fbpx

Especial MIPs 2019

mercado de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) é um grande alvo de crescimento das farmacêuticas pelo País. E muito dos investimentos são reflexo da própria natureza da categoria, que tem se mostrado aliada do consumidor – quando usada de forma responsável – e também da saúde pública.

A utilização de MIPs é a primeira linha de defesa na busca de uma saúde plena por meio do autocuidado responsável, que é um método conveniente para tratar problemas de saúde menores que causam desconforto na rotina cotidiana

Diante da importância e fortalecimento dos MIPs no mercado – categoria que cresceu aproximadamente 55% em valor e 26,9% em volume nos últimos cinco anos, segundo dados da IQVIA –, a busca por se destacar no mercado tem sido cada vez maior entre as indústrias.

O suplemento Especial MIPs deste ano apresenta resultados consistentes que dão subsídios para que você trabalhe, cada vez melhor, a categoria em seu estabelecimento.

Um destaque importante fica por conta do processo que o governo iniciou para liberar o preço dos MIPs. A medida, publicada na Resolução número 2 da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), retira a necessidade de fixar um preço-teto para parte dessa classe de medicamentos.

A ação cria três grupos dentro dos MIPs a fim de garantir um processo de implantação gradual para a ação, reduzindo os riscos de que o consumidor seja impactado por uma alta de preços.

Hoje, parte da categoria já tem o valor liberado e foi inserida no grupo 1, em que não há teto de preços. A autorização para que mais MIPs sejam inclusos nesse primeiro grupo deve acontecer de forma gradual, com prazos e quantidades a serem definidos pela CMED.

A liberação vai proporcionar mais liberdade para indústria, farmácias e consumidores, que poderão optar por produtos e preços que entreguem o melhor custo-benefício. Fique de olho!