Todo o estado de São Paulo iniciou a terceira fase da campanha de vacinação contra a gripe, com a imunização de um novo grupo prioritário. Agora, os portadores de doenças crônicas, como cardiopatias, diabetes, HIV positivo e imunodeprimidos, e outras comorbidades, e professores da rede pública ou privada podem se vacinar.
Os professores precisam levar um holerite ou crachá para conseguirem se vacinar contra a patologia. Já os portadores de doenças crônicas devem comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com a receita do medicamento que tomam com, no máximo, seis meses de prescrição.
Os grupos anteriores que ainda não se medicaram ainda podem tomar a vacina. São eles: grávidas, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, crianças entre seis meses e cinco anos de idade, profissionais de saúde, indígenas e nas pessoas com 60 anos de idade ou mais.
Por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina é trivalente e protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B.
Fonte: G1
Foto: Shutterstock