Saiba como funciona o autoteste de saliva para a Covid-19

O autoteste permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o registro do primeiro autoteste de saliva no Brasil. O teste de saliva aprovado é o “COVID Ag Oral Detect “, registrado em nome da empresa  Eco Diagnóstica Ltda. Ele será fabricado no Brasil e é o segundo teste da empresa aprovado no país.

O autoteste permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a amostra da coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem o auxílio de um profissional.

O resultado sai de 15 a 20 minutos e é indicado para quem está com sintomas da Covid-19.

A coleta requer que o usuário cuspa a saliva em um copo. Despois, com o cotonete que bem no kit, a pessoa transfere a quantidade necessária da saliva para um tubo de extração.

De acordo com a Anvisa, é indicado usar o autoteste entre o 1º e o 7º  dia do início de sintomas como; febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça e no corpo.

A Agência alertou, ainda, para a necessidade de ler as instruções corretas antes de realizar o teste.

E, na hora de conferir o resultado, caso apareça duas linhas vermelhas, uma do lado de cada letra, o resultado fica positivo pra coronavírus.

Caso apareça apenas uma linha vermelha ao lado da letra C, o resultado foi negativo.

Todavia, se nenhuma linha aparecer ou aparecer ao lado da letra T, o resultado foi inválido e é, então, necessário repetir o exame.

A empresa responsável pela fabricação do autoteste brasileiro estima que o preço unitário será  entre R$ 40 e R$60.

Fonte: Metrópoles

Foto: Shutterstock

 

Deixe um comentário