Retrospectiva do varejo farmacêutico 2019

Elevado número de fusões e aquisições chamou a atenção no período

No ano passado, diversos acontecimentos marcaram o Brasil e, de maneira particular, o setor farmacêutico chamou a atenção pelo elevado número de fusões e aquisições, fazendo valer a pena relembrar, por meio da retrospectiva do varejo farmacêutico 2019, tudo o que aconteceu de mais marcante no período.

Ademais, há de se destacar também a transformação digital, presente em parcerias para novos formatos comerciais.

Além disso, novas marcas e altos investimentos no País, o que permite uma cenário favorável para expectativas positivas.

Acompanhe, aqui, a retrospectiva do varejo farmacêutico em 2019. Você está por dentro de todos os assuntos?

  • FEMSA negocia compra do Grupo DPSP

A mexicana FEMSA – mais conhecida por ser a dona da maior engarrafadora de Cola-Cola no mundo – está negociando a compra do Grupo DPSP, dona das Drogarias São Paulo e Pacheco.

A holding também tem um braço que opera mais de 1.100 farmácias no México. Contudo, as conversas ainda são preliminares e não há garantia de que o negócio será fechado.

  • Stix Fidelidade: nova plataforma de produtos e serviços

A Companhia Brasileira de Distribuição (GPA) comunicou, aos seus acionistas e ao mercado em geral, a criação de uma nova empresa, a Stix Fidelidade, em parceria com a Raia Drogasil (RD).

Desse modo, a Stix Fidelidade nasce como uma plataforma de produtos e serviços para acúmulo e resgate de pontos.

  • Be Better: marca própria da Extrafarma

A Extrafarma lançou a sua marca própria, a Be Better. De acordo com a empresa, inicialmente, são mais de 30 produtos em nove categorias, comercializados com exclusividade nas lojas da rede.

  • Drogarias Pacheco: preferida pelos cariocas

A rede de Drogarias Pacheco, que com a Drogaria São Paulo forma o Grupo DPSP, foi eleita pela 10ª vez consecutiva a marca mais lembrada pelos consumidores do Rio de Janeiro, na categoria “Farmácias”.

Em conclusão, esse foi o resultado da pesquisa “Marcas dos Cariocas”, do Jornal O Globo em parceria com a TroianoBranding.

  • Retrospectiva do varejo farmacêutico: Sanchez Cano apresenta Dr. Good

A Dr. Good, nova marca do grupo espanhol Sanchez Cano, apresenta uma linha de suplementos vitamínicos em gomas lançado no Brasil, disponível nas versões adulto e infantil.

  • Febrafar cresce quase o dobro do mercado

A comprovação do sucesso do associativismo pode ser vista, primordialmente, pelos números relacionados ao mercado farmacêutico brasileiro.

De acordo com dados da IQVIA em uma visão geral desse mercado, o crescimento do faturamento foi de 7,22%, comparando os doze últimos meses deste ano (findado em outubro de 2019), comparado com o mesmo período do ano anterior.

Já a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) observou um crescimento no faturamento de 13,97%.

  • GSK Consumer Healthcare e Pfizer Consumer Healthcare em fusão

retrospectiva do varejo farmacêutico com a GSK

A GSK Consumer Healthcare e a Pfizer Consumer Healthcare concluíram as transações para iniciar no Brasil as atividades da joint venture GSK Consumer Healthcare.

Desse modo, a perspectiva de faturamento no Brasil está estimada em torno de R$ 1 bilhão. Como resultado da integração, importantes marcas das duas empresas, como Sensodyne, CataflamPro, Corega, ENO, Advil, Centrum e Caltrate, passam, assim, a fazer parte do mesmo portfólio.

Fique por dentro de todas as notícias do mercado durante o ano todo, assine nossa newsletter!

  • 1º Congresso de Clínicas é promovido pela Abrafarma

1º Congresso de Clínicas – Serviços Farmacêuticos Avançados, promovido pela Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), instigou as farmácias pelo País a repensarem o modelo de negócios, primordialmente em relação a prestação de serviços.

