Saúde do sistema digestivo auxilia na prevenção de doenças e reduz os níveis de ansiedade e estresse

Dia Mundial da Saúde Digestiva reforça a importância da saúde do sistema responsável pela digestão dos alimentos e pela produção de 95% da serotonina do organismo

Comemorado no dia 29 de maio, o Dia Mundial da Saúde Digestiva tem como objetivo alertar a população sobre a importância do cuidado, da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças do sistema digestivo.

Formado por dez órgãos, entre eles boca, estômago, fígado e intestinos delgado e grosso, também influencia em diferentes aspectos da vida, como na saúde mental.

Funções do sistema digestivo

 Entre as diversas funções dos órgãos que compõem o sistema digestivo, o intestino delgado é responsável pela produção de 95% da serotonina do organismo.

O baixo nível desse hormônio, por exemplo, responsável, então, por regular o humor, sono e também nas funções cognitivas, pode desencadear ansiedade, depressão e outros distúrbios mentais.

Além disso, o microbioma intestinal representa 70% do sistema imunológico do corpo humano com bactérias essenciais para o combate a diversas doenças.

As dezenas de trilhões de microrganismos podem, juntas, pesar até 2,72kg.

Também parte do aparelho digestivo, o fígado – segundo maior órgão do corpo – atua em mais de 500 funções essenciais no organismo.

Além de realizar a desintoxicação natural de componentes como gordura e álcool, ele também trabalha 24 horas no armazenamento de nutrientes dos alimentos que consumimos, na produção de proteínas, digestão de medicamentos e tem um papel fundamental no sistema imunológico.

Certamente, em última análise, nosso sistema digestivo influencia mais do que apenas a nossa digestão. Tem poder sobre o nosso bem-estar e saúde em geral.

A microbiotaa intestinal quando saudável, tem um efeito positivo até mesmo sobre as emoções.

Pois através de uma substância chamada neurotransmissor, ajudam a regular a atividade cerebral, podendo influenciar a ansiedade.

Dessa maneira, os probióticos são responsáveis por manter a microbiota intestinal equilibrada.

Fonte: Sanofi CHC

Foto: Shutterstock

Não se automedique, consulte um profissional de saúde.

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário