Como vitaminas e minerais ajudam na saúde física e mental?

A pandemia evidenciou a importância de manter os níveis de imunidade sempre em alta, para prevenir doenças e manter a energia e a disposição

Os problemas de saúde mental e física dos brasileiros – como estresse, ansiedade e depressão – cresceram em escala preocupante durante a pandemia do novo Coronavírus 24.

Isso porque o isolamento social trouxe uma carga de grandes desafios, como o home office, a privação do lazer, o medo de ser contaminado, a insegurança financeira, entre tantas outras questões 24.

Desse modo, desviar todas essas questões e manter a saúde física e mental em equilíbrio se tornou ainda mais importante e as vitaminas são muito importantes e podem ajudar!

Confira, a seguir, como alcançar estes objetivos.

Por que tanto se fala em saúde física e mental desde o início da pandemia?

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ), realizada entre 20 a 25 de março e, de 15 a 20 de abril, mostrou que os casos de depressão, por exemplo, quase dobraram, com aumento de 90% 24.

Já os quadros de estresse agudo saltaram de 6,9% para 9,7%; e, igualmente, as crises agudas de ansiedade saíram de 8,7% para 14,9% 24.

Assim, além da saúde física, visando manter a imunidade em alta, cada vez mais se tem falado sobre a importância em dar a correta atenção à saúde física e mental.

Portanto, a hora é de encontrar áreas de escape para esses períodos conturbados. “Agora, mais do que nunca, dedique parte do dia para fazer o que gosta. Afina, isso ajuda a controlar o estresse e ansiedade em passar tantas horas dentro de casa em isolamento social”, sugere a ginecologista membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Dra. Ana Carolina Lúcio Pereira.  

A importância de se cuidar

Se antes o ato de se cuidar e consumir os nutrientes necessários já era importante, com a pandemia, isso ganhou ainda mais evidência 25.

Desse modo, manter hábitos saudáveis, como praticar exercícios, se alimentar de forma balanceada, dormir bem e manter os níveis de estresse baixos, além de consumir nutrientes e vitaminas necessárias, mantém a imunidade alta e ajuda a passar por esse momento pandêmico 25.

Os segredos da imunidade alta

De acordo com a pesquisa nacional de mercado “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil”, realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais (Abiad), 76% dos brasileiros afirmam ter intensificado os cuidados com a saúde durante a pandemia, sendo que 91% apontaram como principal motivação o aumento da imunidade¹.

Isso porque, a pandemia evidenciou a importância de manter a imunidade elevada para prevenir doenças, além de manter a energia e a disposição ¹.

Por isso, de acordo com a pesquisa, houve um crescimento de 10% no consumo de suplementos alimentares em relação a primeira edição, realizada em 2015¹.

benegrip

Como cada vitamina atua na saúde física e mental

  • Arginina

– Tem ação no sistema imunológico e nas defesas do organismo.²

– Atua no metabolismo energético, auxiliando no combate ao cansaço físico e mental.²

  • Cafeína

– Auxilia na melhora da concentração.³

– Possui um efeito broncodilatador.4

– Reduz a fadiga dos músculos respiratórios.5

– Estimula o sistema nervoso central6, que está associado a uma melhora no estado de alerta 7, na capacidade de aprendizado 5 e resistência ao esforço físico 8.

  • Selênio

– Possui atividade antioxidante e ações anti-inflamatórias 9.

– O suprimento adequado de zinco, selênio e vitamina D é essencial para a resistência a infecções virais, função imunológica e redução da inflamação 10.

– Importante na estimulação de anticorpos 11.

  • Vitamina A

– Contribui para a preservação da função das vias aéreas 12.

– Auxilia na renovação celular 13.

– Fortalece o sistema imunológico 14.

  • Vitamina C

– Contribui para a defesa imunológica 15.

– Possui propriedades antioxidantes 16.

– Contribui para a proteção das células 17.

– Pode reduzir o risco de infecções do trato respiratório 18.

– Auxilia no funcionamento das células imunológicas ³.

– Estimula na produção de substâncias antimicróbicas 19, ajudando o corpo a combater infecções de forma adequada.

  • Zinco

– Crucial para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da função imunológica 20.

– É considerado um antiviral direto, bem como um estimulante da imunidade antiviral 21.

– Essencial para a produção de anticorpos 11.

meditação

Três dicas para melhorar a saúde física e mental

  • Organize seu tempo e crie uma rotina

Apesar de estarmos em casa, é importante termos um cronograma, com uma rotina de horários para acordar, fazer as refeições e dormir, além de momentos de descanso. Assim, ao sair do trabalho home office, é necessário um detox para esses neurônios.