  • L’Oréal passa a vender a marca Mugler e os perfumes Azzaro

retrospectiva do varejo farmacêutico com a loreal

A gigante francesa de cosméticos L’Oréal e a também francesa Clarins anunciaram a conclusão do acordo de venda da marca Mugler e dos perfumes Azzaro para a L’Oréal.

Dessa forma, com o acordo, a L’Oréal adquire a divisão de “fragrâncias” da Clarins.

  • Retrospectiva do varejo farmacêutico: Farmazon lança Aplicativo de entregas

Após 15 meses de investimento, a Farmazon lançou seu Aplicativo (app) de entregas, que projeta alcançar mais de 800 farmácias.

A empresa focará não apenas no grande varejo, como também em redes de médio e pequeno porte. A promessa é entregar remédios isentos de prescrição, artigos de higiene pessoal e cosmética em cerca de 40 minutos.

  • ALERTA: Supermercados não podem vender medicamentos, mas ações continuam

retrospectiva do varejo farmacêutico com mips em supermercados

A comissão que analisa a medida provisória da liberdade econômica (MP 881/19) aprovou o relatório do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), sendo que a proposta aprovada pôs fim à polêmica sobre a liberação ou não da venda de medicamentos em supermercados.

A proposta retirou do substitutivo a possibilidade de venda de medicamentos em supermercados. Contudo, ainda será analisada pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal em 2020.

  • Retrospectiva do varejo farmacêutico: Raia compra Onofre

A Raia Drogasil (RD) anunciou o fechamento da aquisição de 100% do capital da Drogaria Onofre.

A compra permitirá que a rede incremente sua escala e capilaridade no varejo físico. Além disso, vai acelerar não apenas a estratégia digital, como também aumentar a densidade de entregas e expandir a atuação no e-commerce.

  • Abbvie adquire Allergan em transação de US$ 63 bilhões

AbbVie adquiriu a Allergan em uma transação em dinheiro e ações por um valor patrimonial de transação de aproximadamente US$ 63 bilhões.

  • Retrospectiva do varejo farmacêutico: Rastreabilidade em larga escala

A empresa italiana Antares Vision, que atua na área de soluções de rastreabilidade de medicamentos e sistemas de visão aplicados a indústrias farmacêuticas, iniciou sua produção local em alta capacidade.

Ademais, a ampliação das atividades no Brasil se dá por conta da inauguração de uma nova fábrica da Antares Vision em São Paulo.

  • Pague Menos inaugura loja Conceito

A rede de farmácias Pague Menos está desenvolvendo uma loja conceito em Fortaleza (CE).

O objetivo da Pague Menos com a ação é reforçar seu posicionamento Viva Plenamente. Ou seja, posicionar a farmácia como um local para orientações e cuidados preventivos alinhados com o bem-estar.

  • Pfizer compra Array para expansão em oncologia

retrospectiva do varejo farmacêutico com a pfizer

A Pfizer e a Array BioPharma anunciaram um acordo de fusão definitivo.

Na transação, a Pfizer adquirirá a Array, uma empresa biofarmacêutica focada na descoberta, desenvolvimento e comercialização de medicamentos para tratar não apenas o câncer, como também outras doenças de alta necessidade não atendidas.

  • Farmarcas atinge 1.000 lojas em sete anos

Farmarcas atingiu a marca de 1.000 farmácias em todo o País em apenas sete anos.

A loja que estabeleceu essa marca é da bandeira Ultra Popular e fica na cidade de Leme, em São Paulo.

  • Natulab tem nova fábrica

A farmacêutica Natulab inaugurou uma nova fábrica no 1º Distrito Industrial de Santo Antônio de Jesus (SAJ), no Recôncavo Baiano.

O parque fabril será responsável pela produção da linha de alimentos da empresa.

