Soma Drogarias supera meio bilhão de faturamento e chega a 19 estados

Com presença em 19 estados, rede foca expansão em plataformas digitais e serviços clínicos

A redes de farmácias associativistas do Brasil, a Soma Drogarias ultrapassou, pela primeira, vez a marca de meio bilhão de reais em faturamento.

A receita de R$ 622 milhões em 2020 é 31% maior que a do ano anterior (R$ 475 milhões) e supera, assim, a média de crescimento geral do mercado farmacêutico – que foi de 15,6% segundo a consultoria IQVIA.

 “O que nos deixou ainda mais felizes foi o crescimento médio de 27% das farmácias associadas à Rede Soma, o que reflete a expansão real de cada estabelecimento, com expressivo ganho de mercado na cidade onde atua”, complementa o CEO Paulo Henrique Ribeiro.

Com sede no município de Raul Soares, na Zona da Mata mineira, a Rede também ampliou o número de pontos de venda.

Hoje já são mais de 600 farmácias associadas em 19 estados brasileiros, um crescimento de 16% em relação a 2019.

“No ano anterior, já tínhamos ampliado em 42% o número de PDVs, com a expansão concentrada nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste do país”, ressalta Ribeiro.

A venda de unidades chegou a 35,6 milhões, contra 29 milhões comercializadas em 2019.

O volume de clientes é de cerca de 2 milhões.

Assim, os maiores crescimentos percentuais foram, contudo, das categorias de produtos de higiene pessoal/perfumaria e medicamentos genéricos.

Juntos, esses dois segmentos já correspondem a mais de metade (52%) do volume de negócios.

Soma Drogarias foca em tecnologia e novos serviços para aumentar o faturamento

A rede atribui os resultados à estratégia focada em novas tecnologias e serviços de assistência farmacêutica.

“Desenvolvemos no ano passado um app de delivery próprio. Agora, demos início a estudos para formatar uma plataforma de e-commerce da rede”, revela.

A Soma Drogarias prevê ainda destinar R$ 1 milhão por ano para campanhas de marketing.

E também uma estruturação de programas de marca própria e fidelização.

“Já temos uma linha de nutracêuticos com oito apresentações e nosso projeto, então, é lançar mais duas para o público infantil”, complementa.

Contudo, há uma outra aposta: a implementação de um modelo de assistência farmacêutica, que atualmente está em teste em cerca de 30 farmácias do grupo.

Para isso, a companhia firmo, então, uma parceria com a plataforma digital Clinicarx, com a meta, então, de profissionalizar a oferta de serviços clínicos em toda a rede.

“Nosso objetivo é que, em breve, as lojas associadas atuem como centros de cuidados integrados aos médicos, provendo-os com informações por meio de relatórios e exames”, antecipa.

Farmácia clínica: acompanhe a evolução e futuro deste serviço 

Fonte: Soma Drogarias

Foto: Facebook Soma Drogarias

Deixe um comentário