Remédios naturais para emagrecer realmente funcionam?

Remédios naturais para emagrecer não exigem receita, mas podem causar diversos danos a saúde se utilizados de maneira incorreta e em excesso

A ideia de emagrecer sem precisar deixar de comer doces ou fazer dietas equilibradas é atraente para muitos. Talvez por isso os remédios para emagrecer naturais estejam fazendo tanto sucesso no Brasil. Mas será que essas alternativas para um estilo de vida saudável realmente fazem efeito? Quais as consequências a longo prazo? As especialistas em nutrição da Beneficência Portuguesa de Santos, Mayara Rodrigues e Daniela de Figueiredo, esclarecem.

Os remédios emagrecedores podem ser encontrados facilmente em farmácias e lojas especializadas e sequer exigem receita. Apesar de serem controladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e poderem ser tirados de circulação em casos de risco, ainda assim é necessário estar em alerta em caso de uso excessivo, já que podem causar distensão abdominal, úlcera, hemorragia e aborto.

“A busca de algumas pessoas pelo emagrecimento exacerbado em curto período de tempo leva muitas a adotarem dietas malucas. Dessa forma, as dietas podem trazer sérias consequências à saúde. Os planos alimentares muito restritivos podem causar alguma perda de peso sim, mas infelizmente é muito difícil conseguir manter essa perda por muito tempo e o ganho de peso depois é certo”, explicou a nutricionista Daniela.

Para Mayara, a melhor saída para o emagrecimento sempre será uma alimentação equilibrada, com dietas prescritas por uma profissional da área da saúde. De acordo com a nutricionista, só assim é possível garantir que a pessoa receberá a quantidade de nutrientes necessários e que não ocorrerá nenhum problema de falta de vitaminas.

“De maneira geral, todo mundo sabe o que precisa fazer para levar uma vida mais saudável. Ao invés de recorrer aos remédios naturais para emagrecer, que tal evitar comidas gordurosas e dar preferências a frutas e verduras? Também é bom reduzir o consumo de condimentos fortes e processados. É recomendado comer de três em três horas para acelerar o metabolismo e ajudar o corpo a trabalhar melhor. Sem falar que, praticar atividades físicas regularmente é mais do que essencial”, comentou.

O segredo para a perda de peso

Mayara ressalta que o segredo para a perda de peso é o equilíbrio. De acordo com ela, todos sentem vontade de comer “alimentos diferentes”. Porém, quando a vontade bater, é sempre bom optar para que seja o mais natural possível. “Se o paciente quiser comer uma pizza, pode. Contudo, é melhor dar preferência a uma mais leve, com molho de tomate natural, de abobrinha, sem calabresa e muçarela”, sugeriu.

Além disso, Daniela reforça que a perda de peso deve ser acompanhada por um profissional. Afinal, é relativa e depende do sexo, idade, tipo de atividade física praticada, frequência, equilíbrio hormonal e outros fatores.

Foto: Shutterstock
Fonte: G1


4 Comentários

  1. Para perder peso rápido, a pratica de atividade física regular, e uma alimentação saudável baseada em alimentos naturais, remédios normalmente é indicado em situações em que a pessoa não consegue perder peso.

Deixe um comentário