Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»Saiba como o público 50+ se comporta nas farmácias
    Notícias

    Saiba como o público 50+ se comporta nas farmácias

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia7 de outubro de 2024Nenhum comentário4 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    Saiba-como-o-público=50+-se-comporta-nas-farmácias
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp
    O mercado voltado para o público sênior está ganhando cada vez mais relevância em diferentes segmentos da economia. Com a expectativa de que o número de idosos no Brasil dobre nos próximos 30 anos, esse grupo representa uma parcela crescente e significativa de consumidores, especialmente no setor farmacêutico.
    A edição de 2024 do Estudo do Mercado Sênior, realizado pelo IFEPEC (Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa) em parceria com o NEIT (Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia) da Unicamp, revelou novos insights sobre os hábitos de compra dos consumidores com 50 anos ou mais em farmácias. Foram entrevistados com 2.200 consumidores e 300 cuidadores de idosos de todas as regiões do Brasil.
    O presidente da Febrafar, Edison Tamascia, reforça a importância crescente dessa parcela da população para as farmácias. “Esse público, além de crescer em número, está consumindo cada vez mais nas farmácias. Estas, por sua vez, devem se adaptar para atender esse público, o que impacta diretamente nas estratégias de venda”, destaca.

    Preocupação com preço dos medicamentos

    De acordo com a pesquisa, o critério mais importante para 91% dos entrevistados ao escolher uma farmácia é o preço dos produtos. Isso demonstra a sensibilidade desse público em relação aos custos. Especialmente considerando que muitos têm a aposentadoria como a principal fonte de renda.
    O estudo indica que 36,9% dos consumidores acima de 50 anos dependem da aposentadoria. Enquanto 21,1% ainda estão envolvidos em atividades informais remuneradas e 19,3% são empregados do setor privado.
    Essa preocupação com o preço é compreensível, dado que 67,7% dos entrevistados afirmam pagar por seus próprios medicamentos. Enquanto 28,1% dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) ou do Programa Farmácia Popular para ter acesso aos remédios.
    As despesas com medicamentos tornam-se ainda mais relevantes, já que 73,3% dessa população lida com pelo menos uma doença crônica, como hipertensão (54,1%). Além de diabetes (24,2%) ou colesterol alto (19,3%).

    Fidelidade aos PDVs é forte

    Apesar de 85,8% dos entrevistados afirmarem que pesquisam preços em outras farmácias, a fidelidade aos estabelecimentos preferidos se manteve forte. A pesquisa revelou que 61,4% dos consumidores compram medicamentos quase sempre na mesma farmácia, enquanto 30% compram sempre no mesmo local.
    Além do preço, outros critérios também influenciam a escolha da farmácia. Cerca de 60,1% dos entrevistados consideram a localização um fator importante, seguido por disponibilidade de estoque (54,4%), estacionamento (52,9%), participação no programa Farmácia Popular (43,6%) e a qualidade do atendimento (39,2%).

    Desafios com a gestão de medicamentos

    Um dado preocupante revelado pelo estudo é que 48,1% dos entrevistados mencionaram ter dificuldade para lidar com seus medicamentos. Entre as principais dificuldades estão: leitura das embalagens (25,3%), cumprimento dos horários (17,3%) e partir comprimidos (14,9%).
    A pesquisa também trouxe à tona que 45% dos entrevistados afirmam praticar alguma atividade física, sendo a caminhada a prática mais popular. Esse dado sugere uma conscientização maior sobre a importância da saúde e prevenção, ainda que a maioria dos entrevistados já conviva com doenças crônicas.

    Mudanças nos hábitos de compra: a ascensão do digital

    Em relação aos hábitos de compra, o estudo mostra que, embora a maioria dos consumidores (86,6%) ainda prefira realizar suas compras presencialmente, vem ocorrendo uma ligeira migração para o ambiente digital: cerca de 17,5% dos entrevistados mencionaram utilizar o WhatsApp para realizar pedidos e 8,7% utilizam aplicativos de farmácias.
    Esse crescimento, embora ainda tímido, representa uma mudança de comportamento quando comparado aos dados de 2020, quando o uso de plataformas digitais para compras era menor.
    Os dados da pesquisa deixam claro que o público 50+ representa uma fatia significativa e estratégica do mercado farmacêutico no Brasil. Com uma população em envelhecimento e uma demanda crescente por medicamentos e serviços de saúde, as farmácias precisam estar cada vez mais preparadas para atender às necessidades desse grupo.
    Com a expectativa de que o número de idosos no Brasil continue a crescer, a adaptação do setor às necessidades e comportamentos desse público será essencial para garantir a sustentabilidade e o sucesso das farmácias no futuro.
    Fonte: Febrafar
    Foto: Shutterstock 

    Leia mais:

    Idoso com Diabetes: 6 pontos de atenção no tratamento

    50+ comportamento do consumidor compras melhor idade shopper varejo farmacêutico
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Drogaria São Paulo abre 600 vagas de jovem aprendiz

    16 de maio de 2025

    Eurofarma firma compromisso de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

    16 de maio de 2025

    Novo Nordisk e Septerna fecham acordo para desenvolver pílulas contra obesidade

    16 de maio de 2025

    Hipertensão: Pague Menos faz ação gratuita de aferição de pressão arterial

    16 de maio de 2025

    São Paulo amplia campanha de vacinação contra gripe

    16 de maio de 2025

    Farmácia Popular: renovação de cadastro acontece até fim de maio

    16 de maio de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Prescrição em Debate

    Prescrição em Debate

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Edifício do Associativismo: o futuro do varejo farmacêutico

    6 de maio de 2025
    Leia mais »

    Inovação no mercado de enxaguantes bucais

    5 de maio de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Drogaria São Paulo abre 600 vagas de jovem aprendiz

    16 de maio de 2025

    Eurofarma firma compromisso de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

    16 de maio de 2025

    NEUTROGENA® amplia a família Hydro Boost

    16 de maio de 2025

    Novo Nordisk e Septerna fecham acordo para desenvolver pílulas contra obesidade

    16 de maio de 2025

    Hipertensão: Pague Menos faz ação gratuita de aferição de pressão arterial

    16 de maio de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.