Comemorado no dia 29 de maio, o Dia Mundial da Saúde Digestiva tem como objetivo alertar a população sobre a importância do cuidado, da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças do sistema digestivo.
Formado por dez órgãos, entre eles boca, estômago, fígado e intestinos delgado e grosso, também influencia em diferentes aspectos da vida, como na saúde mental.
Funções do sistema digestivo
Entre as diversas funções dos órgãos que compõem o sistema digestivo, o intestino delgado é responsável pela produção de 95% da serotonina do organismo.
O baixo nível desse hormônio, por exemplo, responsável, então, por regular o humor, sono e também nas funções cognitivas, pode desencadear ansiedade, depressão e outros distúrbios mentais.
Além disso, o microbioma intestinal representa 70% do sistema imunológico do corpo humano com bactérias essenciais para o combate a diversas doenças.
As dezenas de trilhões de microrganismos podem, juntas, pesar até 2,72kg.
Também parte do aparelho digestivo, o fígado – segundo maior órgão do corpo – atua em mais de 500 funções essenciais no organismo.
Além de realizar a desintoxicação natural de componentes como gordura e álcool, ele também trabalha 24 horas no armazenamento de nutrientes dos alimentos que consumimos, na produção de proteínas, digestão de medicamentos e tem um papel fundamental no sistema imunológico.
Certamente, em última análise, nosso sistema digestivo influencia mais do que apenas a nossa digestão. Tem poder sobre o nosso bem-estar e saúde em geral.
A microbiotaa intestinal quando saudável, tem um efeito positivo até mesmo sobre as emoções.
Pois através de uma substância chamada neurotransmissor, ajudam a regular a atividade cerebral, podendo influenciar a ansiedade.
Dessa maneira, os probióticos são responsáveis por manter a microbiota intestinal equilibrada.
Fonte: Sanofi CHC
Foto: Shutterstock