Destaques & lançamentos

PDV

Tapajós beneficia 2,7 mil colaboradores com plataforma de treinamentos

Programa conta com um espaço que simula o dia a dia da farmácia, envolvendo os funcionários na tomada de decisões

O Grupo Tapajós abre um novo horizonte para seus funcionários e colaboradores com uma plataforma própria de treinamentos. O programa já beneficiou 2,7 mil profissionais por meio da universidade virtual e capacitações presenciais, além de já ter assegurado a promoção de mais de 50 integrantes da equipe.

A iniciativa começou a ser idealizada antes mesmo da pandemia, no fim de 2019.

“Mas a Covid-19 acabou servindo como motor para acelerar o projeto, que completa exatos dois anos neste início de junho. E a plataforma tem sido um meio fundamental para lapidar nosso time e oferecer reais oportunidades de ascensão dentro do grupo”, ressalta, portanto, a coordenadora de desenvolvimento Elaine Araújo.

Portanto, a plataforma está disponível para os profissionais atuantes nas quatro capitais onde o Grupo Tapajós mantém operações – Belém (PA), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Velho (RO).

Toda a elaboração e curadoria dos conteúdos fica a cargo dos próprios departamentos da companhia, com envolvimento direto da alta liderança.

Os treinamentos abordam desde assuntos de teor mais técnico, relacionados à patologia e mudanças na legislação, até orientações comportamentais sobre excelência no atendimento e marketing pessoal.

A empresa estruturou até uma farmácia-modelo, que simula o ambiente da drogaria e coloca os colaboradores em contato com o dia a dia do atendimento em loja.

“A proposta é incentivar funcionários de diferentes áreas a tomar decisões relacionadas à gestão do PDV, o que os permite vivenciar de perto os desafios enfrentados por outros membros da equipe”, avalia, então,  Elaine.

“Funcionários de diferentes áreas se veem obrigados a tomar decisões relacionadas à<< trocar a palavra OBRIGADOS por outra que faça o mesmo sentido, o restante das outras informações.

“A essência do programa é a democratização do conhecimento. Operadores de caixa, garagistas e estoquistas, por exemplo, são selecionados para participar da capacitação com a ideia de se tornarem consultores de venda”, ressalta. Desde então, 90% dos 58 colaboradores formados na primeira turma já subiram pelo menos um degrau no organograma da empresa.

Universidade do conhecimento

De autoria das equipes de marketing e de treinamento & desenvolvimento, a universidade corporativa assegura um ambiente de capacitação 100% virtual para todos os setores da companhia, com uma média de sete horas de qualificação por colaborador.

Todavia, os usuários podem participar de cursos gratuitos ligados a temas como comunicação, atendimento ao consumidor, administração e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

A saber, os treinamentos também são segmentados de acordo com cargos e responsabilidades.

“A pandemia ampliou o nível de expectativas do consumidor em relação ao atendimento nas farmácias, além de exigir uma sinergia ainda maior com os fornecedores para evitar gargalos na operação e garantir competitividade. A universidade acompanha esse movimento, ao propiciar a formação de um time mais preparado e estimulado a ascender na carreira”, argumenta o diretor comercial, de marketing econsumer experience, Fernando Ferreira.

Tapajós prevê novas drogarias e expande distribuidora 

Fonte e foto: Grupo Tapajós

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário