A Sanofi e a DHL Supply Chain anunciam um novo Centro de Distribuição (CD) em Extrema, no sul de Minas Gerais, com 8 mil m² e a geração de 150 empregos diretos. Com início das operações neste mês de junho, o CD faz parte de um plano de investimento da Sanofi em Minas Gerais de cerca de R$ 333 milhões até 2032, com foco em sua expansão logística.
Esta é a quarta unidade em operação pela DHL na cidade, e o segundo dentro de seu campus logístico de 91 mil m² às margens da rodovia Fernão Dias.
As novas instalações têm docas para carga e descarga e três tipos de espaços de armazenagem: carga climatizada com temperatura de 15° a 25°C, antecâmara para manuseio de 8° a 16°C e refrigerada de 8° a 2°C.
A instalação, construída do zero, possui todas as autorizações, licenças e certificações necessárias para receber produtos de saúde, inclusive para todos os tipos de medicamentos.
Além disso, o projeto transporte para distribuição nacional nos modais rodoviário e aéreo, além da atividade de importação de produtos acabados.
Demanda aquecida
“O novo Centro de Distribuição fortalece a presença da Sanofi no Brasil e reforça o compromisso que temos com a inovação em toda nossa cadeia de negócio. Além disso, estamos criando oportunidades que impulsionarão o desenvolvimento da região e garantindo condições logísticas para ampliar o acesso aos nossos medicamentos e vacinas pelo ecossistema de saúde no país”, disse Fernando Sampaio, presidente da Sanofi no Brasil.
“O mercado de saúde no Brasil continua com a demanda aquecida e, em paralelo, está havendo uma reconfiguração de suas cadeias de suprimento, sendo que um dos focos é Extrema. Com a expansão de nossas instalações dedicadas a saúde na cidade, conseguimos facilitar ainda mais tanto a transição do desenho da cadeia como a operação de distribuição de medicamentos e outros produtos de saúde. Isso tudo com escala, equipe especializada e tecnologia”, afirmou Marcos Cerqueira, vice-presidente de Saúde da DHL Supply Chain.
Parceria
Além da nova unidade em Extrema, Sanofi e DHL são empresas parceiras na operação do Centro de Distribuição em Guarulhos, o maior CD da Sanofi na América Latina.
A farmacêutica possui ainda duas unidades fabris, em Campinas (SP) e Suzano (SP), com capacidade de produzir 420 milhões de unidades de medicamentos por ano.
A DHL Supply Chain gerencia todo o processo de armazenagem, recebimento das cargas de importação e das fábricas, além de liderar a expedição das cargas para os clientes e o controle de inventário com um sistema digital de gestão logística (WMS), que permite visibilidade dos itens de ponta a ponta. A operadora realiza também o serviço de carimbagem (para amostra grátis ou venda governamental).
Fonte e foto: Sanofi e DHL Supply Chain
Leia mais
Sanofi compra fabricante de medicamentos para doenças raras por US$ 2,2 bilhões