“Cozinhe, faça exercício físico em casa, brinque com o filho, leia um bom livro, cuide da pele, qualquer atividade que o faça desconectar”, orienta a cirurgiã plástica e membro do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, Dra. Beatriz Lassance.

  • Bons hábitos de vida

O abuso de comidas prontas, como fast foods, e o abuso de álcool tem sido hábitos comuns que têm feito parte do isolamento social de muitos brasileiros.

Quando a pessoa experimenta níveis elevados de ansiedade, é comum que utilize estratégias para reduzi-la. Nesse contexto, recorrem ao consumo de bebidas alcoólicas e comida como tentativa de se acalmar e manter o controle da situação”, comenta a psicóloga do Centro Médico Consulta Aqui, Flávia da Silva Corrêa Lourenço.

Assim, a psicóloga explica que o ideal é aceitar a ansiedade como uma vivência natural da experiência humana. “Faz sentido se preocupar com a situação atual, mas é necessário se certificar se não está tornando a situação mais difíceis ainda por manter hábitos inadequados”, complementa.

Desse modo, junto com a alimentação, a prática regular de atividades físicas é igualmente importante.

saúde-física-e-mental-na-pandemia-sonho-reparador

  • Atenção a imunidade

Nossa saúde está diretamente associada ao bom desempenho das diversas funções vitais, dentre elas, o sistema imunológico – que é nossa defesa contra bactérias, fungos e vírus que podem causar doenças.

Pesquisas revelam²³ que os brasileiros estão cada vez mais preocupados em cuidar da saúde, buscando por novos hábitos saudáveis e conhecimentos que tendem a permanecer após a pandemia da Covid-19. De acordo com análises recentes²³, houve um aumento na busca por vitaminas e suplementos, com o foco mais intenso sobre a prevenção.

Pensando nesta tendência, Benegrip desenvolveu a nova linha Benegrip Imuno, com novo conceito de suplementação vitamínica, que fortalece o sistema imunológico* e reforça a energia** para que o indivíduo se sinta bem.

São duas novidades que chegaram ao mercado:

Benegrip Imuno Complex: o primeiro, em cápsulas gelatinosas, possui uma fórmula exclusiva que irá auxiliar na prevenção* e fortalecer* o seu sistema imunológico. A fórmula é rica em vitamina C, D e A, Zinco e Selênio. Saiba mais!

Benegrip Imuno Energy: comprimidos efervescentes com um complexo exclusivo de vitaminas e minerais escolhidos para te ajudar na energia** e auxiliar no sistema imune. Com formato efervescente, os comprimidos possuem cafeína e arginina, que melhoram a disposição e concentração para você enfrentar o seu dia, associados a vitamina C e Zinco, que fortalecem o seu sistema imune para se recuperar. Tudo isso com um sabor agradável de laranja e ainda é zero açúcar. Saiba mais!

*Referente ao Benegrip Imuno Complex que contém vitamina D, C, A e Zinco que auxiliam no funcionamento do sistema imune.

**Referente ao Benegrip Imuno Energy que contém vitamina C e Zinco que auxiliam no metabolismo energético, e de proteínas, carboidratos e gorduras, respectivamente.

Conclusão

Como vimos, os problemas de saúde mental dos brasileiros cresceram em escala preocupante durante a pandemia do novo Coronavírus, sem contar os problemas relacionados a saúde física, evidenciando a importância dos minerais e das vitaminas para a imunidade 24.

Isso porque o isolamento social trouxe uma carga de grandes desafios, como o home office, a privação do lazer, o medo de ser contaminado, a insegurança financeira, o sedentarismo, entre tantas outras questões 24.

Desse modo, desviar de todas essas questões e manter a saúde física e mental em equilíbrio se tornou ainda mais importante e isso pode ser feito através de algumas dicas simples, como manter a imunidade alta, estar atento as necessidades do organismo de minerais e vitaminas específicos, ter hábitos saudáveis e reservar momentos para relaxar 25.

Referências

  1. Pesquisa Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil, disponível no link: https://abiad.org.br/pb/segunda-edicao-da-pesquisa-sobre-habitos-de-consumo-de-suplementos-alimentares-no-brasil-traz-numeros-animadores-para-o-mercado/ – Acesso em 11/06/2021.
  2. Dell’Erba G, Catania D, Imperatore A, Sancesareo G. EFFICACIA CLINICA DELL’ASPARTATO DI ARGININA NEL TRATTAMENTO DELLO STATO DI FATICA IN STUDENTI UNIVERSITARI NEL PERIODO PRECEDENTE GLI ESAMI DELLA SESSIONE ESTIVA: STUDIO IN DOPPIO CIECO. Minerva Psichiatrica 2000;41 (1): 47-58.
  3. I.N. 28 de 26 de julho de 2018. Anvisa.
  4. Carvalho, JM et al. Perfil dos principais componentes em bebidas energéticas: cafeína, taurina, guaraná e glucoronolactona. Rev Inst Adolfo Lutz, 65(2):78-85, 2006.
  5. Guerra R.O. et al. Archivos de Medicina del Deporte. Rev Bras Med Esporte. Vol. 6, Nº 2 – Mar/Abr. 60-62.2000.
  6. Alves R.C. et al. HEALTH BENEFITS OF COFFEE: MYTH OR REALITY? Quim. Nova, Vol. 32, No. 8, 2169-2180, 2009.
  7. McLellan T.M. et al. A review of caffeine’s effects on cognitive, physical and occupational performance. Neurosci Biobehav Rev. 2016 Dec;71:294-312.
  8. López-González, L.M., Sánchez-Oliver, A.J., Mata, F. et al. Acute caffeine supplementation in combat sports: a systematic review. J Int Soc Sports Nutr 15, 60 (2018).
  9. Saif-Elnasr M. et al. Ameliorative effect of selenium nanoparticles and fish oil on cisplatin and gamma irradiationinduced nephrotoxicity in male albino rats. Drug Chem Toxicol. 2019 Jan;42(1):94-103.
  10. Alexander J. et al. Early Nutritional Interventions with Zinc, Selenium and Vitamin D for Raising Anti-Viral Resistance Against Progressive COVID-19. Nutrients. 2020 Aug 7;12(8):2358.
  11. Volp A.C.P. Selenium antioxidant effects and its link with inflammation and metabolic syndrome.
  12. AMARAL, Cleia Teixeira do. Efeitos da deficiência de vitamina A na função pulmonar de crianças após infecção respiratória viral. 2011. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
  13. Oliveira L. S. et al. Evaluation of vitamin A intake through dietary surveys in adolescents. R. Interd. v. 12, n. 2, p. 34-43, abr. mai. jun. 2019.
  14. Santos M.P., Oliveira N.R.F. THE ROLE OF ANTIOXIDANT VITAMINS IN SKIN AGING PREVENTION. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 15, n. 1, p. 75-89, 2014.
  15. Carr A.C. , Maggini S. Vitamin C and Immune Function . Nutrients. . 2017 Nov 3;9(11):1211. Vitamin C and Immune Function.
  16. van Driel ML et al. Oral vitamin C supplements to prevent and treat acute upper respiratory tract infections. Cochrane Database of Systematic Reviews 2019, Issue 3. Art. No.: CD013292.
  17. Bianchi M.L.P., Antunes L.M.G. Free Radicals and the mais dietary antioxidants. Rev. Nutr., Campinas, 12(2): 1999. 123-130.
  18. XU, Bo. et al. Epidemiological data from the COVID-19 outbreak, real-time case information. Nature, Sci Data 7, n. 106, 2020.
  19. Castro L.C.G. The vitamin D endocrine system. Arq Bras Endocrinol Metab. 2011;55/8.566-575.
  20. Brasiel P.G.A. The key role of zinc in elderly immunity: A possible approach in the COVID-19 crisis. Clinical Nutrition ESPEN. Volume 38, August 2020, Pages 65-66.
  21. Read SA, et al. The Role of Zinc in Antiviral Immunity. Adv Nutr 2019; 10 (4): 696–710.
  22. Brasil. Ministério da Saúde. Anvisa. IN 28 de 26 de julho de 2018.
  23. Pesquisa Universidade do Estado do Rio de Janeiro. https://www.uerj.br/noticia/11028/ Acesso em 13/07/2021.
  24. Portal do Governo Brasileiro. https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/habitos-que-podem-ajudar-a-sua-saude-mental-em-tempos-de-coronavirus Acesso em 13/07/2021.

 

Benegrip Imuno Complex: alimento isento de registro conforme a RDC 27/2010

Benegrip Imuno Energy: alimento isento de registro conforme a RDC 27/2010

Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy não são medicamentos. Não exceder a recomendação diária de consumo indicada na embalagem. Mantenha fora do alcance de crianças.

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Shutterstock

Não se automedique, consulte um profissional de saúde.

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário