Soma Drogarias supera meio bilhão de faturamento e chega a 19 estados

Com presença em 19 estados, rede foca expansão em plataformas digitais e serviços clínicos

A redes de farmácias associativistas do Brasil, a Soma Drogarias ultrapassou, pela primeira, vez a marca de meio bilhão de reais em faturamento.

A receita de R$ 622 milhões em 2020 é 31% maior que a do ano anterior (R$ 475 milhões) e supera, assim, a média de crescimento geral do mercado farmacêutico – que foi de 15,6% segundo a consultoria IQVIA.

 “O que nos deixou ainda mais felizes foi o crescimento médio de 27% das farmácias associadas à Rede Soma, o que reflete a expansão real de cada estabelecimento, com expressivo ganho de mercado na cidade onde atua”, complementa o CEO Paulo Henrique Ribeiro.

Com sede no município de Raul Soares, na Zona da Mata mineira, a Rede também ampliou o número de pontos de venda.

Hoje já são mais de 600 farmácias associadas em 19 estados brasileiros, um crescimento de 16% em relação a 2019.

“No ano anterior, já tínhamos ampliado em 42% o número de PDVs, com a expansão concentrada nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste do país”, ressalta Ribeiro.

A venda de unidades chegou a 35,6 milhões, contra 29 milhões comercializadas em 2019.

O volume de clientes é de cerca de 2 milhões.

Assim, os maiores crescimentos percentuais foram, contudo, das categorias de produtos de higiene pessoal/perfumaria e medicamentos genéricos.

Juntos, esses dois segmentos já correspondem a mais de metade (52%) do volume de negócios.

Soma Drogarias foca em tecnologia e novos serviços para aumentar o faturamento

A rede atribui os resultados à estratégia focada em novas tecnologias e serviços de assistência farmacêutica.

“Desenvolvemos no ano passado um app de delivery próprio. Agora, demos início a estudos para formatar uma plataforma de e-commerce da rede”, revela.

A Soma Drogarias prevê ainda destinar R$ 1 milhão por ano para campanhas de marketing.

E também uma estruturação de programas de marca própria e fidelização.

“Já temos uma linha de nutracêuticos com oito apresentações e nosso projeto, então, é lançar mais duas para o público infantil”, complementa.

Contudo, há uma outra aposta: a implementação de um modelo de assistência farmacêutica, que atualmente está em teste em cerca de 30 farmácias do grupo.

Para isso, a companhia firmo, então, uma parceria com a plataforma digital Clinicarx, com a meta, então, de profissionalizar a oferta de serviços clínicos em toda a rede.

“Nosso objetivo é que, em breve, as lojas associadas atuem como centros de cuidados integrados aos médicos, provendo-os com informações por meio de relatórios e exames”, antecipa.

Farmácia clínica: acompanhe a evolução e futuro deste serviço 

Fonte: Soma Drogarias

Foto: Facebook Soma Drogarias

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário