Apesar da campanha de vacinação contra a gripe ter sido finalizada na última sexta-feira, as cidades que não atingiram a meta de imunização continuarão aplicando a dose. É o caso do Rio de Janeiro que, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferecerá as doses que sobrarem em estoque nas unidades de Atenção Primária (centros municipais de saúde e clínicas da família) da capital também para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos, além das pessoas já inseridas em grupos de risco.
Segundo o balanço da Secretaria, no município do Rio de Janeiro, 1.342.771 pessoas foram vacinadas na campanha, porém somente 65% da população alvo (1.031.454) foi atingida. A meta era imunizar 90%, entre gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças com idades entre seis meses e menores de cinco anos de idade, pessoas com mais de 60 anos, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas.
De acordo com o médico da Secretaria Estadual de Saúde, Dr. Alexandre Chieppe, os baixos índices de vacinação, principalmente em crianças e idosos preocupam, pois as doenças respiratórias têm maior facilidade de complicações ou até mesmo de morte.
As doses aplicadas na campanha imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.
Fonte: Globo Online
Foto: Shutterstock