PDV

Tapajós beneficia 2,7 mil colaboradores com plataforma de treinamentos

Programa conta com um espaço que simula o dia a dia da farmácia, envolvendo os funcionários na tomada de decisões

O Grupo Tapajós abre um novo horizonte para seus funcionários e colaboradores com uma plataforma própria de treinamentos. O programa já beneficiou 2,7 mil profissionais por meio da universidade virtual e capacitações presenciais, além de já ter assegurado a promoção de mais de 50 integrantes da equipe.

A iniciativa começou a ser idealizada antes mesmo da pandemia, no fim de 2019.

“Mas a Covid-19 acabou servindo como motor para acelerar o projeto, que completa exatos dois anos neste início de junho. E a plataforma tem sido um meio fundamental para lapidar nosso time e oferecer reais oportunidades de ascensão dentro do grupo”, ressalta, portanto, a coordenadora de desenvolvimento Elaine Araújo.

Portanto, a plataforma está disponível para os profissionais atuantes nas quatro capitais onde o Grupo Tapajós mantém operações – Belém (PA), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Velho (RO).

Toda a elaboração e curadoria dos conteúdos fica a cargo dos próprios departamentos da companhia, com envolvimento direto da alta liderança.

Os treinamentos abordam desde assuntos de teor mais técnico, relacionados à patologia e mudanças na legislação, até orientações comportamentais sobre excelência no atendimento e marketing pessoal.

A empresa estruturou até uma farmácia-modelo, que simula o ambiente da drogaria e coloca os colaboradores em contato com o dia a dia do atendimento em loja.

“A proposta é incentivar funcionários de diferentes áreas a tomar decisões relacionadas à gestão do PDV, o que os permite vivenciar de perto os desafios enfrentados por outros membros da equipe”, avalia, então,  Elaine.

“Funcionários de diferentes áreas se veem obrigados a tomar decisões relacionadas à<< trocar a palavra OBRIGADOS por outra que faça o mesmo sentido, o restante das outras informações.

“A essência do programa é a democratização do conhecimento. Operadores de caixa, garagistas e estoquistas, por exemplo, são selecionados para participar da capacitação com a ideia de se tornarem consultores de venda”, ressalta. Desde então, 90% dos 58 colaboradores formados na primeira turma já subiram pelo menos um degrau no organograma da empresa.

Universidade do conhecimento

De autoria das equipes de marketing e de treinamento & desenvolvimento, a universidade corporativa assegura um ambiente de capacitação 100% virtual para todos os setores da companhia, com uma média de sete horas de qualificação por colaborador.

Todavia, os usuários podem participar de cursos gratuitos ligados a temas como comunicação, atendimento ao consumidor, administração e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

A saber, os treinamentos também são segmentados de acordo com cargos e responsabilidades.

“A pandemia ampliou o nível de expectativas do consumidor em relação ao atendimento nas farmácias, além de exigir uma sinergia ainda maior com os fornecedores para evitar gargalos na operação e garantir competitividade. A universidade acompanha esse movimento, ao propiciar a formação de um time mais preparado e estimulado a ascender na carreira”, argumenta o diretor comercial, de marketing econsumer experience, Fernando Ferreira.

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Fonte e foto: Grupo Tapajós

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