  • CVS fecha cerca de 50 lojas nos EUA

retrospectiva do varejo farmacêutico da cvs

CVS Health anunciou o fechamento de 46 lojas, dizendo que os locais tinham o desempenho “abaixo do esperado”.

A rede de drogarias continua a transferir mais de sua presença no varejo para os serviços de saúde.

  • Retrospectiva do varejo farmacêutico: Vinte e cinco anos de Abimip com nova presidência

A Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (Abimip) chega aos 25 anos e anunciou diretoria renovada.

O diretor-geral da Unidade de Negócios da CHC (Consumer Health Care) da Sanofi no Brasil, Rodolfo Hrosz, assumiu o cargo de presidente para uma gestão de dois anos.

  • EMS faz 55 anos e apresenta novo posicionamento de marca

A EMS comemorou 55 anos de história anunciando nova linguagem verbal e visual.

A intenção é se comunicar de uma maneira mais simples e se fazendo entender, mesmo ao tratar de assuntos mais complexos.

  • Retrospectiva do varejo farmacêutico: Roche adquire Spark Therapeutics

Roche adquire Spark Therapeutics

A Roche adquiriu a Spark Therapeutics, empresa que atua para a descoberta, desenvolvimento e distribuição de terapias gênicas para doenças genéticas, incluindo cegueira, hemofilia e doenças neurodegenerativas.

  • Retrospectiva do varejo farmacêutico: Entrega de medicamentos por drones

O Grupo Elfa, juntamente com o laboratório farmacêutico Sanofi, resolveu investir nas entregas por drones.

Em parceria com a SMX, o serviço está em fase de testes e promete ser uma grande revolução no mercado de saúde.

  • P&G adquire negócio de Consumer health da Merck

P&G concluiu a aquisição do negócio de Consumer Health da Merck. Este movimento melhora a escala geográfica, o portfólio da marca e a categoria da P&G na grande maioria dos 15 principais mercados de balcão do mundo.

  • Bristol-Myers Squibb compra Celgene

Bristol-Myers Squibb adquire a Celgene Corporation criando uma empresa líder especializada em biofarmacêutica, bem posicionada para atender às necessidades de pacientes com câncer, doenças inflamatórias e imunológicas e doenças cardiovasculares por meio de medicamentos inovadores de alto valor.

  • Johnson & Johnson cria Centro de Experiência do Consumidor

Johnson & Johnson criou o Centro de Experiência do Consumidor. Localizado em São José dos Campos (SP), o espaço é o primeiro da empresa na América Latina e o terceiro no mundo (os outros dois são nos EUA e França).

  • Retrospectiva do varejo farmacêutico: Testes Hilab são permitidos em todas as farmácias do País

Neste ano, foi concedida uma liminar permitindo que as farmácias e drogarias de todo o Brasil continuem operando e prestando serviço com o Hilab.

Desse modo, a decisão coloca fim ao ofício divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que limitava a utilização do Hilab em farmácias.


Conclusão

2019 foi um ano muito movimentado para o varejo farmacêutico! Foram muitas fusões e aquisições, além da entrada de novos produtos, que mudaram o cenário do mercado e trazem novas perspectivas para as empresas e marcas do setor.

Nesta retrospectiva do varejo farmacêutico 2019, foi possível acompanhar que a evolução tecnológica também está fazendo diferença, o que pode ser visto com o surgimento de aplicativos, rastreabilidade em larga escala e entregas por drones e testes diagnósticos rápidos que podem ser realizados nas farmácias.

Por fim, ainda há temas pendentes para 2020, como a questão da venda de MIPs em supermercados.

Quem acompanhou o Guia da Farmácia em 2019 recebeu todas essas notícias em primeira mão! Quer ficar sempre atualizado também? É só clicar aqui e fazer o seu cadastro:

Fique por dentro de todas as notícias do mercado durante o ano todo, assine nossa newsletter!

Fonte: Guia da Farmácia

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário