 2024Nenhum comentário2 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    rede-social-farmácia
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    A última década foi marcada por uma série de crises econômicas, políticas e sanitárias, que impactaram profundamente o comportamento do consumidor brasileiro. A preocupação com as mudanças climáticas e o bem-estar tornou-se central, influenciando diretamente as decisões de compra. Para se ter uma ideia, atualmente 56% dos consumidores afirmam que as redes sociais influenciam suas decisões de compra.

    Além disso, a classe C, mais endividada, começou a reduzir o volume de consumo, optando por produtos mais baratos e embalagens maiores para maximizar o custo-benefício.

    Já a busca por indulgências, principalmente durante a pandemia, continuou a crescer apesar da inflação e recessão.

    As informações são do relatório Full View, da NielsenIQ, divulgado no dia 11 junho, e que tem como objetivo realizar uma ampla análise sobre o varejo online e offline do Brasil.

    Nele, também é apresentado o conceito de consumidor multiverso, um perfil que navega entre diferentes categorias de produtos e canais de venda, sendo altamente influenciado pelas redes sociais e pela viralização online. Suas escolhas de consumo são complexas e não lineares.

    Comportamento digital

    A pesquisa ainda demonstra que mais da metade da Geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) passa tempo em pesquisas online, sendo que sites de busca, comparadores de preço e redes sociais são os principais canais utilizados.

    Há também uma tendência de elasticidade e estratégias de preço. Marcas premium e econômicas (High e Low) cresceram 50% acima do mainstream, mostrando a importância de uma estratégia de diferenciação para capturar o consumidor.

    No e-commerce, categorias de FMCG (Fast-Moving Consumer Goods) estão ganhando espaço nos carrinhos, com destaque para alimentos e bebidas, cosméticos e saúde.

    Os dados do Full View da NielsenIQ destacam a necessidade das marcas de adaptarem suas estratégias para atender a um consumidor que busca equilíbrio entre racionalidade e indulgência, influenciado por um ambiente digital dinâmico.

    Fonte: SA+

    Foto: Shutterstock

    Leia mais

    42% dos consumidores online já tiveram experiência com inteligência artificial

    comportamento do consumidor consumidor multiverso NielsenIQ redes sociais
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Anvisa proíbe fabricação e venda de gummy de tadalafila

    15 de maio de 2025

    Febrafar cresce 15,49% em março e varejo farmacêutico 12,9%

    15 de maio de 2025

    Panvel cresce 15,9% no trimestre

    15 de maio de 2025

    Doenças cardiovasculares: mulheres continuam sendo subdiagnosticadas

    15 de maio de 2025

    Pague Menos conquista o Prêmio ESG® com dois cases

    15 de maio de 2025

    Concurso terá vagas para farmacêuticos com salário acima de R$ 7 mil

    15 de maio de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Prescrição em Debate

    Prescrição em Debate

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Edifício do Associativismo: o futuro do varejo farmacêutico

    6 de maio de 2025
    Leia mais »

    Inovação no mercado de enxaguantes bucais

    5 de maio de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Anvisa proíbe fabricação e venda de gummy de tadalafila

    15 de maio de 2025

    Febrafar cresce 15,49% em março e varejo farmacêutico 12,9%

    15 de maio de 2025

    Panvel cresce 15,9% no trimestre

    15 de maio de 2025

    Doenças cardiovasculares: mulheres continuam sendo subdiagnosticadas

    15 de maio de 2025

    Pague Menos conquista o Prêmio ESG® com dois cases

    15 de maio de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.