Spray nasal reduz carga viral da Covid-19 em mais de 99% em testes

O spray nasal é chamado de AM-301 e, se aprovado, será usado para reduzir a carga viral do vírus causador da Covid-19

Um spray nasal capaz de reduz carga do vírus da Covid-19 é umas das apostas da farmacêutica suíça Auris Medical para conter o vírus do novo coronavírus.

O spray nasal foi capaz de reduzir a carga viral do novo coronavírus em mais de 99% em fase de testes e foi testado em células do nariz humano reconstituídas em laboratório.

A companhia descobriu que o spray consegue proteger contra uma eventual infecção da coronavírus antes da inoculação do vírus.

Em um tratamento diário, foi descoberto, assim, que dois dias depois da infecção, ele reduziu em 90% a carga viral da Covid-19.

Após três dias, o vírus foi, então, reduzido em 99,2%. Em 96 horas após a infecção, houve, portanto, uma redução de 99,4% no vírus encontrado nas células.

O grupo de controle dos testes recebeu uma solução com soro fisiológico que não apresentou os mesmos resultados da versão sem a solução. Nesse caso houve um aumento da replicação do vírus.

Spray nasal que reduz carga da Covid-19 aguarda aprovação

O spray é chamado de AM-301 e, se aprovado, será usado para a proteção contra vírus transmitidos no ar.

Com a aplicação no nariz, ele consegue formar uma camada protetora em gel na mucosa nasal.

A Auris explica que a camada foi desenhada para prevenir o contato do vírus ou outros patógenos e alérgenos com as células.

E que a composição do spray serve para “prender” as partículas, o que facilita a descarga deles.

De acordo com o presidente da empresa, Thomas Meyer, outros testes deverão ser conduzidos em breve para avançar o programa e pedir a aprovação do AM-301 para agências reguladoras em 2021.

Na tarde de terça-feira, 1, as ações da Auris Medical tiveram uma alta de 480% após o anúncio da eficácia do spray nasal.

Os papéis da empresa estavam sendo negociados a 5 dólares, sendo que na última segunda-feira (30 de novembro) fecharam, contudo, por apenas 1,1 dólar.

A potência dos sprays nasais contra a covid-19

Todavia, a Auris não é a única companhia interessada no desenvolvimento de um spray contra o coronavírus.

Cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e da empresa americana de biotecnologia Regeneron também estão tentando criar um spray nasal.

Esse spray nasal seria capaz de prevenir infecções pela Covid-19 com base no vírus enfraquecido para que as pessoas criem anticorpos capazes de impedir que o vírus invada o corpo humano.

O spray da Regeron está sendo testado em animais.

Segundo o gerente do projeto, o professor de Medicina James Wilson, se o spray funcionar, ele poderá, contudo, proporcionar cerca de seis meses de proteção com uma única dose.

As vias nasais são caminhos importante para o vírus se replicar nos pacientes. É dessa forma que ele atinge os pulmões.

Usar um spray nasal, então, pode prevenir as infecções de forma bastante assertiva.

Unicamp cria spray que mata o coronavírus em um minuto 

Fonte: Exame

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário