Retrospectiva do varejo farmacêutico 2019

Elevado número de fusões e aquisições chamou a atenção no período

No ano passado, diversos acontecimentos marcaram o Brasil e, de maneira particular, o setor farmacêutico chamou a atenção pelo elevado número de fusões e aquisições, fazendo valer a pena relembrar, por meio da retrospectiva do varejo farmacêutico 2019, tudo o que aconteceu de mais marcante no período.

Ademais, há de se destacar também a transformação digital, presente em parcerias para novos formatos comerciais.

Além disso, novas marcas e altos investimentos no País, o que permite uma cenário favorável para expectativas positivas.

Acompanhe, aqui, a retrospectiva do varejo farmacêutico em 2019. Você está por dentro de todos os assuntos?

  • FEMSA negocia compra do Grupo DPSP

A mexicana FEMSA – mais conhecida por ser a dona da maior engarrafadora de Cola-Cola no mundo – está negociando a compra do Grupo DPSP, dona das Drogarias São Paulo e Pacheco.

A holding também tem um braço que opera mais de 1.100 farmácias no México. Contudo, as conversas ainda são preliminares e não há garantia de que o negócio será fechado.

  • Stix Fidelidade: nova plataforma de produtos e serviços

A Companhia Brasileira de Distribuição (GPA) comunicou, aos seus acionistas e ao mercado em geral, a criação de uma nova empresa, a Stix Fidelidade, em parceria com a Raia Drogasil (RD).

Desse modo, a Stix Fidelidade nasce como uma plataforma de produtos e serviços para acúmulo e resgate de pontos.

  • Be Better: marca própria da Extrafarma

A Extrafarma lançou a sua marca própria, a Be Better. De acordo com a empresa, inicialmente, são mais de 30 produtos em nove categorias, comercializados com exclusividade nas lojas da rede.

  • Drogarias Pacheco: preferida pelos cariocas

A rede de Drogarias Pacheco, que com a Drogaria São Paulo forma o Grupo DPSP, foi eleita pela 10ª vez consecutiva a marca mais lembrada pelos consumidores do Rio de Janeiro, na categoria “Farmácias”.

Em conclusão, esse foi o resultado da pesquisa “Marcas dos Cariocas”, do Jornal O Globo em parceria com a TroianoBranding.

  • Retrospectiva do varejo farmacêutico: Sanchez Cano apresenta Dr. Good

A Dr. Good, nova marca do grupo espanhol Sanchez Cano, apresenta uma linha de suplementos vitamínicos em gomas lançado no Brasil, disponível nas versões adulto e infantil.

  • Febrafar cresce quase o dobro do mercado

A comprovação do sucesso do associativismo pode ser vista, primordialmente, pelos números relacionados ao mercado farmacêutico brasileiro.

De acordo com dados da IQVIA em uma visão geral desse mercado, o crescimento do faturamento foi de 7,22%, comparando os doze últimos meses deste ano (findado em outubro de 2019), comparado com o mesmo período do ano anterior.

Já a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) observou um crescimento no faturamento de 13,97%.

  • GSK Consumer Healthcare e Pfizer Consumer Healthcare em fusão

retrospectiva do varejo farmacêutico com a GSK

A GSK Consumer Healthcare e a Pfizer Consumer Healthcare concluíram as transações para iniciar no Brasil as atividades da joint venture GSK Consumer Healthcare.

Desse modo, a perspectiva de faturamento no Brasil está estimada em torno de R$ 1 bilhão. Como resultado da integração, importantes marcas das duas empresas, como Sensodyne, CataflamPro, Corega, ENO, Advil, Centrum e Caltrate, passam, assim, a fazer parte do mesmo portfólio.

Fique por dentro de todas as notícias do mercado durante o ano todo, assine nossa newsletter!

  • 1º Congresso de Clínicas é promovido pela Abrafarma

1º Congresso de Clínicas – Serviços Farmacêuticos Avançados, promovido pela Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), instigou as farmácias pelo País a repensarem o modelo de negócios, primordialmente em relação a prestação de serviços.

  • L’Oréal passa a vender a marca Mugler e os perfumes Azzaro

retrospectiva do varejo farmacêutico com a loreal

A gigante francesa de cosméticos L’Oréal e a também francesa Clarins anunciaram a conclusão do acordo de venda da marca Mugler e dos perfumes Azzaro para a L’Oréal.

Dessa forma, com o acordo, a L’Oréal adquire a divisão de “fragrâncias” da Clarins.

  • Retrospectiva do varejo farmacêutico: Farmazon lança Aplicativo de entregas

Após 15 meses de investimento, a Farmazon lançou seu Aplicativo (app) de entregas, que projeta alcançar mais de 800 farmácias.

A empresa focará não apenas no grande varejo, como também em redes de médio e pequeno porte. A promessa é entregar remédios isentos de prescrição, artigos de higiene pessoal e cosmética em cerca de 40 minutos.

  • ALERTA: Supermercados não podem vender medicamentos, mas ações continuam

retrospectiva do varejo farmacêutico com mips em supermercados

A comissão que analisa a medida provisória da liberdade econômica (MP 881/19) aprovou o relatório do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), sendo que a proposta aprovada pôs fim à polêmica sobre a liberação ou não da venda de medicamentos em supermercados.

A proposta retirou do substitutivo a possibilidade de venda de medicamentos em supermercados. Contudo, ainda será analisada pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal em 2020.

  • Retrospectiva do varejo farmacêutico: Raia compra Onofre

A Raia Drogasil (RD) anunciou o fechamento da aquisição de 100% do capital da Drogaria Onofre.

A compra permitirá que a rede incremente sua escala e capilaridade no varejo físico. Além disso, vai acelerar não apenas a estratégia digital, como também aumentar a densidade de entregas e expandir a atuação no e-commerce.

  • Abbvie adquire Allergan em transação de US$ 63 bilhões

AbbVie adquiriu a Allergan em uma transação em dinheiro e ações por um valor patrimonial de transação de aproximadamente US$ 63 bilhões.

  • Retrospectiva do varejo farmacêutico: Rastreabilidade em larga escala

A empresa italiana Antares Vision, que atua na área de soluções de rastreabilidade de medicamentos e sistemas de visão aplicados a indústrias farmacêuticas, iniciou sua produção local em alta capacidade.

Ademais, a ampliação das atividades no Brasil se dá por conta da inauguração de uma nova fábrica da Antares Vision em São Paulo.

  • Pague Menos inaugura loja Conceito

A rede de farmácias Pague Menos está desenvolvendo uma loja conceito em Fortaleza (CE).

O objetivo da Pague Menos com a ação é reforçar seu posicionamento Viva Plenamente. Ou seja, posicionar a farmácia como um local para orientações e cuidados preventivos alinhados com o bem-estar.

  • Pfizer compra Array para expansão em oncologia

retrospectiva do varejo farmacêutico com a pfizer

A Pfizer e a Array BioPharma anunciaram um acordo de fusão definitivo.

Na transação, a Pfizer adquirirá a Array, uma empresa biofarmacêutica focada na descoberta, desenvolvimento e comercialização de medicamentos para tratar não apenas o câncer, como também outras doenças de alta necessidade não atendidas.

  • Farmarcas atinge 1.000 lojas em sete anos

Farmarcas atingiu a marca de 1.000 farmácias em todo o País em apenas sete anos.

A loja que estabeleceu essa marca é da bandeira Ultra Popular e fica na cidade de Leme, em São Paulo.

  • Natulab tem nova fábrica

A farmacêutica Natulab inaugurou uma nova fábrica no 1º Distrito Industrial de Santo Antônio de Jesus (SAJ), no Recôncavo Baiano.

O parque fabril será responsável pela produção da linha de alimentos da empresa.

  • CVS fecha cerca de 50 lojas nos EUA

retrospectiva do varejo farmacêutico da cvs

CVS Health anunciou o fechamento de 46 lojas, dizendo que os locais tinham o desempenho “abaixo do esperado”.

A rede de drogarias continua a transferir mais de sua presença no varejo para os serviços de saúde.

  • Retrospectiva do varejo farmacêutico: Vinte e cinco anos de Abimip com nova presidência

A Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (Abimip) chega aos 25 anos e anunciou diretoria renovada.

O diretor-geral da Unidade de Negócios da CHC (Consumer Health Care) da Sanofi no Brasil, Rodolfo Hrosz, assumiu o cargo de presidente para uma gestão de dois anos.

  • EMS faz 55 anos e apresenta novo posicionamento de marca

A EMS comemorou 55 anos de história anunciando nova linguagem verbal e visual.

A intenção é se comunicar de uma maneira mais simples e se fazendo entender, mesmo ao tratar de assuntos mais complexos.

  • Retrospectiva do varejo farmacêutico: Roche adquire Spark Therapeutics

Roche adquire Spark Therapeutics

A Roche adquiriu a Spark Therapeutics, empresa que atua para a descoberta, desenvolvimento e distribuição de terapias gênicas para doenças genéticas, incluindo cegueira, hemofilia e doenças neurodegenerativas.

  • Retrospectiva do varejo farmacêutico: Entrega de medicamentos por drones

O Grupo Elfa, juntamente com o laboratório farmacêutico Sanofi, resolveu investir nas entregas por drones.

Em parceria com a SMX, o serviço está em fase de testes e promete ser uma grande revolução no mercado de saúde.

  • P&G adquire negócio de Consumer health da Merck

P&G concluiu a aquisição do negócio de Consumer Health da Merck. Este movimento melhora a escala geográfica, o portfólio da marca e a categoria da P&G na grande maioria dos 15 principais mercados de balcão do mundo.

  • Bristol-Myers Squibb compra Celgene

Bristol-Myers Squibb adquire a Celgene Corporation criando uma empresa líder especializada em biofarmacêutica, bem posicionada para atender às necessidades de pacientes com câncer, doenças inflamatórias e imunológicas e doenças cardiovasculares por meio de medicamentos inovadores de alto valor.

  • Johnson & Johnson cria Centro de Experiência do Consumidor

Johnson & Johnson criou o Centro de Experiência do Consumidor. Localizado em São José dos Campos (SP), o espaço é o primeiro da empresa na América Latina e o terceiro no mundo (os outros dois são nos EUA e França).

  • Retrospectiva do varejo farmacêutico: Testes Hilab são permitidos em todas as farmácias do País

Neste ano, foi concedida uma liminar permitindo que as farmácias e drogarias de todo o Brasil continuem operando e prestando serviço com o Hilab.

Desse modo, a decisão coloca fim ao ofício divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que limitava a utilização do Hilab em farmácias.


Conclusão

2019 foi um ano muito movimentado para o varejo farmacêutico! Foram muitas fusões e aquisições, além da entrada de novos produtos, que mudaram o cenário do mercado e trazem novas perspectivas para as empresas e marcas do setor.

Nesta retrospectiva do varejo farmacêutico 2019, foi possível acompanhar que a evolução tecnológica também está fazendo diferença, o que pode ser visto com o surgimento de aplicativos, rastreabilidade em larga escala e entregas por drones e testes diagnósticos rápidos que podem ser realizados nas farmácias.

Por fim, ainda há temas pendentes para 2020, como a questão da venda de MIPs em supermercados.

Quem acompanhou o Guia da Farmácia em 2019 recebeu todas essas notícias em primeira mão! Quer ficar sempre atualizado também? É só clicar aqui e fazer o seu cadastro:

Fique por dentro de todas as notícias do mercado durante o ano todo, assine nossa newsletter!

Fonte: Guia da Farmácia

Deixe um comentário