O mercado de cuidados pessoais alavancou o cenário de investimentos de mídia no primeiro semestre de 2019. De acordo com levantamento da Kantar IBOPE Media, os setores de higiene, beleza e farmacêutico incluem alguns dos maiores crescimentos em comparação ao mesmo período do ano anterior. A Unilever foi o destaque do Top 30 anunciantes, com variação positiva de 68%, seguida por Divcom Pharma Nordeste (+43%), Sky (+36%) e Procter & Gamble (+25%).
“É possível perceber uma tendência de retomada na compra dos espaços. Entre janeiro e junho, por exemplo, sete anunciantes são estreantes no top 30: Yellow Mountain, Prevent Senior, Havan, EMS Farmacêutica, Decolar.com, Santander e General Motors. Eles aumentaram seus investimentos nesse período”, explica a diretora de Business Insights and Development da empresa, Rita Romero.
Com mais de 21 milhões de inserções nos meios aferidos, o semestre apresenta variação de 7% sobre o mesmo período do ano anterior. Dessa forma, isso indica um aumento na ocupação dos espaços publicitários. Na distribuição dos investimentos, destaque para o segundo trimestre. Ele obteve volumes de investimento superiores, sobretudo em maio.
A televisão (aberta, por assinatura e merchandising) concentrou 71% dos valores destinados para a compra de espaço publicitário. Digital, que a cobertura passou a incluir vídeo em desktop e display em dispositivos móveis, deteve 10% do investimento no primeiro semestre.
Todavia, o digital apresenta o maior crescimento com 75% de variação positiva. Esse é o reflexo dos novos formatos e do contínuo refinamento da cobertura.
Além disso, impulsionado por grandes estreias e recordes de bilheterias, o meio cinema apresentou volume de inserções. O investimento no setor foi 60% maior que o primeiro semestre de 2018.
Foto: Shutterstock
Fonte: Kantar