Sistema de IoT eleva produtividade do laboratório Cristália

Para corrigir os problemas na linha de embalagem do laboratório Cristália, foram instalados sistemas de IoT. Sensores agora monitoram em tempo real toda a operação dos maquinários

As soluções com base na internet das coisas (IoT) tem grande impacto na indústria, e quando bem aplicadas podem elevar a produtividade. No entanto, a tecnologia sozinha não é capaz promover grandes transformações dentro das empresas. Para atingir as melhorias na produtividade e obter retorno sobre o investimento aplicado em IoT é necessário um conjunto de ações estratégicas que englobem todo a força de trabalho.

Umas destas experiências de sucesso foi apresentada no Congresso Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) Summit com o case da Oransys aplicado no laboratório Cristália. Com uma parceria de quase dois anos o retorno sobre o investimento é expressivo, aponta o especialista em aumento de produtividade da Oransys, Rogério Araujo dos Anjos.

Laboratório Cristália: IoT auxilia na correção de problemas na linha de embalagens

Para corrigir os problemas na linha de embalagem da farmacêutica Cristália, foram instalados sensores para monitorar em tempo real toda a operação dos maquinários. Assim, caso a linha sofresse uma parada o operador poderia identificar de forma mais rápida a obstrução na linha de embalagens.

Com aplicação de dispositivos IoT esse monitoramento pode ser realizado de qualquer lugar da fábrica através de um aplicativo (App) que mostra o diagnóstico das operações. Esse sistema permite também que operadores, gerência e diretoria monitorem remotamente o status de cada linha de embalagem, assim, podendo aferir se está dentro da meta ou se não será capaz de concluir a operação dentro do prazo.

Antes da implementação do sistema da Oransys havia muita dificuldade para checar o que estava ocorrendo nas linhas de embalagem, explica Rogério. “Eles não sabiam o que acontecia na linha. A diretoria não tinha essa visibilidade e nem a gerência. Eles tinham que ligar para o coordenador para saber se a linha estava rodando, se estava parada, se iriam entregar a produção do mês. Hoje o principal benefício deles é saber o que está acontecendo dentro da produção. Assim, sabendo que horas vou terminar a produção, se estou em cima da meta, se estou atrasado em relação a meta. Este foi o principal objetivo da Cristália, que era ter visibilidade da produção, e conseguimos com a IoT, através do sistema da Oransys.”

Foto: Shutterstock
Fonte: Canal Executivo

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário