Soluções da farmácia para respirar melhor

Umidificador de ar, inalador e higienizador nasal são algumas das opções

Confira as indicações da farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), Maria Aparecida Nicoletti; e do pneumologista do Hospital 9 de Julho, Dr. Alexandre Kawassaki, sobre soluções para respirar melhor disponíveis na farmácia:

Umidificador de ar: é um aparelho elétrico que tem a função de manter a umidade do ar, ou seja, ele repõe ao ar a umidade ideal para que o organismo humano se sinta confortável e não sofra com o ar seco do ambiente. Devem ser disponibilizados com cuidado, considerando que, quando utilizados por longos períodos ininterruptos, podem propiciar o desenvolvimento de fungos.

Inalador/nebulizador: a função desses aparelhos é fazer com que um determinado tipo de medicamento chegue aos pulmões do paciente e penetre nos brônquios tendo, assim, uma resposta ao tratamento mais efetiva. Esses aparelhos são destinados ao combate de doenças respiratórias, como asma e bronquites.

Higienizador nasal: pode ajudar a aliviar sintomas durante crises e prevenir doenças no trato respiratório. Sua estrutura física permite que o bico fino despeje soro fisiológico dentro das fossas nasais, percorrendo todo o caminho de interligação entre as narinas. A passagem do soro ajuda a limpar o canal da presença de ácaros, poluição e secreções. A higienização com soro fisiológico é antiga, porém, a sua aplicação tem sofrido modificações com o desenvolvimento de novas tecnologias para facilitar o seu uso.

Soluções para respirar melhor

Contudo, tenha atenção: cada aparato ou medicamento utilizado tem uma orientação de uso específica. A higienização dos aplicadores/equipamentos também deve ser rigorosa, considerando que o contato com a mucosa nasal poderá transmitir uma série de doenças, inclusive o Covid-19.

Para prevenir alergias respiratórias:

  • Manter a mucosa dos olhos, do nariz e da garganta bem hidratada com ingesta de líquidos que ajuda na higienização e defesa do organismo;
  • Evitar atividades físicas nos horários de pico de poluição, pois as partículas em suspensão podem causar conjuntivite, rinite e irritação na garganta;
  • Usar óculos e máscaras para proteger contra alergias nos olhos, no nariz e na garganta;
  • Lubrificar a mucosa é muito importante. Em caso de irritação, o uso de colírios, soro fisiológico nasal ou gargarejos é indicado;
  • Higienizar as mãos antes de coçar os olhos, o nariz ou a boca. Isso também é uma forma muito eficaz de evitar alergias.

Como diferenciar alergias dos sintomas da Covid-19?

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário