fbpx

Secretário do Ministério da Economia aposta na redução de impostos sobre medicamentos

O secretário de produtividade, emprego e competitividade, do Ministério da Economia, Carlos Costa endossou o compromisso do governo de reduzir impostos sobre medicamentos e chegar a uma alíquota no patamar de 20% na Abrafarma Future Trends 2019

Começou hoje (04/09) o segundo dia da Abrafarma Future Trends, da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). O período da manhã contou com a presença do secretário de produtividade, emprego e competitividade, do Ministério da Economia, Carlos Costa. O secretário endossou o compromisso do governo de reduzir impostos sobre medicamentos e chegar a uma alíquota no patamar de 20%. Hoje o Brasil tem uma carga de 34% e essa redução faria com que o País se equiparasse a outros que têm o mesmo índice de Produto Interno Bruto (PIB) que o brasileiro. Além disso, o secretário explorou o cenário atual do varejo farmacêutico, ressaltando o papel do governo. “Nós temos tudo para ter o varejo mais moderno do mundo. Então cobrem a nossa ajuda para alcançarmos esse objetivo e contem sempre conosco nessa missão”, concluiu Costa.

Armazenamento na nuvem no setor farmacêutico

O presidente da Amazon Web Services (AWS), Cleber Morais, também marcou presença no evento e abordou a computação em nuvem no setor farmacêutico. “A jornada de compra começa pelo conhecimento do cliente e da quantidade de informações que temos sobre ele. Por isso, ressalto a importância da coleta de dados no varejo farmacêutico.

Afinal, 64% dos clientes desejam um atendimento personalizado e 74% deles se frustra quando isso não é oferecido. A única maneira de atendermos a esse novo consumidor é utilizando a tecnologia para personalizar”, afirma Morais.

Além da redução dos impostos sobre medicamentos, outros fatores impostantes foram destacados. O presidente da AWS foi a pesquisa que afirma que 70% dos clientes gastam mais quando têm boas experiências durante a jornada de compras. “A jornada deve ser vista como uma oportunidade. Assim, a importância da tecnologia, da pesquisa de dados e do armazenamento na nuvem para impulsionar as vendas e melhorar o atendimento. Pesquisas apontam que os varejistas que investiram em tecnologia tiveram até 45% dos seus custos operacionais reduzidos”, conclui Morais.

O Guia da Farmácia está presente no evento e você pode acompanhar a cobertura completa através do Instagram https://www.instagram.com/guiadafarmacia/.

Foto: Guto Marcondes

Sobre o colunista

Victoria Nascimento

Deixe um comentário