fbpx

Startup desenvolve medicamento à base de cannabis

Fórmula foi estudada em parceria com a Unicamp

Uma startup brasileira chamada Entourage Phytolab acaba de concluir o desenvolvimento de produto do que poderá ser um dos primeiros medicamentos à base de cannabis produzido no Brasil. A pesquisa, realizada em parceria com a Universidade Estadual de Campinhas (Unicamp), está com a fórmula fechada e o objetivo é de que será testada em humanos no primeiro semestre do ano que vem e vendida em farmácias em 2020.

“O produto em si já está pronto, mas são necessários todos os testes ‘in vitro’ (em animais e células), além dos clínicos de segurança e eficácia em pequena escala e larga escala. No curto prazo, o primeiro medicamento será à base de um extrato padronizado rico em canabidiol para a epilepsia refratária. Queremos ser os primeiros a produzir um medicamento à base de Cannabis totalmente em solo brasileiro”, comenta o diretor da Entourage Phytolab, Fabrício Pamplona.

Veja Mais

O investimento total até o registro do produto chega a R$ 30 milhões, com aportes de sócios do Canadá e Holanda. A matéria-prima inicial foi importada do Canadá, sendo 10 kg de cannabis trazidos em 2016, apesar de ser liberados em janeiro de 2017.

“Usamos uma tecnologia que serve para a obtenção de vários extratos de plantas e outros materiais sólidos. É chamada de extração super crítica porque usa o dióxido de carbono como solvente. E ainda é um processo verde, limpo, porque não afeta o meio ambiente nem a saúde, e ainda traz o benefício de, nesse caso, ser um produto medicinal” conta a professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Maria Ângela Meireles.

Fonte: Globo Online
Foto: Shutterstock

Sobre o autor

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário