HPC

Setor de HPC tem superávit de US$ 32,3 milhões na balança comercial no primeiro semestre de 2022

Desde 2010, o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos não fechava um 1º semestre com superávit. No mesmo intervalo em 2021, o déficit foi de US$ 33.9 milhões

No primeiro semestre de 2022, as exportações do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) alcançaram o valor de US$ 381.2 milhões, crescimento de 14,6% em relação ao mesmo período de 2021 (US$ 332.7 milhões).

Em importações, o resultado total foi de US$ 348.9 milhões, com uma redução de 4,8% em comparação ao período janeiro-junho do ano anterior (US$ 366.6 milhões).

A corrente de comércio desse período alcançou a cifra de US$ 730.1 milhões, representando aumento de 4,4%, versus o mesmo intervalo de 2021, quando totalizou US$ 699.3 milhões.

De acordo com análise da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o saldo da Balança Comercial de junho/2022, confirma a tendência de recuperação pós-pandemia, com superávit no valor de US$ 11.7 milhões do setor de HPPC também na balança comercial.

Os resultados positivos do semestre são puxados principalmente pelos produtos de cabelos, com US$ 17.3 milhões, sabonetes, com US$ 11.9 milhões e Produtos de Higiene Oral – US$ 8.4 milhões.

No mês de junho de 2022, a corrente de comércio atingiu US$ 130.9 milhões, aumento de 7,3% na comparação com o mesmo período em 2021 (US$ 122.0 milhões).

Exportações

E as exportações alcançaram o valor de US$ 71.3 milhões, com um importante aumento de 16,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior (US$ 61.2 milhões). Resultados que mostram um novo panorama com boas perspectivas para o setor de HPPC.

“A tendência é que possamos fechar 2022 com superávit pelo terceiro ano consecutivo, e a corrente de comércio poderá ser superior ao valor do ano de 2021, se mantidos os valores de exportação e importação no segundo semestre deste ano”, avalia o presidente-executivo da Abihpec, João Carlos Basilio.

Apesar dos bons resultados do período, ainda existem desafios no cenário pós-pandemia para aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional. “Ainda sofremos o impacto dos fretes internacionais, a falta de disponibilidade de contêineres e a necessidade da melhoria do ambiente de comércio exterior”, diz Basilio.

Para ele, apesar das adversidades do contexto atual, o setor mostra sua resiliência e tem conseguido alcançar números importantes nas exportações deste primeiro semestre.

Basilio avalia que o setor de HPPC tem realizado ações para reduzir obstáculos ao comércio e superar as assimetrias para facilitação nos processos de exportação e importação.

“A meta é chegarmos ao mercado externo com produtos competitivos em relação a outros mercados. Para isso, é importante contar com uma política de Estado voltada ao comércio exterior, para que programas como o Portal Único de Comércio Exterior possa ser implementado, e seus processos executados de forma célere, com todos os órgãos anuentes do comércio exterior brasileiro em uma mesma plataforma”, conclui.

Balança comercial do setor de HPC

Destaques no mês de junho/2022: crescimento no valor de exportação das categorias que seguem abaixo (valores em US$ milhões – FOB)

Item Junho 2021 Junho 2022 Variação (%)21/20
Produtos para Cabelos US$ 12.9 milhões US$ 17.3 milhões 33,5
Produtos de Higiene Oral US$ 5.6 milhões US$ 8.4 milhões 50,1
Cremes para Pele / Protetores / Bronzeadores US$ 5.3 milhões US$ 6.7 milhões 28,0

Os produtos que tiveram expressiva redução nas exportações, foram os sabonetes, com uma redução de 12% nas exportações em junho de 2022, versus o mesmo mês de 2021.

Destaques no mês de junho/2022aumento na importação dos itens abaixo (valores em US$ milhões – FOB)

Item Junho 2021 Junho 2022 Variação (%)22/21
Cremes para Pele / Protetores / Bronzeadores US$ 12.4 milhões US$ 14.1 milhões 14,0
Fragrâncias US$ 11.3 milhões US$ 13.0 milhões 15,5
Maquilagens e Talcos US$ 3.1 milhões US$ 4.3 milhões 35,7

 

Já quando o foco é a redução nas importações o destaque foi a retração de 8,4% das importações de produtos de higiene oral em junho 2022, versus junho 2021.

Fonte: Abihpec

Foto: Shutterstock

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