Confira as indicações da farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), Maria Aparecida Nicoletti; e do pneumologista do Hospital 9 de Julho, Dr. Alexandre Kawassaki, sobre soluções para respirar melhor disponíveis na farmácia:
Umidificador de ar: é um aparelho elétrico que tem a função de manter a umidade do ar, ou seja, ele repõe ao ar a umidade ideal para que o organismo humano se sinta confortável e não sofra com o ar seco do ambiente. Devem ser disponibilizados com cuidado, considerando que, quando utilizados por longos períodos ininterruptos, podem propiciar o desenvolvimento de fungos.
Inalador/nebulizador: a função desses aparelhos é fazer com que um determinado tipo de medicamento chegue aos pulmões do paciente e penetre nos brônquios tendo, assim, uma resposta ao tratamento mais efetiva. Esses aparelhos são destinados ao combate de doenças respiratórias, como asma e bronquites.
Higienizador nasal: pode ajudar a aliviar sintomas durante crises e prevenir doenças no trato respiratório. Sua estrutura física permite que o bico fino despeje soro fisiológico dentro das fossas nasais, percorrendo todo o caminho de interligação entre as narinas. A passagem do soro ajuda a limpar o canal da presença de ácaros, poluição e secreções. A higienização com soro fisiológico é antiga, porém, a sua aplicação tem sofrido modificações com o desenvolvimento de novas tecnologias para facilitar o seu uso.
Soluções para respirar melhor
Contudo, tenha atenção: cada aparato ou medicamento utilizado tem uma orientação de uso específica. A higienização dos aplicadores/equipamentos também deve ser rigorosa, considerando que o contato com a mucosa nasal poderá transmitir uma série de doenças, inclusive o Covid-19.
Para prevenir alergias respiratórias:
- Manter a mucosa dos olhos, do nariz e da garganta bem hidratada com ingesta de líquidos que ajuda na higienização e defesa do organismo;
- Evitar atividades físicas nos horários de pico de poluição, pois as partículas em suspensão podem causar conjuntivite, rinite e irritação na garganta;
- Usar óculos e máscaras para proteger contra alergias nos olhos, no nariz e na garganta;
- Lubrificar a mucosa é muito importante. Em caso de irritação, o uso de colírios, soro fisiológico nasal ou gargarejos é indicado;
- Higienizar as mãos antes de coçar os olhos, o nariz ou a boca. Isso também é uma forma muito eficaz de evitar alergias.
Como diferenciar alergias dos sintomas da Covid-19?
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock