A Takeda Pharmaceutical Company anunciou a conclusão de sua aquisição da Shire, empresa que atua na área de biotecnologia focada em doenças raras, tornando-se global neste setor. A Takeda, agora, tem uma presença geográfica expandida, e posição de liderança no Japão e nos EUA, trazendo seus medicamentos altamente inovadores para aproximadamente 80 países/regiões com funcionários dedicados em todo o mundo. “Estamos muito satisfeitos que a aquisição foi aprovada por uma esmagadora maioria de nossos acionistas na assembleia geral extraordinária da Takeda em 5 de dezembro de 2018. Também estamos satisfeitos por ter concluído a aquisição vários meses antes do esperado, o que foi possível graças ao trabalho árduo de nossas respectivas organizações e o bom recebimento de autorizações regulatórias ”, disse o presidente e diretor executivo da Takeda, Christophe Weber.
Os esforços de pesquisa e desenvolvimento da Takeda estão concentrados em quatro áreas terapêuticas de Oncologia, Gastroenterologia (GI), Neurociências e Doenças Raras, com investimento direcionado em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) também comprometido com Terapias Derivadas de Plasma (PDT) e Vacinas. O motor de P&D altamente inovador e reforçado da Takeda permite que a empresa tenha um pipeline mais global, robusto e diversificado em termos de modalidade, bem como se concentre em inovações revolucionárias.
A receita anual combinada da empresa, superior a US$ 30 bilhões, é derivada, principalmente, das principais áreas de negócios de Oncologia, GI, Neurociência, Doenças Raras e PDT. “Agradecemos o apoio de nossos funcionários, parceiros e acionistas durante todo o processo. Isso marca um momento significativo na história da Takeda e é um passo empolgante à medida que aceleramos nossa jornada de transformação para entregar medicamentos altamente inovadores a pacientes em todo o mundo com escala e presença geográfica ampliadas”, afirma Weber.
Para a aquisição, a Takeda garantiu financiamento permanente com taxas altamente competitivas, resultando em uma taxa de juros combinada para a dívida total da Takeda de aproximadamente 2,3%. A empresa está confiante de que manterá sua classificação de crédito com grau de investimento e retornará a uma relação dívida líquida/EBITDA de 2,0 vezes ou menos dentro de três a cinco anos após a conclusão.
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock
Farmacêutica Eli Lilly compra Loxo Oncology por US$ 8 bilhões